terça-feira, 29 de novembro de 2011

Miquéias Cap 1~4

Estes capítulos anunciam a disciplina que o Senhor dará aos israelitas, exilando-os na Babilônia por causa de suas iniquidades de idolatria.

Pedro II Cap 1

Nesta carta Paulo, nos ensina a valorizar a nossa eleição e vocação, ou seja a nossa salvação diária, que requer que nos purifiquemos dos nossos pecados em sacrificio continuo, ou seja em orações. Como fomos testemunhas da Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos nos ater as escrituras e as promessas. Que não foram escritas baseadas nos nossos anseios, mas da vontade de Deus através do Espírito Santo do Senhor.

Pedro Cap 3~5

3: Nesta carta aprendemos q as esposas devem ser submissas a seus maridos, mesmo q eles não sejam conhecedores da palavra, pq através de seu exemplo de um espírito dócil e tranquilo. Eles podem vir a se interessar em conhecer o poder da palavra do Senhor. Devemos tbém nos resignar em fazer o bem, mesmo sendo atacados pelo mal. Porque da mesma forma o filho unigênito de nosso Pai, sofreu por nós comprando-nos por preço de sangue. Para que sejamos uma nação de sacerdotes e intercessores, q zelam pelo o seu próximo como a nós mesmos, pelo dom da salvação.

4: Neste capítulo aprendemos q vivemos para o Senhor e por causa disto, somos provados pelo mundo. Por outro lado se o nosso sofrimento é de acordo com a vontade de Deus. Devemos nos esforçar em confiar a nossa vida em Deus e a praticar boas obras. A fim de q outras pessoas através do nosso exemplo sejam salvas.

5: Nesta carta Paulo, nos ensina a respeitarmos os nossos irmãos, e que os presbíteros não devem se envaidecer e dominar as ovelhas do Senhor.
Porque versiculo 5" Deus, se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
Outra lição valiosa é sobre como devemos nos portar, diante de nossas ansiedades causadas pelos problemas versiculo 6 " Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, p/ q ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de voces".
Por fim Paulo pede para q sejamos vigilantes, pq o diabo nos ronda como o leão a presa. Devemos nos manter firmes na fé, e além disso nosso irmãos por todo mundo também estão sendo tentados com tribulações.

Crônicas Cap 22~27

22: Davi providencia boa parte do material q Salomão necessitará para construir o templo do Senhor. Como veio a palavra do Senhor ao rei Davi o avisando q quem construiria seria seu filho Salomão, além de providenciar a maior parte do material também o pediu para dar início as obras o qto antes.

23: Davi ja avançado em idade reune os levitas acima de 30 anos, separando-os de acordo com a necessidade para servir ao templo do Senhor. Como por exemplo: os guardas, os auxiliares dos descendentes de Arão etc...

24: Arão teve 4 filhos: Nadabe, Abiu, Eleazar e Itamar, entretanto Nadabe e Abiu faleceram antes do próprio pai. Logo Eleazar e Itamar assumiram o posto de sacerdotes e seus descendentes por consequência, continuaram a servir a casa de Deus.

25: Davi não só organizou os levitas para servir a casa de Deus, como também separou alguns servos para profetizar com o ministério de louvor.

26: Este capítulo é a genealogia dos irmãos levitas q ficaram com a responsabilidade de serem os guardas e tesoureiros.

27: E este capítulo é sobre a organização do exército israelita.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jonas Cap 3 e 4

3: Então veio a palavra do Senhor e Jonas o obedeceu, andando por toda a cidade de Niníve proclamando q o Senhor iria destruí-la. Então todo o povo e o seu rei por livre e espontânea vontade, entrou em jejum, se humilhando com vestes de saco, orando e pedindo por misericórdia. O Senhor é rico em compaixão para conosco, e se compadeceu, poupando a vida daquelas pessoas.

4: Jonas ficou irado com o acontecido e conversou com o Senhor, dizendo que preferia morrer a comtemplar tal situação. Então saiu a leste da cidade e construiu um abrigo, se colocando a sombra para ver o que o Senhor faria com ele. O Senhor fez uma planta crescer sob Jonas para dar-lhe sombra fresca, o que o alegrou, na manhã seguinte o Senhor enviou uma lagarta e a planta secou-se. Ao nascer do sol o Senhor fez soprar um vento oriental muito quente, e o sol quase fez Jonas desfalecer. E Jonas mais uma vez disse q preferia estar morto do que viver. O Senhor fala com Jonas e pergunta o pq da sua ira, e lhe diz vc teve pena desta planta, q vc nem a podou e a fez crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo Ninive tem mais de cento vinte mil pessoas q não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?

Pedro Cap 1 e 2

1: Nesta carta Pedro nos fala do qto somos privilegiados ao sermos objeto do sacríficio de Jesus Cristo, porque a nossa fé é mais valiosa que o ouro e a prata, e a riqueza em termos a salvação por meio do filho amada do Deus único e verdadeiro, será revelada qdo Jesus se revelar.

