segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mateus cap 22

Neste capítulo Jesus ensina aos discípulos através de parábolas.

Como a das bodas, onde o pai celebra o casamento do filho, que é Deus celebrando a vinda de Jesus Cristo para a terra. Onde o pai convida os bons e os maus, e pouquíssimos vem a festa. Entre os que vieram, um convidado não esta vestido com roupas adequadas, que na minha opinião um convidado que não reconheceu os seus pecados e aceitou os ensinamentos de Deus. Este então é expulso da festa. E mais uma vez Jesus diz que muitos são os chamados e poucos são os escolhidos.

Os fariseus através de artimanhas ficam a questionar Jesus, onde ele diz: Dai o que é Cezar, o que é de Cezar. E para Deus, o que é de Deus.

Jesus, nos presenteia mais uma vez dizendo que o primeiro mandamento, é amar o Deus nosso Senhor acima de tudo. E o segundo: Amai a teu próximo como a ti mesmo.

Neemias Cap 12

Neste capítulo praticamente uma procissão de sacerdotes, vão a Jerusalém a fim de abençoar os muros que foram re-erguidos. E houve muita cantoria e louvores.

Gênesis Cap 22

Neste capítulo Deus chama Abraão para que dê o seu filho único como holocausto. Abraão acorda cedo, e vai em direção a montanha escolhida, para fazer o sacrífcio. Estando prestes a matar o seu filho, para oferecê-lo como holocausto, o anjo do Senhor diz que não ha mais necessidade, e que um cordeiro para ocupar o lugar de Isaque. Deus reafirma mais uma vez o seu concerto com Abraão, onde ele sera o pai de uma grande nação.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mateus Cap 21

Neste capítulo Jesus entra na cidade de Jerusalém, montado em jumenta acompanhada de seu filhotinho. Jesus adentra em um templo, e desfaz todas as barracas e comércio que lá havia. E passa ensinar a palavra lá.

Ocore que Jesus estando com fome vê uma figueira seca, e lhe ordena que dela não se dê mais frutos, e tal qual é feito. Mais uma vez Jesus, reafirma quem tem fé e ora tudo lhe será dado.

Enquanto Jesus ensinava nos templos, foi questionado pelos sacerdotes, anciãos e princípes com que autoridade ele ensinava. E ele lhes disse quem havia batizado João Batista? Que se conseguissem respondê-lo ele diria quem lhe deu esta autoridade. Como não sabiam a resposta, calaram-se e não mais o incomodaram.

Jesus nos ensina que Deus ama os pecadores, pq estes erraram, se arrependeram e acreditaram em Deus. E que outros só dizem acreditar sem nada fazer.

A parábola dos maus lavradores, é uma metáfora sobre o reino dos céus. Onde a terra onde o dono plantou uma vinha e arrendou a uns lavradores se trata da mesma terra em que vivemos, e Deus nos deu para vivermos. Eis que chegada a hora da colheita, os lavradores matam os servos do senhor que é Deus. Quer dizer que na hora em que formos solicitados a coloborar com a obra de Deus, fingimos não ter conhecimento para não pagá-lo por tudo q tem nos feito. O dono da vinha, envia-lhe o seu filho, onde é claramente Jesus Cristo que foi assassinado pelos lavradores. E a pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta no ângulo pelo o Senhor Deus, e aqueles que cairem sobre esta pedra perecerão bem como os que estiverem embaixo dela.

Neemias Cap 11

Neste capítulo os filhos de Israel se organizam para decidir quem morará em Jerusalém. Os príncipes do povo se estabeleceram em Jerusalém, os demais tiraram a sorte e entre 10 apenas 1 permanecia em Jerusalém. Todo o restante foram morar nas redondezas próximas a Judá.

Gênesis Cap 21

Neste capítulo Deus cumpre a sua promessa a Sara, dando-lhe um filho de nome Isaque. Abraão age conforme foi orientado por Deus e circunciza seu filho, no oitavo dia de vida.

Tendo Isaque desmamado, Abraão faz um banquete para celebrar, seu outro filho Ismael zomba.

Então Abraão expulsa Agar e Ismael, um pouco chateado, vai ter com Deus no que ele orienta-lhe dizendo que Ismael também é sua semente e gerará uma grande nação.

Agar parte com seu filho para o deserto, com água e alguns suprimentos, por ser um deserto a água logo acaba. Então ela se desespera preocupada com o bem estar de seu filho, no que Deus todo poderoso: Lhe diz que seu filho Ismael sera o pai de uma grande nação. E lhe mostra um espelho de água, para suprir as suas necessidades.

O rei local Abimeleque e seu filho, vão conversar com Abraão sobre uma contenda que houve entre os servos de ambos, por um poço de água. Fazem as pazes e uma oferta em holocausto para o Deus de Israel.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Mateus Cap 20

Neste capítulo Jesus ensina aos seus discípulos mais uma vez através de parábolas a palavra de Deus.

