domingo, 31 de julho de 2011

Jeremias Cap 26 e 27

Nestes dois capítulo o Senhor fala pela boca de Jeremias anunciando que a sua ira caíra sobre eles, por causa de suas transgressões. E que deverão ser submissos a Nabucodonosor que é o rei da Babilônia, que sera o seu opressor.

Atos Cap 17 e 18

17: Paulo, Silas e Timóteo seguem viagem chegando até Tessalônica, Beréia e Atenas, neste capítulo. Onde foram disputar espaço com os judeus nas sinagogas, expondo a Jesus o Nazareno, como messias que nasceu da casa de Davi. Foram perseguidos em todos estas cidades.

18: Paulo passa a peregrinar de Corinto, até Éfeso e por Jerusalém, visitando as igrejas que foram plantadas, e pregando a palavra do Senhor por onde quer que andasse.

Juízes Cap 13 e 14

13: Neste capítulo vemos que os israelitas cometeram algumas transgressões aos olhos do Senhor, e por consequência estavam sofrendo sob o jugo dos filisteus por 40 anos.
Então o Senhor escolheu um homem na tribo de Zorá, da família de Dã, de nome Manoá e sua esposa era estéril. E o anjo do Senhor lhe apareceu em visão anunciando que ela conceberia um menino, que seria nazireu ou seja não cortaria seus cabelos nunca, não beberia vinho ou bebida forte, e também não comeria animais imundos. Qdo chegou em casa contou esta visão ao marido, que em súplica ao Senhor, pediu mais orientações de como deveria ser a educação e postura do seu filho. E o anjo do Senhor apareceu novamente para sua esposa, e o marido a seguiu, e pode constatar com seus próprios olhos o anjo do Senhor. Lhe ofereceu um cabrito assado e manjares, e o anjo lhes disse que não aceitaria, senão fossem holocaustos ao Senhor. Desta forma Manoá, fez um altar e queimou o cabrito e manjares em holoscaustos, e o anjo do Senhor subiu ao céu na chama do altar.

14: Neste capítulo Sansão desce a cidade Timnate, onde vê uma moça filistéia que lhe agrada os olhos. Retorna para casa e determina para seus pais que casará com ela, mesmo contrariados vão ao encontro da casa da moça. E uma das idas a casa da noiva, Sansão encontra um filhote de leão que o ataca, e tomado pelo Espírito Santo o dilacera com as mãos nuas como a um cabrito. Em outra ocasião encontra o cadáver deste leão com uma colméia, e pega o mel e vai comendo pelo caminho, chega na casa de seus pais e divide com eles. Na festa de casamento que foi feita na casa da noiva, 30 filisteus são convidados, e Sansão lhes propõe uma charada, onde o que é doce e veio da fera, claro que é o leão e o mel. Chantageiam a noiva que traí Sansão contando-lhes a resposta, Sansão enfurecido mata 30 asquelonitas, pagando os 30 vestido aos convidados. E abandona a noiva, dando-a para um filisteus da festa.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jeremias Cap 25

Neste capítulo o Senhor fala pela boca de Jeremias, dizendo que Israel ficará sob o jugo da Babilônia por 70 anos, devido as suas trangressões. E como vimos no capítulo anterior o Senhor separará, os bons dos maus, dando-lhe justo pagamento de acordo com as suas ações.

Atos Cap 16

Chegando Paulo e Silas em Listra e Derbe e pregaram a palavra do Senhor por onde quer que andassem. Só não conseguiram este mesmo feito na Ásia por intervenção do Espírito Santo do Senhor, que os impediu. Entretanto Paulo estando em profunda meditação na palavra, veio a sua mente a visão de um varão na Macedônia pedindo ajuda.

Logo empreenderam uma nova viagem para a Macedônia, chegando nas proximidades a primeira cidade deste domínio se chamava Filipos. Onde foram pregar a palavra do Senhor, e encontraram um serva do Senhor de nome Lidia que os acolheu em sua casa, neste percurso encontraram uma pitonisa que tinha o espírito da adivinhação, onde seus donos eram remunerados com esta prática. Paulo se incomodou da perseguição desta moça, e a libertou deste espírito que estava na garota. O causou repudio entre o povo dos macedônios de lá, tanto que aprizionaram a Paulo e Silas, e os humilharam em praça pública os chicoteando. A noita na prisão Paulo e Silas continuaram a orar e a cantar cantigos de louvor ao Senhor, qdo houve um terremoto, que destruiu a sua prisão. De modo que o carcereiro achou que todos os prizioneiros haviam sido libertos, e ele próprio se mataria por medo da repreensão dos seus chefes. Paulo e Silas o impediram de tal atrocidade, e ele e sua família se converteram ao cristianismo, naquela manhã seus chefes libertaram a Paulo e Silas, sem dar qualquer tipo de explicação. Paulo e Silas ficaram aguardando que os romanos que os aprizionaram, viessem pessoalmente libertá-los uma vez, que não havia motivo algum para prendê-los ou humilhá-los.

Juízes Cap 12

Neste capítulo Jeftá recebe uma intimação do povo de Efraim, pq não os convocaram para lutar contra os amonitas, eis que Jeftá lhes responde dizendo-lhes que os chamou e como não vieram a seu encontro. Arriscou a sua vida e de seu povo e foi a luta contra os amonitas, e o Senhor lhe deu vitória. E questionou o pq deles terem vindo guerrear contra ele, acabaram por lutar entre si e os efraimitas foram derrotados.

