terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ezequiel Cap 1 e 2

Nestes dois capítulo vemos os israelitas vivendo exílio fora de Judá, próximos ao rio Quebar. E Ezequiel filho do sacerdote Buzi, teve uma visão de seres viventes alados, e ouviu o seu chamado do Senhor Deus. Onde o Senhor lhe enviará para ser profeta entre os israelitas povo rebelde e murmurador, e disse-lhe para que não tema, para ser obediente e comer o que  o Senhor lhe der.

Coríntios Cap 3 e 4

Nestas duas cartas o apóstolo Paulo adverte os seus discipulos na igreja de Coríntios, pelo pecado do orgulho de se dizerem batizados por Apolo ou por ele fazendo assim subdivisões dentro da própria igreja. Que não devem se vangloriar de serem sábios, pq a sabedoria do homem é loucura para Deus, e ele apanha os sábios em sua astúcia e sonda seus pensamentos que são futéis.

E ainda incita os irmãos para serem apóstolos de Cristo, se espelhando em suas atitudes, e os envia Timóteo seu discipulo mais próximo para ajudá-los na igreja.

Samuel Cap 21, 22 e 23

Nestes capítulo vemos a provisão do Senhor em proteger Davi como um guarda fiel dia e noite sem descanso, ja que o empenho de Saul para matá-lo era ferrenho.

domingo, 28 de agosto de 2011

Lamentações Cap 3,4 e 5

Cap 3: Neste capítulo o poeta esta nos narrando a tribulação que esta passando, e que ele deposita toda a sua esperança no Senhor, porque graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Cap 4: O poeta esta narrando toda a tribulação que o povo judeu está sofrendo no exílio, desde as humilhações até a escassez de alimentos.

Cap 5: Neste capítulo o povo judeu clama pelo Senhor e a sua misericórdia!

Coríntios I Cap 1 e 2

Resumindo a meu modo, nestes dois capítulos vemos o quão grande é a soberania do Senhor, para escolher o fraco e o louco, para envergonhar aos sábios e envergonhar aos fortes. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
Portanto para mim ficou muito claro, que somos limitados pelas  nossas habilidades, entrentanto através do entendimento que é nos dado através do Espírito superamos o que é tangível para honra e glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Romanos Cap 16

Nesta última carta tenho a impressão que parte do texto é de Paulo e outra de seu discipulo Tércio (versículo nr 22), onde são declaradas gratidões aos irmãos e irmãs em Cristo.

E também são alertados para aqueles que são bajuladores e falsos que enganam o coração dos ingênuos para se afastarem deles, a fim de manter a sua fé no caminho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Samuel Cap 18,19 e 20

Nestes três capítulos vemos a inveja dominar Saul levando-o a planejar uma forma de matá-lo, oferece a sua filha mais velha, o que Davi recusa por ser pobre e achar-se indigno. Então Saul lhe oferece a sua filha mais nova Mical que o amava, e o lhe dá um posto importante no exército esperando que Davi morra nas lutas contra os filisteus. Entretanto além de Saul não conseguir matá-lo, seu filho Jônatas se afeiçoa a Davi, protegendo-o das artimanhas de seu pai.

Davi busca abrigo junto a Samuel, e todos os mensageiros que Saul envia retornam em transe, até que ele próprio vai de encontro a Samuel e a Davi, e também se despe e volta caminhando nu em transe.

Chá de Sumiço e o retorno...

Caros irmãos e irmãs em Cristo,

Peço desculpas pelo sumiço, estive super atarefada estes dias com o nosso delivery, mas não deixei de orar em agradecimento ao Senhor por todas as bênçãos que temos recebido. Tenho pensado muito sobre o quão grande é o amor do Senhor por todos nós, porque além de uma família carnal, tenho a alegria de ter uma família em Cristo.