Através da história do empregador e seus funcionários, onde muitos são chamados e poucos são escolhidos.

Jesus prossegue rumo a Jerusalém, para ser julgado, condenado, torturado pelos nossos pecados; para ressucitar no terceiro dia.

A mãe dos filhos de Zebedeu que são: João e Tiago, lhe clama para que seus filhos se assentem cada um a seu lado no céu. Eis que Jesus a repreende dizendo, que somente o Pai tem esta autonomia, e que nenhum deles passára pelo batismo (crucificação e ressurreição em seu lugar).

Dois cegos no caminho clamam por misericórdia, e Jesus cura suas cegueiras e ambos seguem-no.

Neemias Cap 10

Neste capítulo é a lista daquelas famílias, que refizeram o acordo com Deus todo Poderoso. Respeitando as leis que Moisés que recebeu de Deus.

Gênesis Cap 20

Neste capítulo Abraão esta peregrinando pelas terras de Cades e Sur, e mais uma vez preocupado com a sua vida.

Nega que Sara é sua mulher, dizendo que ela é sua irmã. O rei local Abimeleque a toma por mulher. Eis que Deus lhe fala através de sonhos, que Sara é mulher de Abraão e para restituí-la, a fim de que a paz e a prosperidade reinem em seu lar.

Abimeleque tendo não tocado em Sara, a restitui e conversa com Abraão o conscientizando que Deus feriu a sua casa, sem que ele tivesse culpa alguma. Então Abraão lhe revela, que Sara é realmente sua irmã por parte de pai e sua esposa.

Abimeleque o presenteia com ovelhas e ouro, e consente que ele viva aonde aprouver nas suas terras.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mateus Cap 19

Neste capítulo Jesus ensina aos seus discipulos sobre a comunhão que esposa e marido tem perante Deus, sendo um em carne.

Ensina também a humildade que as crianças tem perante Deus, deve ser mantida até qdo atingirmos maioridade.

Há também a parábola do jovem mancebo rico, que quer adentrar ao mundo dos céus, que se apega demasiadamente a suas posses materiais.

Neemias Cap 09

Neste capitulo os judeus estão ainda todos reunidos em Jerusalém, confessando os seus pecados e exaltando a Deus. Narram a sua jornada desde de Abraão aos dias mais recentes.

Gênesis Cap 19

Os anjos do Senhor Deus destroem Sodoma e Gomorra.

Orientam-no a ir rumo ao monte, porém Ló fica com medo e se aloja numa caverna com as suas filhas. Tendo os anjos orientado a Ló e a sua família para não olharem para atrás, sua esposa olha e vira uma estátua de sal. Suas duas filhas o embebedam, e dormem com ele, as duas concebem.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mateus Cap 18

Neste capítulo Jesus ensina os seus discípulos sobre a humildade, de que devemos ter uma postura humilde no sentido de não nos envaidecer perante os olhos do Senhor.

Jesus também nos ensina a perdoar ao nosso irmão, 70 X 7 = 490 vezes. Porque se perdoarmos a nossos irmãos também seremos perdoados por Deus.

Neemias Cap 08

Neste capítulo, se ajuntaram todos os filhos de Israel na praça como se fossem apenas um. Então Esdras que era sacerdote de Jerusalém subiu ao púlpito para ler as leis do nosso Senhor, e estava aparado por todos os sacerdotes. E o governador era Neemias. E o povo construiu cabanas e se instalaram lá, e diariamente se reuniam para ouvir a palavra de Deus.

Gênesis Cap 18

Neste capítulo Abraão recebe 3 anjos do Senhor, que abençoam Sara para que esta conceba. O Senhor nosso Deus, tenta ocultar de Abraão a intenção de destruir Sodoma e Gomorra, entretanto Abraão nota que os anjos estão indo em direção a estas terras.

Abraão intercede junto a Deus, para que ele poupe a vida dos justos que viverem em Sodoma e Gomorra. Primeiro começa com 50 famílias até que chega a 10. Deus se compadece, e envia os seus anjos para tirarem Ló dali.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mateus Cap 17

Neste capítulo em particular ocorre a transfiguração no que eu entendi, que Jesus muda as faces de João e Tiago, para Moises e Elias e estes ficam a conversar. Pedro fica surpreso, e se oferece para construir tendas para cada um deles. No que Deus diz: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo, escutai-o.

Jesus lhe orienta que não deverão falar nada do que se passou entre eles, até que ele tenha ressucitado.

Jesus cura um lunático e ensina aos seus discípulos que se eles tivessem a fé, do tamanho de um grão de mostarda, de certo teriam expulsado ao demônio.

Jesus quando chega em Cafarnaum, os cobradores de impostos o questionam sobre ele não pagar o que é devido. Entretanto os seus discípulos respondem, que ele ja o paga, Jesus orienta que Pedro vá pescar e que o primeiro peixe que ele tirar do mar, terá uma moeda para pagar os impostos de Jesus.