Depois da morte de Jeftá, ainda houve mais 3 juízes que foram a cabeça de Israel, respectivamente: Ibzã, Elom e Abdom.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jeremias Cap 23 e 24

23: Neste capítulo o Senhor anuncia que mandará um pastor que cuidará de suas ovelhas, e que elas se multiplicarão. E que também haverá um rei de nome Davi, que guiara Israel em segurança.
E que o Senhor não será mais lembrado tão somente por ter livrado Israel do Egito, e sim por ter trazido uma geração purificada pelas tribulações das ameaças do Norte, onde a casa de Davi trará o Messias Jesus Cristo.

Quanto aos falsos profetas o Senhor os castigará e os julgará de acordo com as suas transgressões.

24: Eis que Jeremias recebe no templo do Senhor 2 cestos de figos depois que Nabucodonosor ja levou em cativeiro o princípe de Judá, 1 cesto havia figos muito bons e  o outro muito maus. E o Senhor falou que tal como os cestos de figos fará julgamento entre os filhos de Israel, os que são bons serão o seu povo escolhido pq o aceitarão e o reconhecerão como o Senhor, e os maus serão castigados.

Atos Cap 14 e 15

14: Neste capitulo Barnabé e Paulo estão pregando a palavra do Senhor em Icônio nos templos dos judeus, e mesmo muitos tendo se convertido a fé cristã, alguns judeus e gentios se aliaram e a passaram a persegui-los. De modo que fugiram para uma cidade vizinha de nome Listra, onde havia um homem coxo desde o nascimento estando cheio de fé, Paulo o chamou e disse-lhe para que andasse. Só que como se tratavam de gregos, creio eu, então logo os relacionaram a Júpiter e a Mercúrio, e queriam fazer sacríficios de animais em seus nomes. Paulo e Barnabé rasgaram os seus vestidos, impedindo tal transgressão ja que também são homens, e que o único Deus digno de glória é o Senhor Jesus Cristo.
Só não contavam que os judeus e gentios de Icônio estavam em seu encalço, e apedrejaram a Paulo levando-o para fora da cidade, e mesmo assim Paulo e Barnabé continuaram a pregar a palavra de Deus, na Antioquia, Icônio, Listra e Derbe.
" Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."

15: Neste capítulo há uma contenda entre os discípulos de modo que Barnabé e Paulo voltam a Jerusalém para pedir conselho, sobre a questão da circuncisão entre os gentios convertidos. E então os apóstolos se reunem com os anciôes e decidem através de Pedro, que o Senhor através daquela visão onde purificava os animais impuros segundo as leis da época de Moisés, que os gentios estavam purificados e também haviam recebido o Espírito Santo, em seus corações. E ainda Pedro aconselha que sejam levados para ajudá-los na missão a Antioquia os apóstolos Silas e Judas.

Passado algum tempo, há a separação de Barnabé e Paulo, onde Paulo sugere a Barnabé que eles visitem as igrejas que eles haviam plantado no campo missionário. E Barnabé por outro lado, concordou e insistiu em levar João Marcos, só que Paulo não concordava em levá-lo pq ele ja havia abandonado uma missão anteriormente. Então Barnabé foi com João Marcos até o Chipre, e  Paulo foi com Silas visitando as igrejas na Síria e adjacências.

Jeremias Cap 22

Neste capítulo o Senhor anuncia que a casa de Judá será oprimida pelo inimigo, devido as suas transgressões.

Juízes Cap 10 e 11

10: Os israelitas ficam sob o jugo dos filisteus por terem sido idolatras, se arrependem e clamam ao Senhor.

11: O Senhor escolhe entre Israel aquele que foi repudiado pelo homem por ser filho ilegítimo, Jeftá tomado pelo Espírito Santo faz um pacto com o Senhor de dar em holocausto o que sair de sua casa e vier ao seu encontro após a vitória na guerra contra os amorreus. Sua filha vai de encontro ao pai depois da vitória, e insiste que seja cumprida a palavra do Senhor, se resgarda durante 2 meses com as suas amigas nas colinas chorando porque jamais se casará.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Atos Cap 13

Barnabé e Saulo foram enviados para pregar na Antioquia onde haviam discipulos dos ensinamentos de Jesus: Barnabé, Simão chamado de Niger, Lúcio, Manaem. Em meio as orações e jejuns, o Senhor lhe falou que Barnabé e Saulo deveriam se separar do grupo, pq tinham uma outra missão.

Nisto foram guiados pelo Espírito Santo do Senhor, saindo de Chipre até o seu destino em Salamina, onde conheceram  o procônsul Sérgio Paulo varão prudente, que possuia como conselheiro Elimas o encantador e feiticeiro. Que tentou dissuadi-lo a todo custo, de ouvir as boas novas das vinda do messias Jesus o Nazareno. Entretanto Paulo (Saulo) cheio do Espírito Santo, interviu e desfês a obra de satanás. E Sérgio Paulo foi liberto das ilusões.

Logo Paulo e Barnabé estão discursando em uma sinagoga na Antioquia, onde clamavam todo o plano do Senhor, que se deu a conhecer através do Espírito Santo. Desde o livramento do deserto até a chegada de Jesus Cristo, que nasceu da descendência da casa do rei Davi, onde foi sacrificado pelos nossos pecados e foi ressucitado pelo Senhor. Onde aqueles que reconhecem-no como legítimo salvador, é justificado por seus pecados dianto do Senhor.