2: Nesta carta Pedro nos exorta a nos comportarmos como sacerdotes em nossas comunidades, nas nossas família, porque através de nossas orações e súplicas estamos oferecendo sacrifícios ao nosso Senhor.
Ainda nesta carta Pedro nos orienta a respeitarmos as autoridades eleitas por Deus, e a praticarmos o bem independente do nosso meio, e sermos povo a parte do mundo. Porque através das nossas boas obras, outras almas também serão salvas e guiadas através do Espírito Santo do Senhor.

Crônicas Cap 19~21

19: Guerra contra os amonitas e arameus, depois do falecimento do rei Naás, Davi enviou mensageiros com presentes para prestar condolências. Só q os conselheiros do novo rei o conveceram q as intenções de Davi, era de espiá-los e dominá-los. Portanto rasparam as barbas dos mensageiros e cortaram suas vestes até as nádegas, voltando humilhados o q causou a ira de Davi, por consequência os amonitas alugaram os serviços dos arameus com seus carros de guerra e cavalaria, para enfrentar Israel. E perderam, pq fugiram dos irmãos Joabe e Abisai os comandantes de Davi, e por fim Davi os enfrentou e os chacinou.

20: Neste capítulo Israel luta contra os filisteus e obtém vitória.

21: Então Davi foi tentado por satanás, e ordenou q Joabe seu principal comandante fizesse um recenseamento, para saber qtos servos ele possuia. Mesmo a contragosto seu subaltermo o obedeceu, mas omitiu as tribos de Levi e de Benjamim. Qdo retornou reportou o resultado, e então Davi caiu em si, e pediu perdão por ter pecado contra o Senhor. E o Senhor usou do seu vidente Gade, para lhe falar que ele possuia três opões de disciplina por causa do pecado;
a) três meses de fome
b) três meses fugindo dos seus adversários com suas espadas
c) três dias da espada do Senhor (ou seja de pragas sobre todo o Israel)
Então Davi preferiu ser disciplinado pela espada do Senhor, e então o povo pereceu com estas pragas, qdo o anjo do Senhor ia adentrar em Jerusalém. O Senhor se apiedou, e Araúna seu servo q morava por perto viu o anjo com a espada nas mãos, ele e seus filhos se esconderam por temor ao Senhor.
Veio então a palavra do Senhor a Davi, dizendo-lhe para oferecer holocaustos na terra deste servo Araúna. Davi então comprou o seu terreno por preço justo, e passou a oferecer holocaustos para o Senhor naquela região.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Jonas Cap 1 e 2

Jonas recebeu a palavra do Senhor para pregar contra a cidade de Nínive porque esta cidade ja havia enchido a ira de Deus. No entanto Jonas se acorvadou e fugiu para o mar, onde pagou uma passagem e la ficou, só que passado algum tempo o mar se agitou de tal maneira que os marinheiros começaram a clamar pelos deuses que eles adoravam de tanto medo. Tiraram a sorte e descobriram que o culpado desta situação era Jonas, e ele assumiu o problema e aconselhou que o jogassem na água, que a tempestade se acalmaria. Sem pestanejar o fizeram no entanto oraram antes e depois ofereceram sacríficios e orações para agradar ao Senhor. Um peixe grande engoliu a Jonas, que ficou por 3 dias e 3 noites aprisionado, orando ao Senhor.

Obadias Cap 1

Neste capítulo o Senhor anuncia a destruição dos edomitas que são descendentes de Esaú, por terem sido idolatras e terem se aproveitado da situação de opressão que se estabeleceu sobre os israelitas.

Amós Cap 9

Neste capítulo o Senhor fala através do profeta que irá julgar a Israel e que o disciplinará, entretanto não o destruirá por completo porque separará entre o seu povo os que o amam e os que não, como quem penera o trigo. Levantará a tenda caida de Davi, consertando o que estiver quebrado, restaurando o seu povo a sua terra. Onde serão o seu povo e ele seu Deus.

Tiago Cap 2~5

2: Paulo neste capítulo nos ensina a não fazermos acepção de pessoas pq Jesus não o fazia.
Além disso Paulo nos recorda que a fé e as boas obras andam de mãos dadas.

3: Neste capítulo o apóstolo nos ensina que devemos nos esforçar para controlar a nossa língua, para que possamos usá-la com fins nobres, afim de exaltar ao nosso Senhor. Também nos ensina que a sabedoria que provém de sentimentos de ambição não é sabedoria, a verdadeira sabedoria provém do alto é pura, amável, compreensiva, cheia de misericórdia, imparcial e sinera. "O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores".