Enfim, eu voltei ....voltei para ficar, porque aqui é o meu lugar.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lamentações Cap 1 e 2

Nestes dois capítulos são poemas onde são narrados os sofrimentos do povo judeu em exílio sob o jugo do opressor Nabucodonosor rei da Babilônia, onde Judá esta devastada e todos estão dispersos em exílio.

Romanos Cap 14 e 15

Nestes dois capítulo vemos o apóstolo Paulo nos ensinar a não julgarmos os nossos irmãos, pq é o Senhor quem o fará no futuro. Também aprendemos a nos abnegar do ego, pq Jesus Cristo também se abnegou, doando o seu tempo, conhecimento e por fim o seu próprio corpo e sangue por nós.

Samuel Cap 16 e 17

Nestes dois capítulos vemos Davi ser ungido o rei de Judá, e a vitória que o Senhor lhe concedeu ao enfrentar Golias gigante filisteu.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jeremias Cap 50,51 e 52

Nestes capítulos vemos o quão grande é a soberania do Senhor, porque não só utilizou o rei da Babilônia para disciplinar os israelitas, como também eliminará os babilônios por terem destruído os altares para o Senhor em Judá e em Jerusalém. Ou seja o Senhor tem propósito na vida de cada um de nós, mesmo que sejamos vasos honrosos e desonrosos.

Romanos Cap 11,12 e 13

11: Neste capítulo o apóstolo Paulo nos explica através de uma metáfora, que todo Israel ja esta salvo, e que nós os gentios somos galhos enxertados na oliveira (q é Cristo Jesus), e que não devemos nos envaidecer pela misericórida do Senhor para conosco, pq da mesma forma que o Senhor disciplina os judeus também nos disciplinará.

12: Este capítulo o apóstolo Paulo, esta nos ensinando sobre os sacríficios vivos, qdo exercemos o evangelho, sendo generosos, misericordiosos, e que independente do papel que temos dentro da igreja com ministérios, ou até mesmo nos auxilios em oração somos parte do corpo de Cristo.

13: Este capítulo nos ensina que devemos ser submissos as autoridades, pq até mesmo elas foram estabelecidas por Deus. E que o maior mandamento é o amor, por isso devemos amar o próximo como a nós mesmos.

Samuel Cap 13,14 e 15

Nos capítulo 13 e 14 vemos a luta dos israelitas contra os filisteus, na minha opinião é ainda pior pq os israelitas não possuiam ferreiros, e os únicos que estavam armados eram Saul e seu filho Jonatas. Estavam esperando no acampamento por Samuel o sacerdote, e como os soldados ja estavam se dispersando, Saul se adiantou e ele mesmo ofereceu holocaustos. O que foi severamente repreendido por Samuel que chegou logo em seguida. Saul se pricipitou novamente jurando matar qualquer israelita que coma antes do anoitecer e ele possa se vingar dos filisteus. E justamente Jonatas come mel, depois de ter feito um cerco contra os filisteus, o que garantiu a sua vitória. Logo os próprios soldados se recusaram a matá-lo, e como estavam esfomeados mataram ovelhas e bois e comeram a carne com o sangue, o que Saul repreendeu pois é pecado aos olhos do Senhor.

No capítulo 15: Saul foi rejeitado pelo Senhor por causa de suas transgressões como rebeldia e desobediência. O Senhor lhe ordenou que matasse a todos os amalaquitas, crianças, recém nascidos, gado e ovelhas. E Saul poupou o rei Agague, e deixou os seus soldados pegar despojos de guerra como as ovelhas e bois, dizendo que seriam sacrificados em holocaustos para o Senhor.
Samuel vai de encontro a Saul, e lhe informa que o Senhor o rejeitou por causa de suas atitudes, e que irá colocar um outro rei sobre Israel.

sábado, 20 de agosto de 2011

Jeremias Cap 48 e 49

Estes dois capítulos continuam a narrar a destruição que veio pelo o rei da Babilônia Nabucodonosor.