Neemias Cap 07

Neste capítulo Esdras após ter edificado os muros de Jerusalém, orienta os seus irmãos Hanani e Hananias para cuidarem da segurança da cidade. E que os habitantes deveriam fechar as portas a noite, a fim de facilitar a ronda dos guardas.

Também foi listada todas as genealogias das famílias que voltaram a Jerusalém.

Gênesis Cap 17

Neste capítulo Deus faz um concerto com Abraão, onde todo macho que viver em sua casa como servo, ou parente deverá ser circuncizado. Muda o nome de Abrão para Abraão e Sarai para Sara.

Deus lhe garante mais uma vez, que Abraão será o pai de uma grande nação.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mateus Cap 16

Neste capítulo Jesus ensina aos discípulos sobre a arrogância dos fariseus, e ja anuncia que morrera e ressucitará em 3 dias. E também menciona sobre o batismo, no que ele diz: Porque, aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a vida por amor de mim, achá-la-á.

Neemias Cap 06

Neste capítulo Sambalate, Tobias e Gesem, continuam a conspirar contra a edificação do muro de Jerusalém. Fazem inúmeros convites para que Neemias vá almoçar com eles, para que o assassinem e assim impeçam a obra do Senhor. Entretanto Neemias reconhece a estratégia e se recusa a ir, eis que estes começam a fofocar dizendo que ele tem aspirações de se declarar rei de Judá qdo terminar a edificação dos muros.

Neemias permanece junto a Jerusalém se esforçando em terminar a sua parte na obra do Senhor.

Gênesis Cap 16

Neste capítulo, Sarai conversa com Abrão sobre a questão de não terem herdeiro. Eis que propõe que Abrão tome Agar sua serva egípcia para que lhe dê filhos.

Agar concebe e Sarai se sente menosprezada pelo marido, e o coloca diante de Deus. Abrão lhe diz para que faça de Agar o que lhe aprouver. Agar foge para o deserto em prantos, o anjo do Senhor lhe aparece e diz para que ela volte e se humilhe sob as mãos de Sarai. E ainda lhe faz uma promessa, onde o fruto de seu ventre geraria uma grande nação e seu filho seria homem bravo que lutaria contra todos e todos contra ele. Esta é a única vez que eu vi o anjo do Senhor, falar a uma mulher.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mateus Cap 15

Neste capítulo Jesus contesta os fariseus muito preocupados com as suas tradições de lavar as mãos antes de comer o pão. No que Jesus diz que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai pela boca.

Neemias Cap 05

Uma vez restaurada Jerusalém, eis que se estabeleceu novamente a diferença entre classes, entre pobres e ricos. os judeus mais ricos passaram a cobrar impostos por conta própria, então os mais pobres não tinham outra opção senão pagar ao rei, e as judeus gananciosos.

Neemias toma conhecimento e repreende os ricos que exploravam seus irmãos.

Gênesis Cap 15

Deus faz 2 concertos com Abrão, primeiro que irá ser o pai de uma grande nação. E nisto Abrão, lhe questiona como, ja que Sarai é estéril e o único que nasceu em sua casa é um mordomo de nome Elieser. Deus lhe garante que ele será pai de uma nação enorme, tão grande qto as estrelas no firmamento.

O outro concerto se refere a terra prometida de Canaã, e Deus ainda na visão de Abrão lhe adverte que os seus descendentes perecerão nas mãos dos opressores, porém isto não durará, ja que são herdeiros da terra que lhe foi prometida.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mateus Cap 14

Neste capítulo o rei Herodes, mata João Batista e serve a sua cabeça em uma bandeja para a sua sobrinha. Ocorre a primeira multiplicação dos pães e também Jesus anda sobre a água.

Neemias Cap 04

Neste capítulo cresce a inveja de Sambalate e Tobias, e que planejam atacar os judeus, que estão trabalhando na edificação de Jerusalém. Entretanto Neemias, orienta a seus comandados que parte se dedique a edificação enquanto outros a vigília munido de armas. Contudo Neemias continua forte em sua fé no Deus de Israel e ora pela proteção de Jerusalém.

Gênesis Cap 14

Neste capítulo há uma guerra dos 4 reis, onde Ló e sua família estão próximos. Eis que são sequestrados e roubam todas as suas posses. Abrão toma conhecimento da situação de seu sobrinho, e parte para o resgate com os seus homens, saí vitorioso. Tanto é a admiração do rei de Sodoma, que este lhe oferece todas as suas riquezas, Abrão nega-se a receber. Só pede que pague aos seus homens que o ajudaram no resgate.