Juízes Cap 9

Este capítulo conta-nos a história de Abimeleque filho de Jerubaal, que matou o seu pai e os 70 irmãos e se declarou rei de Israel, onde dominou por 3 anos. E como seu irmão mais novo Jotão havia se escondido sobreviveu, e o Senhor fez cair a sua ira sobre Abimeleque, por conta dos assassinatos de seus irmãos.

domingo, 24 de julho de 2011

Jeremias Cap 20 e 21

20: Jeremias é perseguido por Pasur filho do sacerdote Imer, posto preso  e torturado. E na manhã seguinte Jeremias anuncia a Pasur sobre o rei da Babilônia que destruirá tudo, e que ele e a sua família serão escravos e morrerão em terra estrangeira.

21:Este capítulo fala sobre a dominação do rei da Babilônia Nabucodonosor, que será instrumento nas mãos do Senhor destruindo a tudo.

Atos Cap 11 e 12

11: Tendo Pedro retornado a Jerusalém os discipulos muito questionaram-o por ter comido na casa de um gentio (Cornélio o centurião), por tê-lo inclusive batizado, ja que ele era incircunciso. Entretanto Pedro argumentou com eles sobre a visão que teve em Jope, de um vaso tão grande qto um lençol, e animais quadrupedes, répteis, aves do céu, e a voz do Senhor lhe dizia mata e come. No que ele retrucou dizendo que nunca coisa imunda ou semelhante entrou por sua boca. E o Senhor lhe diz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. Ou seja o Senhor não faz acepção de pessoas, gentios ou judeus, todos fomos purificados pelo sacrifício de seu filho único na cruz do calvário Jesus Cristo. Ouvindo estas coisas se apaziguaram, e rumaram a Antioquia para pregar a palavra do Senhor, naquela época enviaram Barnabé como líder do movimento, o qual viu grande glória e avivamento da palavra. E voltou até Tarso onde buscou por Saulo, e juntos foram para Antioquia trabalhar no ministério do Senhor. A igreja prosperava na Antioquia, muitos se convertiam, e algum profetas surgiram entre eles um de nome Ágabo que anunciou que viria uma grande fome. Deste modo todos discípulos se reuniram e enviavam mantimentos e doações para os irmãos que estavam na Judéia.

12: Neste capítulo o rei Heródes manda matar a Tiago irmão de João, e como os judeus se rejubilavam desta atitudes mandou prender a Pedro, e 4 guardas o guardavam, 2 ficavam atados a ele por algemas. E o clamor entre os discípulos era grande o volume de orações e intervenções por Pedro, e o anjo do Senhor o libertou das cadeias. De modo que foi de encontro com os seus irmãos em fé, e o Senhor foi exaltado por grande livramento. E o Senhor matou Heródes.
Enquanto isso Barnabé e Saulo retornavam a Jerusalém, levando também consigo João de sobrenome Marcos.

Juízes Cap 7 e 8

7: Neste capítulo Gideão é orientado pelo Senhor, para por a prova 32.000 israelitas, pq como eram numerosos assim que o Senhor desse os midianitas em suas mãos iriam se vangloriar de si, e esquecer que quem deu a vitória foi o Senhor. Por isso, primeiro o Senhor pede para que Gideão dispense os covardes e medrosos, nisso 22.000 foram embora. Sobrando ainda 10.000, o Senhor orientou a Gideão que os que bebessem a água tal como cachorros ficassem separados, e os demais que se ajoelhassem para beber a água também. Nisto 9.700 beberam agachados, e apenas 300 como cachorros lambendo a água. E foram estes 300 que foram instrumento do Senhor para livrar a terra dos midianitas.

8: Neste capítulo Gideão atravessa o Jordão em perseguição dos reis dos midianitas Zebá e Zalmuna, pediu auxílio aos homens de Sucote e de Penuel, que se recusaram então Gideão lhes disse assim que eu obter os reis irei espetá-los no espinhos do deserto e derrubarei a sua torre. E tudo quanto havia se obstinado cumpriu, e até pediu para seu filho primogênito de nome Jeter executar aos reis dos midianitas, mas como era mancebo se acovardou. Deste modo Gideão executa aos reis dos midianitas.

sábado, 23 de julho de 2011

Jeremias Cap 19

Neste capítulo o Senhor diz através do profeta Jeremias que castigará os israelitas, que eles são como vasos de barro, que serão quebrados.

Atos Cap 10

Neste capítulo somos apresentados a Cornélio centurião da coorte chamada italiana, que era temente ao Senhor, orava e dava esmolas. Um dia em suas orações um anjo entrou em sua presença, e orientou para que enviasse varões para buscar a Pedro. Pedro por sua vez tem uma visão em meio as suas orações onde o Senhor lhe diz que não faz acepções de pessoas, ou seja mesmo ele sendo judeu, deveria pregar o evangelho a todos quantos pudesse. Deste modo Pedro vai a casa de Cornélio e batiza a ele e seus familiares.

Juízes Cap 6

Neste capítulo os israelitas fizeram transgressões que parecia mal aos olhos do Senhor, adorando a Baal. Então os midianitas passaram a oprimi-los roubando o seu gado e a sua colheita. E então Israel se recordou do Senhor e clamou por livramento, de modo que o Senhor enviou um profeta que anunciava que foi o Senhor quem os fez subir do Egito, e deste vários livramentos de inimigos, entretanto não o escutaram. E naquela mesma época o anjo do Senhor procurou por Gideão para que liderasse aos israelitas para libertá-los da opressão dos midianitas. Que por sua vez orientou-o a derrubar o altar do seu pai a Baal, cortar toda a lenha do bosque abaixo, e edificar um altar ao Senhor e fazer um holocausto. Após algumas provas de que o Senhor era Deus, Gideão reune alguns israelitas para executar a tarefa que o Senhor o incubira.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jeremias Cap 17 e 18

17: Este capítulo o Senhor nos ensina que devemos depositar as nossas esperanças nele e não no homem. Pq o coração do homem é enganoso e perveso, mas  o Senhor esquadrinha os nossos caminhos, e dá paga conforme as nossas ações e caminhos.