Romanos I Cap 9 e 10

Nestes dois capítulos entendi desta forma duas coisas distintas:

Em primeiro lugar que o Senhor esta no controle de tudo, e que usa as pessoas para demonstrar a sua ira, soberania e misericordia. Como um oleiro que tem vasos para fins honrosos e desenrosos. O Senhor tem misericórdia de todos nós de acordo com a sua vontade, pq somos suas criaturas.

Segundo lugar o que os judeus daquela época não conseguiam compreender que a Lei que Moisés escreveu, não pode ser usada para justificar as suas atitudes e julgamentos pessoais. Porque o complemento da Lei é o Senhor Jesus Cristo, que nos justifica dos pecados e falhas.

Samuel Cap 11 e 12

Nestes dois capítulos há dois acontecimentos que se destacam, primeiro Saul é reconhecido pelo Israel como seu rei qdo ele liderou-os frente os amonitas que oprimiam Jabes-Gileade.

Segundo acontecimento Samuel se despede dos israelitas e reafirma todas as iniquidades que como nação cometeram e o Senhor mesmo assim os livrou, e que ao optarem por ter um rei também transgrediram o Senhor. E pede para que o povo sirva somente ao Senhor e não perca tempo com idolatrias, do contrário a destra do Senhor se levantará contra eles.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jeremias Cap 46 e 47

Nestes dois capítulos o Senhor anuncia através do profeta Jeremias a grande destruição que virá para o Egito e para os filisteus, mas que disciplinará os israelitas que sobrarem e no tempo do Senhor retornarão a sua terra.

Romanos Cap 7 e 8

 Estes dois capítulos o apóstolo Paulo, está nos ensinando que somos justificados pelos nossos pecados através de Jesus Cristo. E que qdo o reconhecemos como nosso legítimo salvador, morremos para o pecado e renascemos para uma vida em Cristo.

Samuel Cap 9 e 10

Nestes dois capítulos vemos o Senhor utilizar Samuel para encontrar um rei para os israelitas, que segundo a vontade do Senhor é Saul de uma tribo benjamita.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jeremias Cap 43 e 44

Nestes dois capítulos o profeta Jeremias é usado pelo Senhor para mais uma vez alertá-los sobre a idolatria, e de que se forem mesmo se refugiar dos babilônios no Egito perecerão. No entanto o israelitas que estavam em Judá teimaram em idolatrar aos deuses egípcios, e a permacer por lá. Logo Nabucodonosor rei da Babilônia viria a destruir os templos do Egito, e eliminar pela espada, peste os israelitas que ali escolheram permancer.

Romanos Cap 5 e 6

 Nestes dois capítulos o apóstolo Paulo nos esclarece sobre sermos justificados de nossos pecados, através do sacrifício de Jesus Cristo. Ou seja qdo optamos por aceitar a Jesus como nosso legítimo salvador, morremos também para os pecados e recomeçamos uma nova vida em Cristo, onde somos escravos do Senhor e não possuímos mais o livre arbítrio.

Samuel Cap 5 ~8

A arca da aliança foi tomada pelos filisteus que a depositaram no templo do seu deus Dagom na cidade Asdode, onde o Senhor através da arca da aliança, derrubou várias vezes a estátua deste deus, e ainda instalou pragas onde quer que fosse depositada, desde Asdode até Ecrom, domínio dos filisteus. Depois de serem assolados por todas estas desgraças, decidiram procurar adivinhos para orientá-los como deveriam fazer a devolução. Foi decidido que a arca seria transportada por vacas e bezerros a frente de uma carroça, chegando até a cidade de Bete-Semes, onde o povo judeu muito se alegrou e alguns incautos morreram por espiar o que havia dentro da arca. Deste modo enviaram mensagens aos levitas de Quiriate-Jearim, que vieram buscá-la, ficando depositada por lá cerca de 20 anos.