Melquisedeque rei de Salém e sacerdote do Deus de Israel, abençoa Abrão e coleta-lhe o dízimo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mateus Cap 13

Neste capítulo Jesus continua ensinando aos apóstolos por meio de parábolas, e estes o questionam o porque disto. Ele lhe diz, que ensina através de parábolas pois o povo esta endurecido, e não tem bons ouvidos para ouvir e para vê-lo. E que quem tem a oportunidade de ouvi-lo e compreender os ensinamentos, é privelegiado.

Também ha a parábola do joio e do trigo, onde as sementes do maligno, e os justos habitam a mesma terra, os ceifeiros são os anjos do senhor, que eliminarão os que não são tementes a Deus.

Neemias Cap 03

Neste capítulo é listado todas famílias que trabalharam na restauração dos muros de Jerusalém.

Gênesis Cap 13

Neste capítulo Abrão retorna do Egito rico em gado, ouro e prata para Canaã. Como Canaã era muito extensa, Ló sobrinho de Abrão propõe que se separem um do outro.

Abrão concorda e fala para Ló, que são irmãos e que não necessitam contender-se, nem eles e tampouco os seus pastores. Ló escolhe ir morar ao Oriente que era regado pelo rio Jordão, se estabelecendo até próximo de Sodoma.

Deus mais uma vez, faz promessas a Abrão de que ele será pai de uma grande nação, que serão tão numerosos qto o pó.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mateus Cap 12

Neste capítulo Jesus e seus apóstolos trabalham em pró do homem aos sábados. E os fariseus se escandalizam.

Entretanto Jesus, através de metáforas diz que se uma ovelha tua cair num despenhadeiro num sábado, vc não lançará mão a ela.

Neemias Cap 02

Neste capítulo Neemias que era copeiro do rei Artaxerxes, lhe serve vinho entristecido, eis que caí nas graças do mesmo. Neemias pede para que possa voltar a terra do sepulcro de seus pais, que é Jerusalém. Para fazer as reformar e dar um pouco de dignidade e respeito, a memória de sua família. O rei lhe fornece madeira e uma escolta de alguns guardas.

Esta atitude generosa do rei, provoca um pouco inveja nos outros servos, entretanto Neemias tem um outro propósito em seu coração. Tanto que espera que os guardas adormeçam para que possa convocar, os poucos judeus que restaram para edificação de Jerusalém.

Gênesis Cap 12

Deus faz uma promessa a Abrão, lhe ordenando que saia da sua parentela e que vá para a terra que o Senhor lhe mostrar. E que dele saíra um grande nação, e os abençoará.

Abrão obedece ao Senhor e leva Sarai e seu sobrinho Ló consigo, chegando em Canaã, Deus lhe diz que esta é a terra prometida. Abrão edifica um altar ao Senhor e ora.

Entretanto como havia pouca comida naquela terra, Abrão decide peregrinar até o Egito, sabendo que Sarai era formosa aos olhos. Pediu para que qdo chegassem ao Egito, não falasse que era sua esposa e sim irmã. Caso contrário, o matariam para ficar com ela. Chegando a terra do faraó, Sarai foi tomada pelo mesmo como esposa.

Por outro lado, Abrão prosperou com jumentos, camelos, carneiros, servos e servas. E Deus feriu a faraó, por causa de Sarai. Faraó percebendo o ocorrido, expulsa Abrão do Egito com suas posses e sua esposa Sarai.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mateus Cap 11

João Batista ouve em cárcere as obras de Jesus Cristo, e envia seus discípulos. Neste momento Jesus, fala sobre os milagres que tem sido feitos. Jesus passa a disseminar a palavra de Deus, que anunciou a vinda de João Batista antes dele, para que preparasse o povo.

Neemias Cap 01

Neemias que era copeiro do rei Artaxerxes, toma conhecimento do triste estado de conservação de Jerusalém. Através de seu irmão Hanani, que esteve por lá, que informa que o muro de Jerusalém esta quebrado e as portas queimadas, e os poucos que lá ficaram vivem na miséria.

Neemias muito conduído pela situação passa a orar e a jejuar, pedindo a Deus misericórdia em nome das transgressões que os judeus cometeram.

Gênesis Cap 11

Neste capítulo os homens seguindo o Oriente, encontram uma terra promissora, e resolvem fabricar tijolos e edificar uma torre. Para que eles fiquem isolados dos outros homens. Ja que naquela época a língua (idioma) que falavam, era o mesmo para todos os povos. Deus tratou de fazer confusão com os idiomas falados, para que estes interrompessem o processo de construção da torre que ia até o céu. Por este motivo esta torre é chamada de Torre de Babel.

Por outro lado entre os descendentes de Sem filho de Noé, nasceu Abrão que tomou por esposa Sarai que era estéril. Seu pai Terã levou-os juntamente com Ló seu neto embora da terra de Ur e foram viver em Canaã, entretanto não chegaram até seu destino e ficaram vivendo em Harã.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mateus Cap 10

Neste capítulo Jesus Cristo, concede poderes de cura, de libertação de demônios aos seus discípulos. Entretanto os instrui para que não entrem na cidade de samaritanos, e que busquem primeiro as ovelhas desgarradas.