4: Paulo nos exorta vigiarmos os nossos anseios, porque se tudo o que necessitamos vem do Senhor, não ha a necessidade de nos misturarmos ao consumismo desenfreado do mundo. Também nos recorda que não devemos julgar os nossos irmãos, porque só há um Legislador e Juíz que pode salvar e destruir.
Sobre as incertezas nas nossas vidas, devemos sempre colocar nas mãos do Senhor, ou seja se ele permitir seremos bem sucedidos em tal negócio ou viajaremos.

5: Advertência aos ricos opressores, bem só posso dizer que até mesmo eles estão sob o juízo do Senhor, portanto não cabe a nós o julgamento. Devemos ser pacientes frente as dificuldades, como Jó que passou por uma série de problemas, devemos perseverar na fé. Porque o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. Devemos orar pelos nossos irmãos e irmãs, se sentirmos a necessidade de confessarmos os nossos pecados devemos procurar por aquele ou aquela irmã de confiança e de oração.

Crônicas Cap 15 ~18

Nestes capítulos vemos Davi transportar a arca da aliança para sua cidade em Samaria, onde fixou um tabernáculo até que seu filho Salomão construisse um templo. Também acompanhamos o profeta Natã que profere a Davi, a vontade do Senhor para sua vida lhe prometendo que a sua casa seria uma dinastia, onde seus descendentes sempre seriam reis. E lhe concedeu vitória sobre todas as lutas.

Davi permaneceu fiel aos ensinamentos e estatutos do Senhor.

sábado, 19 de novembro de 2011

Amós Cap 7 e 8

Nestes 2 capítulos o profeta Amós tem três visões:
- uma nuvem de gafanhotos que come todas as plantações , onde ele prontamente intercedeu pelo povo com o Senhor, pedindo perdão e suplicando como Jacó viverá. No que o Senhor se arrependeu e declarou que isso não acontecerá.
- um prumo que o Senhor coloca em Israel, dizendo que não a poupará do dia do juízo.

Há uma briga entre o sacerdote Amazias e Amós, porque o profeta entrega a palavra do Senhor, onde Jeroboão será morto pela espada e o povo israelita ficará em desgraça no exílio.

- uma cesta de frutos maduros, onde o Senhor declara que a fome e a sede, que o povo sentirá não sera de comida ou bebida. E sim de ouvir as palavras do Senhor.

Tiago Cap 1

 Nesta carta Paulo orienta aos irmãos para considerarem as tribulações motivos de alegria, pq através da prova de sua fé, sera produzida perseverança.
Para que oremos por sabedoria com fé pq o Senhor certamente se agradará e lhe auxiliará.
Nós como cristãos devemos ser prontos a ouvir, e tardios a falar e a irar-se, pq a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Devemos ouvir a palavra do Senhor e praticar os ensinamentos do evangelho, não nos contentarmos em sermos meros ouvintes.

Hebreus Cap 13

Nesta carta Paulo no incentiva a buscar-mos constantemente imitar Jesus Cristo, em sua solidariedade para com os nossos irmãos, repartindo de um tudo q possuimos, sem nos preocupar pq o Senhor sempre nos provera as nossas necessidades.
Para nos centrarmos nos estudos da palavra, resistindo a novos estudos q nada acrescentam.

No final Paulo fica feliz ao saber que Timóteo foi liberto da prisão, e pede para q os irmãos orem pela sua libertação.

Crônicas Cap 11~14

Nestes capítulos é narrada a história de Davi desde qdo foi ungido pelo povo israelita até na sua tentativa de deslocar a arca da aliança para a sua cidade. Em tudo Davi consultava o Senhor, desde de guerras até como organizar o seu exército.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Amós Cap 4 e 5

Nestes 2 capítulos o Senhor fala a Israel  que os disciplinará por suas iniquidades. E exorta para o que o busquem e terão vida.

Hebreus Cap 11 e 12

11: Nesta carta Paulo nos incentiva através dos exemplos de fé dos patriarcas, a termos fé.
Porque:

Versiculo 6: Sem fé é impossivel agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

12: Já nessa carta Paulo nos consola das tribulações, nos dizendo que como filhos do nosso Pai Celestial, algumas vezes somos disciplinados. Por seu grande amor nos aperfeiçoamos nas dificuldades.
Nas tribulações é q somos nós mesmos, as nossas orações tem valia qdo são sinceras.

Crônicas Cap 7~10

7 e 8: Genealogias de Issacar, Benjamim, Naftali, Manassés, Efraim, Aser e Benjamim.

9: Neste capítulo é falado sobre o período de exílio do povo judeu na Babilônia, sendo disciplinados pelo Senhor por causa de suas iniquidades. Alguns israelitas retornaram a Judá e a Israel, e as suas genealogias são listadas aqui.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Amós Cap 2,3 e 4

Em todos estes capítulos o Senhor está nos dizendo q disciplinará o seu povo por causa das iniquidades de idolatria.