Samuel subjuga os filisteus em Mispá junto a congregação, orientando o povo judeu a idolatrar e louvar somente ao Senhor, se livrando de ídolos e postes sagrados. Os filisteus por outro lado ficaram sabendo do ajuntamento dos israelitas e foram atacá-los, mas o Senhor lhes garantiu a vitória, e Samuel governou Israel como juíz e conseguiram libertar muitas cidades israelitas dos filisteus.
Samuel já velho possuia 2 filhos que eram líderes de Israel, só que não andavam nos caminhos do Senhor, e o povo judeu clamava por um rei para serem iguais as outras nações. Samuel ora ao Senhor pedindo aconselhamento estando meio triste pois se sentia rejeitado, e o Senhor lhe falou dizendo-lhe que os israelitas não tinham rejeitado e sim ao Senhor que governava as suas vidas; e ainda lhe acrescentou dizendo que ele devia cumprir o pedido deles mas antes esclarecer os custos de um rei sobre eles.

domingo, 14 de agosto de 2011

Jeremias Cap 41 e 42

Nestes dois capítulos vemos que os israelitas não estando satisfeitos de serem levados cativos pelo o rei da Babilônia, ficam disputando o poder entre os nobres, confesso que são tantos nomes que até me perdi. Mas o fato é que após ter sido feita uma carnificina de um nobre para outro, para ser favorecido como sucessor. Buscam desesperadamente a orientação de Jeremias profeta do Senhor, que ora e leva a sua petição. Passado 10 dias, o Senhor lhe fala, que se eles não temerem ao rei da Babilônia o Senhor os amparará e os perdoará, por outro lado se resolverem fugir para o Egito serão atingidos pelas guerras, pragas e fome. O que me leva pensar o quanto o Senhor é misericordioso para com o seu povo, mesmo qdo comete transgressões.

Romanos 3 e 4

Estes dois capítulos o apóstolos Paulo escreve aos romanos, gentios e judeus, sobre não haver um justo sequer na face da terra. E que somos justificados através do sacríficio que Jesus Cristo fez morrendo por nós na cruz do calvário, morreu e ressucitou, para justificar as nossas transgressões diante do Senhor. Independente se somos circuncisos ou não, porque qdo o Senhor fez aliança com Abrãao que é o pai dos crentes, este ainda não tinha sido circuncidado. E somos os filhos da nação de Abrãao pela fé que temos na ressurreição em Jesus Cristo.

Samuel I Cap 3 e 4

No capítulo 3 vemos o Senhor chamar Samuel e lhe contar o que sucederia a família de Eli o sacerdote, pq como os seus filhos pecaram contra o Senhor e ele não os puniu foi conivente, o Senhor eliminaria os seus filhos e a ele mesmo. E não aceitaria nenhum holocausto de expiação, pelos pecados cometidos.

No capítulo 4, há uma guerra entre os israelitas e os filisteus, onde os israelitas estão perdendo vergonhosamente então vão em busca da arca da aliança para que o Senhor lhes garanta a vitória. E quem conduz a arca da aliança são justamente os filhos de Eli: Hofni e Finéias. Qdo os filisteus ouvem acerca da chegada da arca da aliança, ficam atônitos, mas continuam decedidos a vencê-los. O israelitas perdem a guerra e fogem, os filhos de Eli são assassinados, e arca tomada. Um benjamita que lutou na guerra, vai até Eli informá-lo sobre a morte de seus filhos, então Eli caí de sua cadeira e quebra o pescoço. E a sua nora  esposa de Finéias que já estava em vias de dar a luz, morre no parto, e nasce um filho de nome Icabode, pois a glória de Israel fora perdida com a arca.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jeremias Cap 39 e 40

Nestes dois capítulos vemos se cumprir a palavra que o Senhor havia determinado para Judá, onde foram arrasados pelos babilônios os que resistiram a dominação. Alguns nobres morrerema, entre eles o rei de Juda e os seus filhos. O Senhor no entanto assegurou a a Jeremias que ele não morreria pela espada, e que viveria entre os judeus sob o jugo dos babilônios.