Que se portem de acordo com a autoridade que lhes foi passada, não recebendo dinheiro, honrarias pelos dons que estarão exercendo, ja que foi Deus quem os deu de graça.

E para não se preocuparem se forem presos, porque o espírito Santo de Deus falará em seus lugares.

Esdras Cap 10

No capítulo anterior Esdras hábil escrivão na lei do Senhor, rasga seus vestidos e capa, se lamenta pelos pecados dos judeus que estavam em cativeiro na Babilônia, que tomaram as mulheres de várias tribos como suas esposas.

Neste capítulo são convocados a Jerusalém todos os homens que desposaram mulheres destas tribos, para pedirem perdão diante do Senhor Deus, e fazerem um pacto onde devolverão todas as mulheres e filhos que delas foram gerados.

Gênesis Cap 10

Este capítulo é sobre a genealogia da família de Noé, após o dilúvio eis que seus filhos: Cão, Sem e Jafé. Geraram muitos filhos as nações na Terra após o dilúvio.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mateus Cap 09

Esta é a continuação das parábolas de Jesus Cristo:

O paralítico de Cafarnaum: E descendo do barco, trouxeram um homem que jazia deitado em uma maca paralítico. Jesus lhe disse que ele estava perdoados pelos pecados que havia cometido. E os escribas escarneceram dele, duvidando de sua palavra. Então Jesus disse-lhe: Levanta-te e anda e leve a sua cama consigo para casa.

Mateus é chamado por Jesus, então o seguiu-o e se ajuntou aos seus discípulos, e almoçavam juntos aos pecadores. E mais uma vez os fariseus protestavam dizendo-lhe que estava errado em se ajuntar aquela gente.
Jesus informou-os dizendo que não necessitam de médico os sãos e sim os doentes.

O Jejum dos discípulos de João Batista,

Eis que eles se queixavam de que somente eles faziam jejum, enquanto que os apóstolos de Jesus não o faziam. Jesus lhes ensina que cada qual deve obedecer a sua autoridade que no caso é João Batista, e que no devido tempo os apóstolos também viriam a jejuar.

Jesus curou uma serva que sofria de fluxo de sangue pela fé, ja que ela ja havia determinado que para se curar bastava-lhe tocar a sua capa.

Jesus ressucita uma criança que estava morta.

Jesus cura 2 cegos e um mudo.

A metáfora de seara e os ceifeiros

Jesus ensinava ao povo que estava desgarrado como ovelhas abandonadas em sinagogas e por onde quer que passasse. Pediu-lhes que rogasssem ao Senhor que mandassem mais gente para ajudá-lo.

Esdras Cap 09

Neste capítul Esdras que era hábil escrivão da lei de Deus, toma conhecimento que os judeus que estavam em cativeiro esposaram as filhas das tribos locais, que eram segundo a palavra de Deus imundos, por conta de suas abominações.

Escandalizado, rasga suas vestes e capa, arranca os seus cabelos e barba, e fica atônito até o sacríficio da tarde. Onde ele ora pelas iniquidades que foram cometidas, e pede perdão diante do Senhor Deus.

Gênesis Cap 09

Neste capítulo Deus faz um concerto com Noé e seus descendentes, de que não haverá mais dilúvio para extinguir os homens e animais viventes na terra. E que o símbolo deste pacto sera o arco no céu, que é o nosso arco-íris.

Noé planta uma vinha de uva e se embriaga com vinho, seu filho Cão vê sua nudez e conta para os seus irmãos. Que por sua vez cobrem-no com uma manta e o tiram do campo aberto, estabelecendo-o em sua tenda. Quando Noé acorda, amaldiçoa Cão afirmando que ele e todos seus descendentes serão servos de Sem, Jafé e seus descendentes.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mateus Cap 08

Neste capítulo são abordadas as parábolas onde Jesus Cristo, fez a obra do Senhor.

Um leproso foi purificado, com uma ordem explícita de Jesus.

Um centurião reconhece a autoridade espiritual de Jesus Cristo, e se considera muito inferior para que este o acompanhe até a sua casa, para curar seu servo. De modo que convence a Jesus para que lhe de uma palavra, para que ele leve ao seu servo e o cure.

A sogra de Pedro tomada por uma forte febre, foi curada por Jesus Cristo.

Jesus nos orienta como devemos segui-lo, dando prioridade as coisas de Deus. Um escriba se oferece para segui-lo, pedindo para que antes enterre o seu pai. Jesus o repreende dizendo que os mortos sepultem os mortos.

Jesus apazigua a tempestade no mar, nesta parábola os apóstolos estão com medo da forte tempestade no barco. E Jesus esta dormindo, e acorda com os gritos dos mesmos. Dizendo-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então levantou-se e repreendeu os ventos e o mar.