Hebreus Cap 8, 9 e 10

8: Jesus Cristo se torna sumo sacerdote, q se assentou a direita do Pai, tornando-se superior aos anjos qto ao nome q herdou é superior à eles.
Naquela é época o povo israelita estava mais sintonizado com os ensinamentos da Lei de Moisés, que construiu o tabernáculo com as orientações do Senhor. E por estarem tão identificados com o tabernáculo físico, tinham dificuldade de compreender que Jesus Cristo entrou na presença do Senhor como sumo sacerdote, levando o seu sangue como sacrificio, que é muito superior ao de cabras e bodes. Porque através deste sacrifício fomos lavados de nossos pecados, Jesus rompeu com o véu que envolvia o recinto Santo dos Santos do tabernáculo, nos dando a Graça de uma nova aliança. Onde as leis do nosso Senhor estariam escritas dentro do nosso coração, sendo  ele o nosso Deus e nós o seu povo.

9: Paulo continua a comparar os sacerdotes do tabernáculo físico com Jesus Cristo sumo sacerdote, que intervém diretamente como Senhor, por nós.

10: Paulo exorta que nós irmãos pela fé, nos empenhemos em continuar a nossa jornada em Cristo Jesus. Porque fiel é aquele que prometeu, e nós como seu povo se perseverarmos seremos salvos.

Crônicas Cap 1~6

Estes capitulo abordam as genealogias q vão desde Adão até Levi filho de Israel.

domingo, 13 de novembro de 2011

O mover de Deus

Caros amigos e amigas em Cristo Jesus,

Esta semana tem sido difícil por conta das lutas, por isso me resignei em jejuar desde quinta-feira ate hoje domingo e orar.

Ontem eu estava tão cansada do meu trabalho q cheguei até a pensar em não ir a Escola Biblica Dominical, porque antes de ir para lá eu precisava passar na feira para repor uns legumes do delivery. 

Dormi chateada comigo e conversei com o Senhor deitada mesmo, hoje acordei as 7:20 tão disposta como se eu tivesse dormido muito. Me troquei e fui a feira, passei na padaria comprei pão, voltei para casa e separei os 10 kg de arroz q me comprometi com o Senhor para coloborar por uma instituição q recupera dependentes químicos, q  a igreja esta apoiando. Meu esposo acordou e tomamos café juntos, me levou a igreja e ele foi ao seu treino quinzenal com os nossos sobrinhos.

Diante de tudo isto, só posso ser grata, porque mesmo eu sendo fraca o Senhor soprou do seu Espírito sobre a minha carcaça cansada, me reanimando.

sábado, 12 de novembro de 2011

Os novos bezerros de ouro de nosso tempo...

Caros irmãos e irmãs:

Como sabem estou em vias de concluir o meu primeiro ano de estudo da Bíblia, assim q terminar não deletarei os tópicos, e sim acrescentarei novas impressões sobre a Bíblia Sagrada. Esta jornada esta só começando e é vital, q eu tenha as minhas primeiras impressões registradas, para q num futuro próximo me sirvam de referência.

Num destes estudos me recordei da época em q eu não conhecia a Jesus Cristo, e lia vários livros de auto-ajuda de autores norte-americanos "evangélicos" com as suas fórmulas mágicas para a prosperidade.

Até q um dia em meio a vários problemas de ordem material e espiritual, meu pai interviu e me orientou para buscar a Deus, frequentando uma igreja. E a partir daí a minha vida esta sendo transformada pelo Senhor Jesus Cristo diariamente. O meu testemunho de batismo será publicado em breve , porque estou aguardando a cerimônia q sera no dia 27/11/2011 as 18hs.

Reis 1 versículo 26

Jeroboão pensou; " O reino agora provavelmente voltará para a dinastia de Davi.  Se este povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios, no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e vão voltar para o rei Roboão".

versículo 28 "Depois de aconselhar-se , o rei fez 2 bezerros de ouro e disse ao povo: Voces ja subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel que tiraram voces do Egito"

29: Mandou pôr um bezerro de ouro em Betel e outro em Dã.
30: E isso veio a ser um pecado, pois o povo ia até Dã para adorar aquele bezerro.
31: Jeroboão construiu altares idólatras e designou sacerdotes dentre o povo, apesar de não serem levitas.
32: Instituiu uma festa no décimo quinto dia do mês, semelhante a festa realizada em Judá, e ofereceu sacríficios no altar. Ele fez isso em Betel, onde sacrificou aos bezerros q havia feito. Também estabeleceu lá sacerdotes nos seus altares idólatras.
33: No décimo quinto dia do oitavo mês, data q ele mesmo escolheu, ofereceu sacrifícios no altar q havia construido em Betel. Assim ele instituiu a festa para os israelitas e foi ao altar queimar incenso.