Romanos Cap 1 e 2

Nestes dois capítulos vemos Paulo na prisão aguardando o julgamento de César se lamentar por não poder ir visitar a igreja de Roma. E ainda escreve dando algumas instruções aos irmãos e irmãs da fé em Cristo Jesus.

Samuel Cap 1 e 2

No primeiro capítulo conhecemos Ana e Penina esposas de Elcana um efraita judeu, eis que Penina lhe havia dado muitos filhos e Ana que era a sua amada ficara estéril. E todos os anos a família de Elcana peregrinava de Ramá a Siló, onde ocorria uma das festas judias para celebrar ao Senhor.

Ana entrou na tenda da congregação e como estava muito angustiada orou ao Senhor lhe pedindo um filho, e que este filho seria dedicado ao Senhor desde o nascimento, sendo nazireu e aprendiz de sacerdote. Eli era o sacerdote da época, e percebeu a presença de Ana, e como ela mexia os lábios e não emitia som, imaginou que estivesse embriagada pelo vinho. E então a abordou dizendo para largar o vinho, e ela o respondeu que estava orando pq estava muito angustiada, e que não havia bebido nenhuma bebida alcólica. Então o sacerdote Eli a abençou, para que o Senhor escutasse a suas preces.

Passado algum tempo nasceu o seu filho primogênito Samuel, e então ficou com a Ana até o desmame, e desde de menininho foi consagrado ao Senhor. Entretanto os filhos do sacerdote Eli, eram ímpios e não respeitavam os holocaustos oferecidos pelos israelitas, e ainda profanavam a tenda da congregação dormindo com várias mulheres. Um dia o Senhor enviou um profeta, que anunciou a desgraça da família do sacerdote Eli, por causa das transgressões cometidas por seus filhos.
Se por um lado a família de Eli estava desagradando ao Senhor, Samuel se destacava desde de pequeno no ofício de aprendiz de sacerdote.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Atos Cap 27 e 28

Nestes dois capítulo vemos a jornada de Paulo até Roma para ser julgado pelo César. Eis que o navio que o transportava não aceita o seu conselho de esperar pelo inverno antes de se adentrar no mar; então o anjo do Senhor informou a Paulo que todas as vidas estavam sendo entregues á ele, e que sofreriam um naufrágio. Depois do navio não ter suportado a tempestade, conseguiram chegar a ilha de Malta, onde foram bem recebidos e Paulo curou muitos necessitados, tendo assim conseguido transporte e suprimentos para a continuação de sua viagem. Chegando em Roma lhe permitiram viver sob um regime semi-aberto, onde pregou o evangelho por onde quer que tenha passado. Convocou judeus para esclarecer a situação em que se encontrava, mas foi ignorado, e então passou a se dedicar a contar as boas novas da ressurreição de Cristo aos gentios.

Rute Cap 2, 3 e 4

Depois que Rute e Noemi sua sogra retornaram a Belém, Rute procurou trabalho na colheita da cevada, eis que o Senhor tinha um propósito em sua vida, e calhou justamente de trabalhar nas terras de Boaz parente de seu sogro. Caiu nas suas graças, e sob a orientação de Noemi, aconteceu que Boaz adquiriu as terras de Noemi e ainda se casou com Rute, gerando a Obede que é pai de Jessé que por sua vez gerou Davi.

domingo, 7 de agosto de 2011

Jeremias Cap 35 e 36

Nestes dois capítulo vemos um outro rei de Judá de nome Jeoquias, onde as mesmas instruções que o Senhor passara ao rei anterior sobre arrepender-se de seus pecados, não cultuar outros deuses, pq a ira do Senhor caíra sobre todos em Jerusalém e em Judá, e serão postos sob o jugo do rei da Babilônia. São ignoradas, e o profeta Jeremias e o escriba Baruque que escreveram todas estas advertências ao povo israelita num rolo, foi queimado pelo próprio rei de Judá. E o Senhor orienta a Jeremias que ele e Baruque reescrevam, e os esconde dos inimigos.