Tendo chegado a outra extremedidade de uma praia, Jesus confronta endemoninhados que os provaca. Entretanto reconhecendo a força de Jesus Cristo, estes demônios pedem para que possam sair de dentro dos homens para os porcos que estão ali próximos. Jesus os consente, logo os porcos se jogam ao mar, morrendo.

Esdras Cap 08

Esdras que era escriba hábil na lei do Senhor foi enviado pelo rei Artaxerxes, para proclamar que fossem feitas ofertas dele e seus conselheiros ao Deus de Israel.

Consigo levou as famílias restantes da Babilônia. Eis que não entre eles nenhum sacerdote, logo Esdras entra em contato com os chefes das tribos hebréias em Jerusalém para que enviem sacerdotes para o seu meio; são enviados Serebias e Hasabias.

Estes sacerdotes recebem o dízimo do rei e seus conselheiros em prata e ouro, e também fazem holocaustos para o Deus de Israel.

Gênesis Cap 08

Neste capítulo as chuvas cessam, e Noé envia a terra uma pomba para se certificar. Esta é enviada 3 vezes, a primeira não encontra solo seco, a segunda volta c/ um ramo de oliveira, e na terceira vez não retorna a Noé.

Percebendo que a terra estava seca, Noé abre a janela e comtempla a vasta terra enxuta. Deus o ordena que ele e sua família saiam da arca, com todos os animais viventes. Que se multipliquem na terra.

Noé saí da arca e constroí um altar, onde faz holocausto de todos os animais limpos, e o Senhor sente um cheiro suave. Neste momento Deus determina que não extinguirá mais animal vivente, nem amaldiçoará ao homem, porque este já tem em sua imaginação maldade desde a meninice.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Leitura do livro de Esdras Cap 01~07

Cap 01:
Ciro o rei da Pérsia, convida os judeus a edificarem uma casa para o Senhor em Jerusalém. Retirou de suas próprias riquezas para edificação da casa do Senhor, inclusive os vaso que NabucoDonosor havia roubado e colocado em templos de falsos deuses.

Cap 02:

Este capitulo é uma lista das famílias que voltaram da Babilônia para Jerusalem. Cada qual contribuiu com ouro e prata para edificação da casa do Senhor, muitos entre eles se diziam sacerdotes, e aconteceu que quando procuraram nos registros das genealogias não os encontraram. Logo o rei institui que não se comesse das coisas sagradas, até que um sacerdote com Urim e Tumim.

Cap 03:

O povo hebreu se regojiza com a construção da casa do Senhor, com a chegada dos sacerdotes, são feitos os holocaustos de acordo conforme a instituição do rei Davi. São postos alicerces, e a alegria do povo se confunde com as vozes de choro.

Cap 04:

E sucedeu que os conselheiros do reino de Assueros, escreveram para o rei Artaxerxes dizendo que o povo hebreu se instalara em Jerusalém e que estavam, a consertar a cidade e a edificar a casa do Senhor. E que isto prejudicaria a sua administração, que era um povo rebelde que não pagava impostos. Que bastava buscar o livro de crônicas do seu povo, e constataria que era verdade.
Desse modo a edificação da casa do Senhor, foi interrompida para ser retomada apenas no segundo ano do rei Dário.

Cap 05:

Eis que surgem Ageu e Zacarias os profetas, que incentivam o povo para edificarem a casa do senhor. Logo o povo se mobiliza e continua com a obra, são questionados pelo governador do rio local. Mandam uma carta para o rei Dario, contando que o rei Ciro ja havia permitido a edificação da casa do Senhor. Inclusive devolvendo o que Nabucodonosor havia saqueado de Jerusalém. Pediram para que ele procurasse em seus registros, a ordem dada pelo rei Ciro.

Cap 06:

O rei Dário, constata que era absoluta verdade, sobre a lei que o rei Ciro decretou, e ordenou ao governador do rio local para que se dessem ovelhas, azeite, vinho e sal e tudo mais que os hebreus necessitassem para edificação da casa do senhor. E que como combinado pagariam os seus impostos, e ainda orariam pelo seu bem-estar e o de sua família. A casa do senhor é edificada a tempo da Páscoa, e todos os que eram cativos se reunem e regojizam na presença do Senhor Deus.


Cap 07:

O rei Artaxerxes envia Esdras que era escriba hábil na lei do Senhor, para Jerusalém a fim de proclamar através de édito a favor dos hebreus. De forma que a casa do Senhor seja mantida de holocaustos com ouro e prato do rei.

Leitura de Mateus do Cap 01 ~07

Cap 01: Este capitulo começa abordando a genealogia de Jesus Cristo, sendo 14 gerações desde de Abraão até Davi, desde Davi até a deportação para Babilônia 14 gerações, desde a deportação para a Babilônia até Cristo 14 gerações.