O que me leva a pensar no quanto eu era ingênua a ponto de imaginar que a minha vida poderia ser transformada pelo meu esforço próprio, só lendo aquelas orações mágicas q estes livros propõem, ou então fazendo aquelas visualizações de como eu gostaria q a minha vida fosse.

Em nenhum momento algum destes livros me incentivou a frequentar uma igreja, fazendo parte do corpo de Cristo, para aí sim através do Espírito Santo; o Senhor pudesse curar as minhas feridas emocionais e espirituais.

Por isso quando eu estava estudando esta passagem em Reis 2, percebi as semelhanças entre o rei Jeroboão e esses "autores evangélicos", porque a idéia é exatamente a mesma, encorajar as pessoas a buscar bezerros de ouro leia-se livros e palestras, invês de inspirá-las através de testemunhos de vida a buscarem a Jesus Cristo.

 E o que é pior  procurar livros de auto-ajuda, é igual a comer num fast food qualquer, de imediato vc se sente saciado da fome; pouco tempo depois esta faminto.

Ainda falando sobre fome que para mim não é só de comida, pode ser também um complexo de inferioridade, uma necessidade de amparo, tudo isto só mesmo um Pai misericordioso pode nos oferecer através do seu amor, quando nos deu o seu filho único para morrer por nós na cruz do calvário.


Beijos japonéicos,

Paula

Amós Cap 1

Na época em q Uzias era rei de Judá e Jeroboão rei de Israel, Amós criador de ovelhas teve visões sobre Israel. Onde o Senhor julgaria todos os povos vizinhos q tentaram pertubar Israel.

Joel Cap 3

O Senhor julgará as nações q oprimiram ao povo israelitas, além de discipliná-los. Mais uma vez o Senhor reafirma a sua promessa ao povo escolhido, onde ele sera o seu Deus e eles o seu povo.

Hebreus Cap 6 e 7

6: Que todos nós possamos nos recordar continuamente da promessa do Senhor para Abraão ele seria uma grande nação, e este povo escolhido através das suas atitudes de justiça, influenciariam outros povos a adorar somente ao Senhor.

7: Jesus Cristo é sumo sacerdote superior aos sacerdotes da terra, q necessitam também expurgar os seus pecados para depois interceder pelos vivos, além disso Jesus Cristo ja fez o sacrificio pelo nossos pecados antes mesmo de nascermos, ele se sacrificou de boa vontande na Cruz do Calvário, nos comprando por alto preço dos pecados.

Reis 2 Cap 24 e 25

Nestes capítulos vemos a palavra do Senhor se cumprir aos israelitas q moravam em Judá, como foram incitados pelos reis anteriores a Josias, adoraram a outros deuses, chegando ao absurdo de assassinar seus próprios filhos em sacrificio. Os reis q procederam ao rei Davi e o rei Josias, todos fizeram o q desagradava ao Senhor, e por causa deles a ira do Senhor veio sobre o povo, através do rei da Babilônia q levou cativo os da classe média, deixando os pobres relegados a uma vida de servidão. Ou seja a Glória do Senhor é retirada de Israel, para voltar só depois q o povo se arrependeu.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Joel Cap 1 e 2

Nestes dois capítulo o profeta Joel nos declara a vontade do Senhor em disciplinar os israelitas, e o chamado ao arrependimento.

Hebreus Cap 4 e 5

4: Este capítulo Paulo nos ensina a descansarmos no Senhor e a nos apegarmos a Cristo Jesus, porque ele como sumo sacerdote se compadece dos nossos sofrimentos, pq o verbo se fez carne e passou por todas as tentações e sofrimentos q estamos dispostos, sem pecar.

5: Paulo nos ensina como ser sacerdotes, em principio devemos nos recordar q o Senhor chama-nos com um propósito. Da mesma forma q Jesus embora fosse o Deus encarnado, foi chamado a ser sacerdote para sempre. Qdo nos tornamos sacerdotes devemos oferecer sacrifícios pelas nossas falhas, e auxiliar os q estão afastados ou se desviaram do Senhor. Oferecendo orações, súplicas e até mesmo lágrimas diante do Senhor.

Reis 2 Cap 22 e 23

Nestes dois capítulos conhecemos o carater do rei Josias de Judá, ele fez o q o Senhor aprova, sem desviar para a direita ou a esquerda. Depois q encontrou o livro da lei de moisés, rasgou as suas vestes e se humilhou diante do Senhor. Derrubou todos os altares, ídolos q haviam desde Betel a Samaria. E por isso recebeu a palavra profética do Senhor, anunciando q ele não veria toda a desgraça q o Senhor deixaria cair sobre Israel e Judá. Logo houve um confronto entre ele e o rei do Egito, onde foi morto e sepultado com os seus antepassados. Seu filho Jeocaz o sucedeu e fez o q o Senhor reprova foi assasinado e seu irmão Eliaquim assumiu o trono, mudou seu nome para Jeoaquim e também fez o q o Senhor reprova.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Oséias cap 13 e 14

13: Fala-nos sobre a ira do Senhor q irá descer sobre Israel por causa das suas iniquidades.