Atos 25 e 26

Nestes dois capítulos vemos a trajetória de Paulo de Cesaréia até Roma, onde será julgado pelo imperador. Festo que era o governador acima de Félix, também o questiona e houve as duas partes, tanto os judeus como Paulo. E como não conseguiu chegar a conclusão alguma, o guarda em sua prisão, neste interim o rei Agripa e sua esposa Berenice o visitam e testificam exatamente o mesmo. Que as acusações dos judeus são vazias, e que Paulo deve ser posto em liberdade. Mas como o próprio Paulo exigiu o julgamento de Cézar, então só lhe resta agradar, e dar o seu testemunho onde quer que passe para executar o propósito que o Senhor lhe incubiu.

Rute Cap 1

Neste capítulo conhecemos a familia de Eimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom, que são de Belém, como houve uma grande fome partiram de lá e se instalaram em Moabe. Onde seus filhos se tornaram adultos e casaram com respectivamente com Rute e Orfa. Eis que Eimeleque falece, e pouco tempo depois os seus dois filhos também. E como Noemi escutara em Moabe, que o Senhor havia abençoado a Belém com chuva e prosperidade, se decidiu por retornar, incitando as suas noras a voltarem as casas de seus pais e tomarem outros maridos. Orfa partiu para casa de seus pais, e Rute insistiu em acompanhar a sogra por onde quer que andasse.

Juízes Cap 21

Depois do massacre que houve na tribo dos benjamitas, os israelitas juraram perante ao Senhor de que não dariam as suas filhas como esposas aos sobreviventes dos benjamitas. E com isso toda a congregação se reuniu em assembléia, orando e chorando, pq decerto uma tribo seria exterminada. Após se reunirem notaram que os judeus de Jabes-Gileade não haviam comparecido a assembléia, e como eles próprios haviam firmado compromisso de que se por acaso algum ajuntamento de judeus não fosse se reunir com os demais, seria morto. Mataram os homens, as mulheres, crianças exceto as moças virgens de Jabes-Gileade que as ofertaram aos sobreviventes dos benjamitas. Como mesmo assim não havia esposa para todos, induziram aos benjamitas invadir uma festa em Siló, e tomar para si as moças que encontrassem.

sábado, 6 de agosto de 2011

Jeremias Cap 32, 33 e 34

32: Neste capítulo o Senhor ordena a Jeremias que compre uma propriedade de seu primo na terra dos benjamitas, e que guarde a escritura num vaso com seus familiares. Jeremias clama ao Senhor para saber o pq disto, ja que em breve toda a terra sera destruída pelos babilônios.

33: Neste capítulo o Senhor faz a promessa de que o povo judeu prosperará novamente, e que lhe serão por seu povo e ele por seu Deus. E que todas estas adversidades são para moldar o seu caracter, por causa das iniquidades que foram cometidas. E que no futuro os seus pecados serão perdoados, serão prósperos, e temerão ao Senhor.

34:Neste capítulo o Senhor fala através de Jeremias ao rei Zedequias de Judá, onde a sua morte sera pacífica, como também foram as mortes dos reis anteriores, e o seu povo lamentará a sua morte.
Com o avanço dos babilônios nas cidades dos israelitas, o Senhor ordena que sejam libertos todos os escravos, então todos são libertos. Entretanto os que os libertaram se arrependem e tornam a escravisá-los, e o Senhor os adverte que não terá misericórdia e que dará a cada opressor de seu próprio povo, ao inimigo e serão comida de animais na chacina que virá.

Atos 23 e 24

 23: Neste capítulo Paulo é julgado no Sinédrio, e havendo saduceus e fariseus. Paulo argumentou dizendo que também era fariseu de nascimento, e mais uma vez questionou o pq da condenação, só pq ele acredita na ressurreição de Jesus o Nazareno. O comandante vendo esta confusão tomou a atitude de guardar a Paulo, só que alguns judeus cerca de 40 resolveram conspirar para o seu assassinato, ficando de jejum até a setença de morte fosse garantida. Sabendo disso o sobrinho de Paulo, o informa na prisão, que por sua vez informa ao comandante, que o envia com 200 soldados romanos a Cesaréia onde sera julgado pelo governador Félix.