18: Neste capítulo o Senhor ordena a Jeremias que vá a casa do oleiro, e veja o seu trabalho. O Senhor fala que Israel é tal qual um vaso em suas mãos, que se desandar será refeito de acordo com a sua vontade. Entretanto Israel se comportou mal, servindo a outros deuses, e então o Senhor os corrigirá para que seu carácter seja moldado.

Atos Cap 8 e 9

8: Neste capítulo Saulo de Tarso aprova o apedrejamento de Estevão, e passa a perseguir aos cristãos em Samaria, os encerrando em prisões. Os que ficam livres são os apóstolos e aqueles que pregam e peregrinam. Felipe continua propagando a palavra do Senhor de Jerusalém até Gaza, onde encontra um eunuco que era mordomo da rainha dos etíopes, lendo as escrituras de Isaías. E o Espírito Santo orientou a Felipe que se aproximasse do eunuco, que se mostrou muito aberto a aprender sobre a palavra do Senhor, tanto que achando uma poça de água pediu para ser batizado. Nisto Felipe foi arrebatado e não viu mais o eunuco que saiu jubiloso, e Felipe se achou em Azoto pregando a palavra do Senhor.

9: Neste capítulo temos a conversão de Saulo de Tarso, onde Jesus lhe aparece em visão e o conduz para o caminho reto, na cidade de Damasco, onde ficou 3 dias cego sem se alimentar. E então o Senhor orienta a Ananias servo do Senhor que vá ao encontro de Saulo, lhe concedendo a visão, e passam a pregar a palavra do Senhor em Damasco. E o perseguidor dos cristãos se vê perseguido pelos opressores, mas o Senhor lhe dá livramentos. Qdo Saulo chega em Jerusalém os discípulos o temiam pelo o seu passado, e então José do Chipre apelidado de Barnabé, o acolhe e o leva para junto dos discipulos dando-lhe um voto de confiança.

Pedro cura um paraplégico de nome Enéias que jazia na cama há 8 anos, fazendo-o andar novamente.
Pedro também ressucita Tabita que traduzido se chama Dorcas, que era discipula do Senhor.

Juízes Cap 4 e 5

4: E sucedeu naqueles dias que o povo israelita cometeu transgressões aos olhos do Senhor, e então foram oprimidos por 20 anos por Sísera capitão do exército cananeu. Naquelo época havia um mulher profetiza de nome Débora, que morava em Betel, e os israelitas levavam as suas dúvidas a ela.

Que então profetizou a vitória de Israel através do seu servo de nome Baraque, que reuniria o exército israelita e o Senhor daria os inimigos em sua mão. No entanto Baraque insistiu que Débora fosse junto com ele no confronto, e no caminho depois de ter aniquilado os inimigos, Débora foi a uma tenda próxima  do seu serva Jael esposa de Heber o queneu. Tanto conversaram que em dado momento, Jael fincou uma estaca no peito de Sisera.

5: Neste capítulo Débora e Baraque cantam em louvor ao Senhor pelo grande livramento.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jeremias Cap 15 e 16

15: Neste capítulo o Senhor se recusa a ter misericórida neste momento para com os israelitas que acenderam a sua ira com louvores para outros deuses. O Senhor os castigará, para moldar o caráter de Israel.

16: Neste capítulo o Senhor resalta o castigo que virá e o livramento no tempo do Senhor, para purificar a Israel.

Atos Cap 6 e 7

6: Neste capítulo os 12 apóstolos diante da crescente evangelização, percebem a necessidade de diáconos para servi-los e atribuir tarefas. Então convocando uma multidão de discípulos, escolheram 7 varões cheios do Espírito Santo e sabedoria, entre eles: Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Parmenas e Nicolau.

Estevão pregava o evangelho nas sinagogas, e  então os fariseus passaram a denegrir a sua reputação dizendo que Jesus o Nazareno destruirá as sinagogas, como também todos os ensinamentos de Moisés. E eis que qdo falavam tais absurdos,  olhavam para o seu rosto e viam tal como um anjo.

7: Neste capítulo Estevão cheio do Espírito Santo, narra todo o plano do Senhor desde que escolheu a Abraão até chegar em Jesus. O que causou ódio entre os fariseus, que o apedrejaram até a morte. De modo que ele pacificamente entregou o seu espírito ao Senhor.

Juízes Cap 2 e 3

2: Neste capítulo vemos a infidelidade dos israelitas após a morte de Josué, ao Senhor, pq passaram a adorar outros deuses das rendondezas. O Senhor então passou a castigá-los para que pudessem ouvir a sua voz em meio as provas, levantou juízes para colocar ordem em meio ao caos, e mesmo assim foi tudo em vão.

3: Neste capítulo o Senhor coloca os israelitas sob o jugo do rei da Síria, e então foi levantado um clamor entre os israelitas. E o Senhor levantou a Otniel irmão mais novo de Calebe, e foi a peleja com ele dando vitória. E a terra sossegou por 40 anos, e então Otniel faleceu.