14: O Senhor os exorta a se arrependerem, pq ele os curará da infidelidade e os amará de todo coração.

Hebreus Cap 2 e 3

2: Esta carta nos alerta sobre o perigo da negliglência do dom da salvação através do sacrifício de Jesus Cristo. Se os anjos por terem se rebelado perante a palavra do Senhor foram confinados ao inferno, qto mais o homem em sua fragilidade se não acatar os designios do Senhor para a sua vida. Jesus Cristo atestou por meio do verbo q se fez carne, todas as tentações e sofrimentos da humanidade, e somente através dele é q temos acesso a trindade: o Pai, o Filho e o Espirito Santo.

3: Jesus é superior a Moisés:
Moisés enquanto viveu louvou e serviu ao Senhor de todo o coração, mas Jesus é maior pq foi atraves dele q até os gentios tiveram acesso a salvação. Moisés foi o construtor da Lei palavra revelado pelo Senhor, mas Jesus nos deu uma maior dimensão a palavra do Senhor, uma vez q ele próprio é o Deus encarnado.

Reis 2 Cap 20 e 21

20: O rei Ezequias de Judá esta muito doente, e o profeta Isaias o visita com a palavra do Senhor dizendo-lhe q era para ele arrumar todas as suas pendências, pq ele iria morrer em breve. No qual o rei abatido com a notícia, chorou e orou ao Senhor pela sua misericórdia. Então o profeta Isaias retornou a sua presença e lhe proferiu q o Senhor lhe acrescentara mais 15 anos de vida. Em uma ocasião o rei Ezequias recebeu mensageiros do rei da Babilônia com presentes e lhe mostrou tudo o q possuia desde ouro até exercitos e terras. O profeta não tardou e lhe disse através da palavra do Senhor, q tudo o q o rei mostrara lhe seria tirado, seus descendentes escravizados.

21: O rei Ezequias faleceu e seu filho Manassés assumiu o trono, entretanto ele re-ergueu altares para Baal e outras divindades, chegando ao cúmulo de queimar o seu próprio filho em sacríficio, e a profanar o templo q Salomão construira para louvar ao Senhor. E veio a palavra profética dizendo q ele provocou a ira do Senhor, e q limpará Judá como quem limpa um prato sujo, virando-o de cabeça para baixo. Manassés foi assassinado pelos seus comandantes e seu filho Amom assumiu o reinado. Amom por sua vez também persistiu nos erros do pai, seus comandantes conspiraram contra ele matando-o. Levando o seu filho Josias a sucedê-lo, não sem antes o próprio povo matar os traidores.

Oséias Cap 10, 11 e 12

Nestes capítulos o profeta Oséias continua comparando Israel à uma criança filha do Senhor, q foi sustentada e alentada e por consequência seduzida pelos ídolos de Baal, sendo levado a adorar bezerros de ouro em Betel e em Dã.

Hebreus Cap 1

Paulo nesta carta nos ensina q apesar da nossa ignorância, arrogância e vaidade, de achar q sustentamos e decidimos a nossa vida. O Senhor é quem nos sustenta diariamente nos provendo tudo o q necessitamos, especialmente a paz q excede todo o nosso entendimento.

domingo, 6 de novembro de 2011

Filemom

Nesta carta Paulo pede para q Filemom receba em sua casa Onésimo filho espiritual do mesmo. Embora Paulo estivesse um pouco apegado a seu irmão de fé e filho, teme q não possa rever os seus irmãos próximos a Filemom, por isso mesmo envia o seu filho espiritual para q anime-os. E pede q acaso este tenha alguma dívida q seja creditado por ele mesmo Paulo.

Tito Cap 3

Nesta carta Paulo informa a Tito, q deve exortar aos irmãos a serem pessoas mansas, ou seja q respeitam as autoridades, sejam pacíficos, amavéis e não caluniem a ninguém.
Porque houve tempo em q todos fomos insensatos e desobedientes sendo escravisados por todos os tipos de paixões e prazeres. Mas através do Espírito Santo do Senhor, q foi derramado sobre nós através de Jesus Cristo, somos justificados pela Graça, e para q nos tornemos herdeiros do Senhor, precisamos nos empenhar na jornada com Cristo Jesus.

Evite sobretudo discussões sobre a Lei e genealogias, pq essas coisas são inúteis e sem valor. Qto aquele q provoca divisões o advirta até 2 vezes, se insistir em provocá-lo, rejeite-o porque o mesmo esta em pecado.