24: Os acusadores de Paulo compareceram a Cesaréia e ao governador o acusando de tumultuador de templos e infidelidade da Lei de seus antepassados, e o governador também ouviu a Paulo, que se justificou como pode acerca da sua adoração ao Senhor. Ainda chamaram ao comandante que o livrou da conspiração para dar testemunho, junto com a sua esposa que era judia. Por interesses políticos Félix manteve Paulo preso, para obter a simpatia dos judeus.

Juízes Cap 19 e 20

19: Naquela época um levita vivia em um lugar ermo próximo de Efraim e tomou para si uma concubina, eis que se desentenderam e ela voltou a casa do seu pai, levando 1 servo e 2 jumentos. O levita foi a casa do seu sogro, e pernoitou por quase uma semana, até que conseguiu levar a sua concubina, servo e jumentos embora. E como já era noite durante a peregrinação, se recusaram a passar a noite em uma cidade sem israelitas, de modo que foram até Gibeá onde moram os benjamitas da tribo de Benjamim. Ninguém na cidade lhe ofertou lugar para pousar, mas um velho que passava por lá teve essa boa vontade. Então qdo ja tinham jantado e estavam conversando, um bando de homens começou a bater na porta querendo ter relações com levita. Então o velho ofereceu a sua filha virgem e a concubina do levita, mas o levita se adiantou e entregou a sua concubina aos agressores, que a violentaram. E no dia seguinte o seu cadáver jazia ao batente da porta, de modo que o levita levou-o consigo, e chegando em sua casa, cortou o corpo em 12 partes e entregou cada uma para cada tribo israelita.

20: Todas as 11 tribos foram convocadas em assembléia onde decidiram como deveriam julgar tal atrocidade cometida dentro de Israel, pelos benjamitas. E como só um homem, todos concordaram em exterminá-los através de combate. Foi uma luta dura, onde os israelitas foram derrotados 3 vezes, mas o Senhor por fim entregou os benjamitas em suas mãos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jeremias Cap 30, 31

Nestes dois capítulos vemos o profeta Jeremias sendo instrumento do Senhor, dizendo que o Senhor tem um propósito na tribulação que virá aos israelitas, onde ficarão sob o jugo da Babilônia, e que os remira de suas faltas, trabalhando o seu carater e o chamará por seu povo e a ele seu Deus.

Atos Cap 21 e 22

Nestes capítulos vemos Paulo se encaminhar para Jerusalém, apesar dos protestos dos discípulos e até mesmo um profeta, que o alertou que os judeus iriam entregá-lo nas mãos dos gentios para ser julgado e aprizionado. E qdo foi preso, Paulo contou-lhes a sua história sobre como se converteu ao cristianismo, e por fim os questionou o pq do julgamento se ele era cidadão romano de nascimento.

Juízes Cap 17 e 18

No capitulo 17, somos apresentados a Mica um judeu que morava em Efraim, que restituiu o dinheiro em prata cerca de 1,100 moedas. E então a sua mãe lhe pediu que separasse 200 moedas e esculpisse uma imagem para adorar. Lembrando que naquela época não havia rei em Israel, e os judeus se comportavam conforme achavam correto. Mica tinha uma série de imagens em sua casa, fez um mini-templo, e até uma veste sacerdotal. E como não havia sacerdote fez de um filho seu sacerdote. Então um levita de Judá que procurava um novo lugar para morar, bateu a sua porta, e se estabeleceu como seu sacerdote particular.