Mas os israelitas tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, e então o rei dos moabitas de nome Eglom reinou sobre os israelitas por 18 anos. Os israelitas voltam a clamar pelo Senhor, que levantou outro libertador de nome Eude filho da tribo de Benjamim. Que usando de estratégia disse ter um presente ao rei, e o matou com uma espada no ventre, a ponto do rei expelir fezes. Conseguiu fugir e ainda convocou uma buzina nas montanhas de Efraim, levando todos os israelitas a vitória pq o Senhor assim permitiu.

Depois dele ainda Sangar filho de Anate, feriu a 600 homens filisteus com uma agulhada de bois, que também libertou a Israel.

Provas e o cuidado do Senhor até mesmo qdo fraquejamos...

Querido bloguinho, hoje estou me sentindo melhor, depois do meu dia de fraqueza. Ontem foi um dia daqueles em que eu questionei toda a minha vida, tava me sentindo um lixo. Chorei muito, entrei na presença do Senhor várias vezes, implorando pela a sua misericórdia.

E ontem por incrivel que pareça tivemos um movimento não esperado no delivery, o que para um final de mês de férias foi muito bem vindo. Apesar da minha fragilidade, o Senhor não esqueceu de mim.

Hoje me sinto mais confiante, e quero retomar os meus estudos da Bíblia Sagrada.

domingo, 17 de julho de 2011

Jeremias Cap 13 e 14

Nestes capítulos o Senhor usa de um cinto de linho podre como exemplo da podridão que os israelitas se afundaram, e que deveriam ter honarado os concertos de seus pais. Jeremias intercede pelo seu povo em vão pq a ira do Senhor já se instalou entre eles, através da grande seca.

Atos Cap 4 e 5

4: Neste capítulo Pedro e João são levados a julgamento no sinédrio pelo sacerdote Anás e sua parentela, e questionaram com que autoridade estavam curando e falando. E Pedro se pôs adiante e lhe disse que falavam em nome de Jesus Cristo o Nazareno, o qual foi crucificado e o Senhor o ressucitou.

Como não tinham absolutamente nenhuma acusação contra eles, ainda os ameaçaram para pararem de falar de Jesus, o que é claro não surtiu efeito algum. E naquela época muitos se convertiam e aqueles que possuiam herdade, vendiam terrenos e posses e traziam aos pés dos apóstolos, para que fosse repartido de acordo com a necessidade de cada um. Neste capítulo José a quem era chamado de Barnabé, possuindo uma propriedade a vendeu e depositou o dinheiro nos pés dos apóstolos.

5: Neste capítulo há um certo de homem de nome Ananias e a sua esposa Safira, que venderam a sua propriedade e ofertaram apenas uma parte do valor, de modo que qdo questionado o marido por Pedro através da revelação do Espírito Santo, expirou e morreu, logo em seguida a sua esposa também.

Neste capítulo também os apóstolos são presos em cárcere, e o Senhor envia um anjo para libertá-los tanto que na manhã seguinte já estão pregando sobre Jesus. Qdo são aprizionados novamente, entretanto entre os doutores da lei havia um homem de nome Gamaliel, que disse aos sacerdotes para não ousar tocá-los porque se forem mesmo um grupo abençoado pelo Senhor perecerão. Então depois de terem sido açoitados os apóstolos são libertos e instruídos a não pregarem mais sobre Jesus, o que Graças a Deus eles deram continuidade, pregando em templos e casas.

Juízes Cap 1

Neste capítulo vemos as tribos de Israel pelejando contra os cananeus, amorreus, jebuzeus e pelizeus, entretanto apesar do Senhor lhes dar a vitória, muitos desses povos viviam entre eles como tributários.

Josué Cap 24

Neste capítulo Josué relembra os israelitas todos os livramentos que o Senhor os deu, desde Abraão até a terra prometida. E fez novo concerto com o seu povo, que se comprometeu a adorar somente o Senhor, e deitaram foram todos os idolos velhos das terras que tomaram posse. E então Josué cunha uma pedra como testemunha deste novo concerto, com as leis e mandamentos do Senhor.

E então Josué falece aos 110 anos, logo em seguida também Eleazar o sacerdote, eles e a ossada de José são enterrados Timnate Sera que esta no monte Efraim.

sábado, 16 de julho de 2011

Jeremias Cap 11 e 12

11 e 12: O Senhor anuncia e repreende os israelitas por terem quebrado o pacto de louvar somente ao Senhor e guardar os mandamentos em seus corações, que serão castigados com a ameaça que virá do norte. Alguns homens ameaçam matar Jeremias, no que o Senhor os elimina a todos e até as suas descendencias.

Atos 2 e 3

2: Neste capítulo no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sob os 11 apóstolos e eles falaram línguas, e todo o povo se impressionou de modo que Pedro foi adiante e disse-lhes que a promessa de Jesus Cristo aquele a quem eles crucificaram, havia sido cumprida, e 3.000 almas se converteram e perseveram nos ensinamentos de Jesus.

3: Neste capítulo Pedro e João estão entrando num templo, onde há um homem coxo a pedir esmola, ao qual Pedro lhe diz que não tem ouro, nem prata e que em nome de Jesus o Nazareno levanta-te e anda. O povo que viu toda esta comoção se maravilhou, e o ex-coxo exortou a Jesus, e mais uma vez Pedro clama ao povo que se arrependam de seus pecados e se convertam. E que todos os profetas anunciaram a chegada de Jesus, inclusive Moisés.