Reis 2 Cap 17, 18 e 19

17: o último rei de Israel Oséias foi derrotado pelo rei da Assíria, e o povo israelita foi retirado de Samaria e posto em outro país ficando exilados por causa de suas iniquidades de idolatria. Por outro lado o rei da Assíria se preocupou em povoar Samaria, enviando outros servos dele e como também eram idólatras, o Senhor enviou leões no meio deles que os mataram. De forma q trouxeram um sacerdote israelita para ensiná-los a prestar culto ao Senhor, coisa q realmente o fizeram mas mantiveram também o culto a outros deuses.

18 e 19: Houve um rei de Judá de nome Ezequias, q fazia o q era agradável ao Senhor, derrubou os altares idólatras e até mesmo a serpente q Moisés levantara . E confiava plenamente no Senhor, como foi cercado pelo rei da Assíria, num primeiro instante tentou pelejar. Foi derrotado, e sugeriu uma trégua, onde enviaria toda a prata e ouro q dispusesse. Não satisfeito com as posses o rei da Assíria enviou um comandante, q veio até os portões do palácio convencer aos israelitas de Judá, a se renderem, deixando de confiar no Senhor. Ezequias qdo soube da humilhação do seu povo rasgou a suas vestes, e seus subordinados também fizeram o mesmo, e foram buscar a Deus através do profeta Isaías. Q o Senhor respondeu q estaria com ele, e que aquelas blasfêmias não tinham importância, e que ele convenceria o rei da Assíria a bater em retirada.
O anjo do Senhor matou a maioria do exército do rei da Assíria, coagindo-o a bater em retirada.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Oséias Cap 8 e 9

Nestes dois capítulos o Senhor anuncia o castigo q caíra sobre Israel por ter se prostituído a deuses estranhos.

Tito Cap 1 e 2

1: Nesta carta Paulo envia instruções a Tito seu outro filho espiritual q esta em Creta da Grécia. Onde ele o alerta sobre os circuncisos doutores da lei q tem distorcido a doutrina de Cristo Jesus, para q ele institua presbíteros q sejam maridos de uma só mulher, honesto, q não seja orgulhoso.

2: Paulo ainda acrescenta a Tito q ensine os homens mais velhos e as mulheres mais velhos, a serem moderados, dignos de respeito, sensatos, as mulheres q sejam reverentes na sua maneira de viver, nem sejam escravas do vinho e da murmuração, tendo a sua casa sempre a trabalhar e agir com bondade p/ com as pessoas. Tudo isto para servir de exemplo aos mais jovens de forma q aprendam através do bom exemplo.

Reis 2 Cap 15 e 16

15: Uma sucessão enorme de reis de Judá e Israel, passaram pela terra, alguns fizeram em parte o q aprova o Senhor não derrubando os altares q o povo oferecia holocaustos e os bezerros de ouro em Betel e em Dã.

16:Mais uma sucessão de reis tolos, q incentivavam o povo israelita a cometer iniquidades.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Oséias Cap 5~7

Nestes capítulos vemos o Senhor falar a Israel q retirará deles a sua cobertura e os disciplinará, mas q agira com misericordia assim q se arrependerem.

Timóteo 2 Cap 3 e 4

Nestes dois capítulos o apóstolo Paulo, previne a Timóteo p/ se distanciar das pessoas q não edificam e são dados a orgias de puro prazer. Para se manter nos ensinamentos de Cristo Jesus. Pede para q venha o qto antes visitá-lo pq foi abandonado pelos irmãos q o assistiam, ficando somente Lucas, e envia saudações aos outros irmãos de fé.

Reis 2 Cap 13 e 14

- Durante o reinado de Joás em Judá, reinou Jeocaz filho de Jéu em Israel, e permaneceu fazendo os mesmos pecados da era de Jeroboão. Num momento de aflição Jeocaz procurou pelo Senhor pq a opressão de Hazael rei da Síria sob os israelitas era demais, e o Senhor o ajudou. Jeocaz faleceu e seu filho Jeoás foi seu sucessor.

- E a história se repetiu novamente com Jeoás repetiu novamente as iniquidades de Jeroboão. Naquela época o rei da Síria continuava a ameaçar Israel, e o profeta Eliseu ja era de idade avançada e estava doente, o rei Jeoás foi visitá-lo. E o profeta o orientou a pegar um arco e algumas flechas, onde atirou-as pela janela para o leste. Esta flecha é a vitória sobre a Síria, em seguida o profeta o orientou a esmagar as flechas, mas Jeoás esmagou apenas 3 vezes, no q o profeta ficou aborrecido. Pq só teria 3 vitórias sobre a Síria, se tivesse esmagado as flechas mais vezes, teria os teria aniquilado.