Sobre o nascimento de Jesus Cristo; estando Maria desposada de José, ocorreu que concebeu do Espírito Santo. José como era justo e não queria difamá-la, tencionava abandoná-la. Eis que o anjo do senhor aparece em sonho, informando que Maria concebera do Espírito Santo, conforme foi profetizado pelo Senhor. E que este filho se chamaria Jesus, e que ele salvará os pecados do seu povo. José obedece e toma Maria por esposa, entretanto não a conhece até o nascimento de seu primogênito.

Cap 02:

E tendo nascido Jesus em Belém na Judéia, sob o governo do rei Herodes. Eis que os príncipes do Oriente respondem ao chamado do nascimento do Messias, o rei Herodes os chama em segredo e diz que assim que encontrarem o menino para o avisarem, para que ele possa adorá-lo também. Entretanto a estrela que os guiou até Jesus se adiantou, e os príncipes-magos o encontraram e lhe presentearam com: ouro, incenso e mirra. E sendo eles avisados por sonho da estratégia do rei Herodes em assassinar Jesus, fizeram um caminho alternativo para não encontrá-lo.

Aconteceu pois que o anjo do senhor, avisou José para que fugisse para o Egito com Jesus e Maria, e só saísse de lá quando fosse avisado. Herodes promoveu uma matança, exterminando todos os meninos com idade abaixo de 2 anos. Passado algum tempo, Herodes morreu, e o senhor avisou a Jose por sonho para que retornasse a Israel. José ficou apreensivo pois o novo governante era filho de Herodes, então o Senho o orientou a se instalar na Galiléia, numa cidade chamada Nazaré. Cumprindo mais uma vez as professias, de que o salvador seria chamado Nazareno.

Cap 03:

João Batista cumpriu com a professia de Isaías, e foi preparando o caminho para o nosso salvador. Promovia batismos na água no rio Jordão. Eis que Jesus de Nazaré o procura para ser batizado, e João resiste pois não se considera digno de tal tarefa e que ele precisa ser batizado por Jesus. Jesus lhe insiste e então João Batista consente em batizá-lo. E saindo Jesus de dentro das águas do rio Jordão, o céu se abriu e Deus disse: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.

Cap 04:

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto em uma provação, ja que jejuava havia 40 dias e 40 noites. Jesus resistiu a tenção do diabo, expondo-lhe a palavra de Deus.
Sabendo que João Batista foi prezo na Galiléia, Jesus saiu de Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima. E passou a encontrar os seus primeiros discipulos, Simão (Pedro), André, Tiago e João.


Cap 05:

O sermão da montanha, que é tão profundo na minha opinião que merece ser lido mais vezes. Jesus complementa todos os mandamentos conhecidos, e nos inspira a sermos mais parecidos com Deus nosso criador.

Cap 06:

Continuação do sermão da montanha, onde Jesus nos ensina como orar, a perdoar e como devemos nos portar mediante as posses materiais.

Cap 07:

Nesta última parte Jesus nos ensina a reconhecer os falsos profetas pelo fruto, e que devemos edificar a nossa casa em Deus que é a nosssa rocha.

Gênesis 07

Noé e sua família entram na arca, e com eles macho e fêmea de cada espécie. Deus anuncia a Noé que irá eliminar toda a vida na terra com um chuva, que durará 40 dias e 40 noites.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Gênesis Cap 06

Neste capitulo Deus fica desgostoso com a corrupção do homem, e decide destruir todos os ímpios, com um dilúvio. Entretanto Noé que era um varão justo e que andava com o senhor, Deus poupou-o. Deu-lhe instruções de como construir uma arca de madeira, para abrigar a ele, esposa, filhos e noras. Além de um macho e uma fêmea de cada ser vivente na terra. Porque Deus limpará a terra de sua criação com um dilúvio.

Hoje dia 27/02/2011 - Tive a oportunidade de realizar um estudo mais aprofundado com a pastora Marlene da igreja em que frequento.

Neste capítulo 06 versículo 15: "E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cincoenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura."  E aí na carta que Paulo escreveu aos Efésios temos a confirmação dessa descrição da arca de Noé, ser uma metáfora de Jesus Cristo.
Efésios 03 versículo 17, 18 e 19: "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e altura e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a pleniturde de Deus".

E ainda em Gênesis Cap 06 versículo 14 " Faze para ti uma arca de madeira de Gofer; faras compartimentos na arca e betumarás por dentro e por fora". Ou seja impermeabilizou a arca por conta do dilúvio que viria.

O que podemos compreender ser também uma instrução para o povo de Deus, se reservar e santificar das influências externas. Como podemos ver também em Ezequiel 22 versículos 23 até 28, lembrando que no contexto histórico os hebreus estão em cativeiro na Babilônia e continuam pecando, e seus sacerdotes fazendo vista grossa para não perder seus fiéis.