No próximo capitulo de nr 18, aparecem os judeus da tribo de Dã, que estavam a procura de uma terra onde pudessem ganhar o seu sustento. Mandam uma certa quantia de espiões para checar a região, acabam por ser acolhidos na casa de Mica, onde conhecem o levita, que os assegura que o seu empreendimento dará certo. Tanto no dia seguinte todo o exercito da tribo de Dã, invade a casa de Mica, roubando-lhe todas as imagens e o levita. Porque para o levita era mais interessante servir a um clã, do que a uma só família.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jeremias Cap 28 e 29

28: E como o profeta Jeremias estava anunciando o julgamento do Senhor sobre Israel, onde seriam dominados pelo rei da Babilônia Nabucodonosor. Se levantou um falso profeta de nome Hananias, que dizia o contrário a voz do Senhor, que seriam libertos do inimigo dentro de 2 anos. Entrentanto o Senhor qdo quer falar ele fala, de modo que mesmo o impostor tendo quebrado um colar de madeira de Jeremias, como figura de linguagem da opressão do inimigo. O Senhor lhe disse que o jugo do inimigo não seria de madeira e sim de aço e que duraria o quanto o Senhor achar necessario. E por tão grave transgressão Hananias, morreu naquele mesmo ano no mês sétimo.

29: Neste capítulo o profeta Jeremias escreve aos cativos israelitas que foram levados de Jerusalém para a Babilônia, onde ficarão por 70 anos. E o Senhor irá visitá-los terminado este período, onde deverão casar os seus filhos e filhas continuando a crescer como povo, e deverão de todo o coração procurara pelo Senhor em orações, e que Senhor há de livrá-los e trazê-los de volta a sua terra.

Atos Cap 19 e 20

19: Neste capítulo vemos o apóstolo Paulo peregrinando por toda parte inclusive na Grécia pregando o evangelho de Jesus Cristo, onde alguns se maravilhavam e se convertiam, e outros se revoltavam como por exemplo Demétrio de Éfeso o ourives de prata da deusa diana. Eis que este cidadão incitou o caos na cidade de Éfeso, alegando a nova fé cristã, acabar com o ganha pão dos artesãos da prata, pq não haveria necessidade de imagens na fé cristã.

20: Neste capítulo Paulo visita a Macedônia, a Grécia e por fim irá para Jerusalém.  Antes de partir para Jerusalém, conversou com os ânciões de Éfeso onde se despediu de todos eles, pq de alguma maneira sentia pelo Espírito Santo, que nunca mais os veria, e que encontraria mais tribulações e desafios em Jerusalém.

Juízes Cap 15 e 16

15: Neste capítulo Sansão depois de ter se acalmado vai visitar a sua esposa filistéia, levando um cabrito consigo. Entretanto é impedido pelo pai da moça, que deduziu q ele a odiava dando-a para outro homem, e ainda lhe ofereceu a cunhada. Sansão enfurecido pega 300 raposas e as amarra de dois em dois, onde ateia fogo em suas caldas, incediando o trigo e as oliveiras, dos filisteus. Empreendendo assim uma grande matança, não contente com isso foi se isolar em uma caverna. E os filisteus foram a Judá fazer um cerco contra ele, e os israelitas interviram dizendo-lhes que trariam Sansão amarrado, 3.000 israelenses amarraram a Sansão e o trouxeram cativo, e ainda prometeram ao mesmo que não matariam apenas o entregariam aos filisteus. Sansão então tomado pelo Espírito Santo, desfaz os nós das cordas, pega uma queixada de um cadáver de jumento, e mata 1.000 filisteus. Depois de toda esta matança, Sansão clama ao Senhor por água. Sansão liderou os israelitas por 20 anos subjugando os filisteus.

16: Neste capítulo Sansão se envolve com Dalila que o traí revelando a sua fraqueza aos filisteus, que o aprizionam e lhe arrancam os 2 olhos. Entretanto a medida que o tempo passava, seu cabelo crescia e um certo dia os princípes filisteus estavam festejando ao seu deus Dagom, e o chamaram para humilhá-lo. Então Sansão pediu para que o escravo que o conduzia os mostrasse onde estavam as colunas do templo para poder se apoiar, e orando clamou ao Senhor que fizesse dele instrumento de vingança, matando a ele e aos filisteus.