14:Neste capítulo Amazias rei de Judá reinou e fez o q era agradável ao Senhor, entretanto não derrubou os altares a deuses estranhos. Matou os assassinos de seu pai, mas poupou seus filhos, pq os filhos não devem pagar pelos pecados de seus pais de acordo com a lei de Moisés. Venceu os edomitas, e tava tão arrogante q ainda desafiou a Jeoás rei de Israel, onde foi alertado pelo mesmo p/ não provocá-lo pois de certo iria perder. Dito e feito não só perdeu como foi humilhado sua cidade saqueada.
Jeoás faleceu e seu filho Jeroboão o sucedeu. Amazias ainda viveu um pouco a mais, e foi vítima de conspiração dos seus comandantes, e seu filho Azarias o sucedeu.

Oséias Cap 1~4

E veio a palavra do Senhor a Oséias, na época do rei Jeroboão de Israel. Este rei incentivou os israelitas a cultuarem à 2 bezerros de ouro em Betel e em Dã, p/ q os mesmos não fizessem a peregrinação até Jerusalém e celebrar ao Senhor com holocaustos. Pois temia q se continuassem a cultuar o Senhor, se distanciassem dele, e requeririam a um descendente de Davi. Ou seja para manipulá-los com facilidade, inventou um culto ao falso Deus, próximo dele próprio. O q causou a ira do Senhor contra os israelitas, pq mesmo testemundo as suas obras, ainda perdiam tempo c/ falsidades.

O Senhor impele Oséias q tome uma mulher adúltera onde há uma metáfora dela ser Israel corrompida pela idolatria. Então há várias passagens onde o Senhor fala sobre as iniquidades de Israel q serão punidas, tal qual uma mulher adúltera, despojada de seus bens, e após duro abandono a mulher adúltera procuraria pelo marido e haveria a reconciliação.
Ou seja mais uma vez o Senhor esta afirmando a promessa p/ o seu povo, onde ele será o seu Deus.

Timóteo 2 Cap 1 e 2

1: Nesta carta Paulo sente saudades de Timoteo, q era como um filho da fé. E o incentiva dizendo q Deus nãos lhes deu espírito de covardia, mas de poder, amor e equilibrio. Para não se envergonhar de testemunhar pelo Senhor, pq ele é prisioneiro dele, pede q suporte c/ ele as perseguições, segundo a vontande de Deus. Pq eles não foram chamados pelo Senhor pelas suas boas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça por Jesus Cristo.

2: Paulo ensina a Timóteo a se fortificar em Cristo Jesus, como soldado dele, e não se perder em conversas q não edificam e prazeres da juventude. Pq se morrermos c/ Cristo, somos ressucitados c/ Ele, se o negarmos ele tbém nos negará, se perseverarmos c/ Ele nós reinaremos, se somos infiéis, Ele permanece fiel pq não pode negar-se a si mesmo.
Q como cristãos devemos perseverar p/ sermos vasos bons e dignos ao Senhor. Transmitindo à todos através dos gestos, q somos o povo de Deus, e q a salvação é para todos q aceitarem a Cristo Jesus.

Timóteo Cap 6

Nesta carta o apóstolo orienta a Timoteo, q se lute o bom combate, não se distraindo com as posses materiais ou amor, tendo uma mente em Cristo Jesus.

Reis 2 Cap 9~12

O profeta Eliseu oreintea a um dos seus discipulos q procure por Jéu um comandante de Jorão rei de Israel, e q o unja como  rei de acordo c/ a palavra do Senhor.
Então Jéu cumprindo a palavra do Senhor extermina a família de Acabe e Jezabel e até o rei Acazias de Judá. Acabou com os adoradores de Baal e suas colunas, mas persistiu no erro de seu antecessor Jeroboão, mantendo os bezerros de ouro em Betel e em Dã.

Com a morte de Acazias rei de Judá, sua mãe Atalia matou todos os seus netos, exceto um q sua filha Jeoseba escondeu, de nome Joás. Passado algum tempo conseguiu apoio por parte dos sacerdotes e assumiu o trono, matando a sua avó Atalia.
Joás como rei fazia o q era agradável ao Senhor, mas não extinguiu os altares dos outros deuses, entre o seu povo. Naquela época Hazael rei da Síria tencionou atáca-lo e ele lhe ofertou ouvo e prata, pela segurança de seu povo. Empreendeu uma reforma no templo do Senhor, e anos mais tarde foi assassinado pelos seus próprios oficiais. Seu sucessor foi o seu filho Amazias.

Motivo da minha ausência nestes 2 dias...

Caros amigos (as) na caminhada com Cristo Jesus,

No domino dia 30/10/2011 caiu uma chuva fraca aqui na minha cidade, mas ja foi o suficiente para queimar o modem e o roteador. Nos deixando sem net, ate q hoje veio o entregador da Telefônica, para nos deixar um novo modem. Qto ao roteador o meu marido comprou no domingo mesmo.

Agora estou retomando os estudos bíblicos com força total!!!