" E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não esta purificada, e que não tem chuva no dia da indignação. Conjuração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa, eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela.
 Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
Os seus principes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.
 E os seus profetas têm feito para eles reboco de cal não adubada, vendo vaidade, e predizendo-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Jeová; sem que o Senhor tivesse falado".

Encerrando esta parte do estudo da Arca de Noé, vemos que Deus esta procurando não apenas sacerdotes e sim família de sacerdotes, tal qual a família de Noé. E essa é a primeira Aliança estabelecida entre o homem e Deus, onde o homem não precisava fazer absolutamente nada sendo somente Deus.
O primeiro concerto é o seguinte Deus estabelece que não irá ocorrer nenhum outro dílúvio para destruir a carne , a terra e os animais viventes. E Deus pois um arco entre as nuvens como sinal do seu concerto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Gênesis Cap 05

Sobre a genealogia de Sete filho caçula de Adão e Eva.

Sete gerou Enos que gerou Quenã que gerou Maalalel que gerou Jarede que gerou Enoque que gerou Metusela, passado algum tempo Deus tomou para si Enoque e não mais o se viu. Metusela gerou Lamaque que gerou Noé que gerou Sem, Cão e Jafé.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gênesis Cap 04

Caim e Eva geram 2 filhos Caim e Abel, que respectivamente exerciam os seguintes trabalhos: lavravava a terra e pastoreava as ovelhas.

E sucedeu que Caim trouxe como oferta a Deus o fruto da terra, e Abel por sua vez trouxe a carne e a gordura de suas ovelhas primogênitas. Deus se alegrou pela oferta de Abel e por outro lado não teve nenhuma reação para a oferta de Caim. E este por sua vez irado pelo desprezo, matou o próprio irmão.

Deus percebendo o ocorrido, castigou Caim com o banimento e o marcou para que ninguém o ferisse. Caim migrou para o Oriente e casou-se gerando Enoque, edificou uma cidade e a nomeou com o nome de seu filho. Enoque gerou Irade, que gerou Meujael que gerou Metusael que gerou Lamaque.

Lamaque teve duas mulheres que se chamavam Ada e Zila. Ada teve Jabal que foi o pai dos que habitam em tendas e tem gado. Seu irmão Jubal foi o pai de todos os que tocam harpa e o orgão. Zila teve Tubal-Caim, mestre de toda obra de cobre e ferro, e a irmã de Tubal-Caim se chamava Naamá.

Adão e Eva conceberam outro filho varão de nome Sete que gerou um filho de nome Enos, e então se começou a invocar o nome do Senhor.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Gênesis Cap 03

Neste capitulo, Eva é tentada pela serpente no jardim do Éden. Se por um lado a serpente já agiu de forma deliberada, para prejudicar a criação de Deus. Por outro lado Eva, desafiou a autoridade de Deus desobedecendo-o.
Adão e Eva comem do fruto da árvore da vida, e se dão conta de que estão nus, e se escondem de Deus.

Deus os adverte sobre terem comido deste fruto e os pune, cada qual com a consequência de sua desobediência. A Eva Deus lhe concede dores na concepção e as dores de parto. E a Adão Deus lhe diz que comerá o seu pão do suor de seu rosto. E até mesmo a serpete tem o seu galardão, onde Deus profetiza que ela comera poeira do chão, e se arrastará. E o fruto do ventre de Eva, pisará a cabeça da serpente e a esmagando-a. Ou seja a vinda de Jesus foi anunciada, onde ele pisou e esmagou a cabeça da serpente que é o maligno.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gênesis Cap 02

Após Deus ter criado os céus, a terra e o seu exército. No sétimo dia abençoou e descansou. Deus não havia feito chuva para que as ervas do campo e as arvores pudessem crescer, de forma que também não havia quem lavrasse as terras.

Deus então fez o homem a partir do barro e soprou-lhe a vida, e o instalou no recém criado Jardim do Éden. Deus o advertiu dizendo-lhe que de toda arvore poderia se alimentar, com excessão da árvore da ciência do bem e do mal porque se comesse o seu fruto de certo morreria.

Deus fez Adão cair em sono profundo e lhe retirou uma costela, e a partir dela criou Eva. E estabeleceu que a partir daí Eva fosse submissa a Adão. E que juntos seriam uma só carne.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Iniciando o Estudo da Biblia...

Hoje estou iniciando o estudo da Biblia Sagrada. Lerei um capitulo por dia, meditarei e escreverei o que eu entendi. De acordo com uma tabela do site crentassos.

Gênesis - Cap. 01

Neste primeiro capítulo Deus cria os céus e a terra. Deus gera vida durante seis dias, desde os céus, os mares, os répteis, as aves, as besta-feras, a erva, as arvores frutífera até o homem. E determina que os frutos das arvores e ervas serão mantimento para o homem. E que a erva será mantimento para os répteis e aves.