Josué Cap 22 e 23

22: Neste capítulo Josué se despede das 2 tribo de meia de Ruben, Gade e Manassés que herdaram as terras entre o Jordão e Canaã. E então qdo retornaram aos seus lares edificaram um grande altar, ouvindo isto Josué, Finéias filho de Eleazar o sacerdote, se juntaram todos em marcha com exército para destruí-los pensando se tratar de uma rebeldia contra o Senhor.

E naquele mesmo dia as 2 tribos e meia se justificaram dizendo que edificaram este altar para o Senhor, para servir de testemunha entre eles e os israelitas de Canaã futuramente.

23: Neste capítulo Josué exorta aos israelitas que louvem somente ao Senhor, e que guardem todas as leis e mandamentos do Senhor. Porque foi ele quem pelejou por eles e os deu livramentos, e no momento em que praticarem algum tipo de transgressão a cobertura do Senhor sera retirada.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jeremias Cap 10

Neste capítulo o Senhor nos fala para nos mantermos a parte do mundo em que vivemos, pq o povo estangeiro no contexto do tempo de Jeremias, se atola em vaidades e idolatria desvairada. E que único Deus digno de glória e exaltação é o Senhor, o Santo de Israel.

Atos Cap 1

Neste primeiro capítulo vemos os discipulos de Jesus aguardando após a sua ressurreição o Espírito Santo, orando em grupo e clamando ao Senhor. Pedro toma a frente perante os discipulos para eleger um novo apóstolo e seu ministério uma vez que Judas qdo traiu a Jesus, renegou-o. Levaram a frente da congregação José a quem chamavam Barsabas e Matias, tiraram a sorte e foi decidido que Matias seria um dos apóstolos.

Josué Cap 20 e 21

20: O Senhor fala a Josué para que seja reservado algumas cidades de refugio onde o homicida que matou sem intento, vá se refugiar do vingador.

21: Neste capítulo são citadas cada tribo e cada pedaço de terra correspondente a sua herança, além disso o Senhor colocou as tribos dos levitas convenientemente instaladas no meio de cada tribo contando com 48 cidades, dentro das cidades de cada tribo.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jeremias Cap 9

Neste capítulo o Senhor fala através da boca do profeta Jeremias, anunciando o castigo a Jerusalém e Judá, falando que na verdade todos os israelitas são incircuncisos de coração.

Salmos 149 e 150

Nestes dois salmos o salmista nos exorta a louvarmos ao Senhor também com instrumentos musicais e música.

Josué Cap 18 e 19

Nestes dois capítulos Josué reparte a terra entre 7 tribos restantes, e mais uma vez firma o comprimisso dos Levitas para com o Senhor, não herdando terra e sim afazares na casa do Senhor.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Jeremias Cap 7 e 8

7 e 8: Nestes capítulos o Senhor fala aos israelitas de sua ira, em relação ao seu comportamente transviado adoração a ídolos, e outras transgressões. E que o castigo virá do norte, que não demorará.
O Senhor os relembra que para ser o seu povo deverão seguir as suas leis e estatutos, e jamais adorar ídolos.

Salmos 146, 147 e 148

146: Este salmo é sobre a fidelidade do Senhor para com os que temem.

147 e 148: Nos incitam a louvar ao Senhor por toda a sua criação, e a mantermos gratidão em nossos corações.

Josué Cap 14 ate 17

14: Este capítulo nos relembra expecificamente de Calebe que foi um dos homens escolhidos ainda por Moisés para espionar a terra de Canaã, e embora todo o povo murmurasse ele se manteve no caminho do Senhor, dizendo para se animarem que o Senhor ja havia lhes dado vitória. Naquela época Calebe tinha 45 anos, e o Senhor o abençoou enormemente lhe prometendo a terra em pisava na ocasião que era o monte Hebrom, por outro lado castigou os israelitas murmuradores fazendo-os peregrinar por 40 anos no deserto. E agora nos tempos de Josué, Calebe agora com 85 anos relembra a promessa do Senhor, e se põe a disposição como outrora para fazer a obra do Senhor. De modo que o Senhor honrou a promessa através de Josué, dando lhe Hebrom como herança.

15: Este capítulo também nos fala ainda da partilha da herança entre as 9 tribos e meia.

16: Este capítulo nos fala da tribo de Efraim por parte de José, onde eles ganharam uma parte de Canaã mas não expeliram os cananeus, que os pagavam impostos pelas terras.

17: Neste capítulo a tribo de Manassés por parte de José, recebe uma terra vizinha da tribo de Efraim onde havia muitos cananeus os fizeram pagar impostos, mas como a tribo era muito numerosa foram até Josué pedir mais terra inclusive se queixaram dos armamentos cananeus. E então Josué concedeu as terras da montanha, e os instruiu a expelirem os cananeus ainda que sejam fortes.

domingo, 10 de julho de 2011

Salmo 145

Este salmo é sobre a bondade e a providência do Senhor para os que o temem.

Josué Cap 12 e 13

12: Este capítulo esta nos falando sobre as vitórias que os servos do Senhor tiveram, respectivamente Moisés e depois Josué. Os quais foram instrumentos nas mãos do Senhor, onde guiaram os israelitas para as guerras e tomaram posse da terra prometida.

13: Neste capítulo Josué ja esta velho e o Senhor que ainda há muita terra para possuir. De modo que o orienta a fazer a partilha com as 9 tribos e meia de Manassés, e aquelas outras tribos que ficaram próximo ao Jordão ja receberam a sua parte.

sábado, 9 de julho de 2011

Jeremias Cap 4 e 5

4: Neste capítulo o Senhor anuncia a invasão de Judá e Jerusalém pelos inimigos do Norte, e os convoca a se arrependerem de seus pecados para que sejam salvos em Sião.

5: Neste capítulo o Senhor dá maior ênfase a traição de Israel ao se aliar a idólatras, e que servirão em terra estrangeira e serão castigados através de um povo forte de língua desconhecida para eles.

Salmos 142, 143 e 144

142: Este salmo é uma oração em meio a tribulação.

143: Este salmo também é um apelo do salmista para o Senhor os livrar dos inimigos, vivificando através do seu santo nome.

144: Este salmo é uma louvação pelos livramentos e bençãos recebidas.

Josue Cap 10 e 11

10: Neste capítulo os reis próximos a Gibeão, ouvem a fama dos israelitas terem destruído Ai e Jericó, e que os gibeonitas fizeram as pazes com Josué por temor do Senhor o Santo de Israel.Tanto que os 5 reis cercam a Gibeão para atrair Josué e os israelitas e destruí-los. Entretanto o Senhor garante a vitória sobre os inimigos, dizendo a Josué que ja os tem na mão.
Josué peleja com estes reis e toma posse em nome do Senhor das terras destes 5 reis.

11: Neste capítulo vemos a continuidade da promessa do Senhor sobre a terra prometida, tomar posse não ficar esperando as coisas acontecerem, é reagir lutar pq o Senhor garante a vitória.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jeremias Cap 2 e 3

2: Neste capítulo o Senhor fala pela boca de Jeremias sobre o quanto Jerusalém esta sendo ingrata, ao adorar outros deuses como Baal. Enquanto que foi o Senhor que o libertou do jugo do Egito e ainda fez grandes obras. O Senhor relembra aos israelitas que a igreja é a esposa do Senhor (Cristo Jesus ) e que não deve ser ignorada.

3: Neste capítulo o Senhor comenta que Judá e Israel se prostituiram, mas por amor do seu santo nome o Senhor os livrará e os limpará, e ainda dará pastores para apascentarem as suas ovelhas.

Salmos 139, 140 e 141

139: Este salmo nos relembra o quão grande é a generosidade do Senhor para conosco, nos amparando desde o ventre das nossas mães e em todos os momentos. O quanto Senhor nos ama, por ter nos dado o seu único filho para ser sacrificado na cruz pagando pelos os nossos pecados.

140: Este salmo pede ao Senhor que dê os livramentos dos ímpios e maledicentes que cismam em perseguir o justo.

141: Neste salmo o salmista pede ao Senhor para que no meio da tentação, o livre e o conduza para a segurança das suas asas.

Josué Cap 8 e 9

8: Neste capítulo o Senhor orienta a Josué que tome posse de Ai que ficava nas proximidades de Betel, então organizou-se o exército israelense 30.000 homens armados, e usou de estratégia de emboscada cercaram a cidade por trás. Enquanto Josué e os israelitas vieram para os portões da frente provocá-los e em seguida fugiram, atraindo toda a atenção para eles, deixando a cidade vazia. Então o exército se adonou da cidade botando fogo em tudo, somente tomando para si de acordo com a palavra do Senhor despojos materiais como prata, ouro e gado.
Depois de Josué seguir fielmente as instruções do Senhor, edificou não muito longe dali um altar, e queimou holocaustos, e ainda escreveu as leis do Senhor em uma pedra, e as leu conforme havia se compremetido com Moisés.

9: Neste capítulo os povos vizinhos de Jericó e Ai, ficaram com medo dos israelitas e o Santo Israel que é o Senhor, então os gibeonitas usaram de astúcia fingindo-se de peregrinos do deserto que procuravam abrigo na casa de Israel por causa da fama do Senhor. E então Josué e os principes israelitas juraram em nome do Senhor que não os matariam, passado algum tempo descobriram a mentira. E para honra e glória do Senhor não os mataram, mas os puseram como servos da congregação.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Isaías Cap 66 e Jeremias Cap 01

66: Neste capítulo o Senhor rejeita aqueles que cometem abominação a seus olhos. E consola os israelitas sobre a perda de Sião, dizendo-lhes que a sua generosidade é para sempre, e que Jerusalém sera exaltada.

01: Neste capítulo Jeremias ainda criança tem o chamado do Senhor, onde o Senhor se dá a conhecer lhe dizendo que o conhece desde o ventre de sua mãe. E que apesar de ser uma criança sera seu profeta, para não temer pq o Senhor é com ele.

De modo que a visão que Jeremias tem é de uma panela  fervendo cuja face esta ao norte de Jerusalém, e o Senhor lhe diz que todos aqueles reinos ao norte serão convocados e colocarão os seus tronos diante de Jerusalém, gerando uma guerra. E que já esta cheio das iniquidades daquele povo, que acendem incensos a outros ídolos. Que pelejarão contra ele, mas que ele não deve temer pq o Senhor é com ele.

Salmos 135, 136, 137 e 138

135: Neste capítulo o Senhor é louvado por todas as grande obras.

136: O Senhor é exaltado pq a sua benigdade é para sempre.

137: Neste capítulo os judeus estão em agonia isolados na Babilônia, sentindo saudades de Sião.

138: Neste capítulo percebemos que a fidelidade o Senhor é para todo o sempre, nos capacita a enfrentarmos todas as dificuldades.

Josué Cap 6:6~7

6:6: Estes versiculos é a conclusão da invasão de Jericó, onde os sacerdotes carregavam a arca do concerto, alguns sacerdotes tinham 7 buzinas que ficavam tocando por 6 dias rodearam  Jericó. E no sétimo dia, os israelitas qdo ouviram as buzinas com os sacerdotes fazendo a última volta em Jericó, gritaram e invadiram. Matando desde a criança ao homem velho, os bezerros, gado. Tomando posse de todo ouro, prata e metal para tesouro do Senhor. E somente a prostitua Raabe e seus familiares sobreviveram e se instalaram em meio aos israelitas, por pagamento dela não ter delatado os 2 espias de Israel.

7: Neste capítulo Josué envia alguns homens para espiar as proximidades de Betel e tomá-la, entretanto eles mal atacam e ja fogem. Meio que duvidando da promessa do Senhor para as suas vidas, e além disso Acã tomou posse para si dos despojos do povo de lá. E o Senhor se enfureceu com isto, e Josué rasgou os seus vestidos e se prostou diante dele. E o Senhor instruiu que fizesse uma averiguação de quem era o transgressor, para eliminá-lo do arraial. De modo de Acã, as posses que ele tomou, seus familiares e tudo o que possuia foram apedrejados até a morte e ainda botaram fogo em seus corpos.

domingo, 3 de julho de 2011

Isaías Cap 65

O Senhor promete ouvir as orações e suplicas de seus servos, e passar pela espada os que são rebeldes.

Salmos 132, 133 e 134

132: Este salmo são as promessas que o Senhor fez a Davi e as cumpriu no tempo do
Senhor.

133: Este salmo exorta o quão maravilhoso é o amor fraternal.

134: Este salmo nos convida a exaltarmos ao Senhor.

Josué Cap 5-6:5

Neste capítulo o Senhor orienta a Josué que circuncize os filhos de Israel, ja que aquela geração que Moisés havia cincuncizo falecera no deserto. E como os filhos de Israel ficaram peregrinando durante 40 anos, os que nasceram no deserto, ainda não tinha a marca da aliança. E então descansaram até se curarem, celebraram a Páscoa judia.

O princípe do exército do Senhor, um anjo aparece a Josué, que questiona quem ele é. No momento em que se identifica, Josué prosta o seu rosto e joelhos no pó. E disse-lhe para descalçar os seus pés, pq aquela era a terra santa.

No capítulo nr 06: Como os amorreus que viviam em Jericó ja haviam escutado sobre as maravilhas que o Senhor Deus de Israel havia feito, estavam com medo e desanimados. O Senhor orienta a Josué que o seu exército rodeie a cidade de Jericó por seis dias, e no sétimo que os sacerdotes levarão 7 buzinas de carneiro e as tocarão. Neste momento o muro da cidade ruíra, o povo gritará e fugirá.

sábado, 2 de julho de 2011

Isaías Cap 64

Neste capítulo o profeta Isaías apela pela misericórdia do Senhor para os seus filhos, porque desde a antiguidade não se ouviu nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu um Deus além de ti que trabalha naquele que nele espera.

Outra passagem interessante:

"Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos".

O profeta apela para que a ira do Senhor não se prolongue por mais tempo, e que Jerusalém seja edificada conforme a vontade do Pai.

Salmos 129, 130 e 131

129: A igreja é perseguida entretanto o Senhor dá os livramentos.

130: Neste salmo o Senhor nos incentiva a depositarmos as nossas esperanças no Senhor, porque através do Senhor temos a redenção de nossos pecados e as suas misericórdias para as nossas vidas.

131: Neste salmo o salmista confessa que não tem se envolvido em assuntos muito elevadas, tal como uma criança desmamada de sua mãe, assim o salmista se sente desemparado e aguarda no Senhor.

Josué Cap 04

Neste capítulo o Senhor orienta a Josué para escolher entre as 12 tribos de Judá, 12 homens que deverão pegar no leito do Jordão enquanto esta seco aos pés dos sacerdotes que carregam a arca do concerto. Para servir de lembrança ao povo israelense do Senhor, que abriu caminho para o seu povo ultrapassar o rio, e tomar posse da terra prometida.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Isaías Cap 63

Neste capítulo o Senhor dá livramento e vinga o seu povo. O Senhor se angustia diante da angustia dos seus servos, e por amor do seu Santo Nome os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mesmo qdo entristecemos o Espírito Santo com nossos pecados e murmurações, o Senhor por amor do seu Santo Nome é fiel para conosco.

Salmos 126, 127 e 128

126: Este salmo fala sobre livramento das angústias e contigências da vida, em especial gosto dos dois últimos versículos:
" Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos".

127: Este salmo nos garante que pela fidelidade do Senhor, um lar é edificado e próspero, de acordo com a vontade do Senhor.

128: O Senhor tem prazer em abençoar a família que anda segundo os seus ensinamentos.

Josué Cap 03

Neste capítulo o Senhor orienta para Josué que o povo israelense se santifique hoje pq logo estarão na terra prometida, e ainda acrescenta que o povo deve seguir a arca da aliança para não se perder no caminho. 

E o Senhor ainda garantiu a Josué que neste dia o engradeceria perante os olhos de todo Israel, para que saibam que da mesma forma que o Senhor foi com Moisés também sera com ele. E que assim que os sacerdotes que transportam arca da aliança pisarem as margens do Jordão, as águas se separarão, então deverão ficar parados em meio ao Jordão, até que todo o povo israelita tenha feita a travessia.