sexta-feira, 13 de maio de 2011

Números Cap 21 e 22

21: Neste capítulo os israelitas estão em peregrinação no deserto qdo um rei cananeu da banda do sul, fica sabendo. E aí ele manda o seu exército ir a frente de Israel e subjugá-lo, tanto que leva alguns cativos. Entretanto Israel entra em concordância com a vontade Deus, lhe pedindo para que dê vitória, assim exterminaria ao povo cananeu da banda sul. E o Senhor Deus os deu vitória.

O povo israelita se angustia novamente ficando murmurando denovo, o Senhor envia serpentes ardentes que matam alguns israelitas. Que reconhecendo o pecado de murmuração contra o Senhor e a Moisés pede perdão em oração, deste modo o Senhor orienta a Moisés para que faça uma serpente de metal e põe sobre uma haste, para que todo aquele que for mordido olhar para a de metal, volte a vida.

Durante a jornarda dos israelitas, lutaram com o povo de Siom, que lhe negaram passagem pacífica. E depois lutaram com o rei de Basã. E de todas as terras com quem guerreavam, se tornavam propriedade dos israelitas.

22: Neste capítulo os israelitas em suas peregrinações estão próximos da região de Moabe da banda do Jordão de Jericó. E o rei Balaque toma conhecimento de todas as pelejas que ganharam e dominaram a terra, com medo pede ajuda ao rei vizinho de nome Balaão.
Balaão por outro lado muito prudentemente não responde a comitiva do rei de primeiro, se coloca em meditação sobre o assunto, em troca da ajuda para expulsar os israelitas, o rei Balaque esta lhe prometendo mundos e fundos. No que o Senhor aparece a Balaão lhe dizendo para não se associar a Balaque, pq os israelitas são um povo é dele. A comitiva de Balaque continua insistindo várias vezes, mesmo depois de serem recusados. Até que o Senhor aparece mais uma vez a Balaão lhe orientando que se o chamarem denovo, que deve ir com eles e falar somente o que o Senhor o orientar.

Na manhã seguinte sem ter sido convidado pela comitiva de Balaque, Balaão faz as malas, cela a sua jumentinha para visitar o rei vizinho. O que causou a ira do Senhor, tanto que no caminho o anjo do Senhor aparece por 3 vezes para matá-lo, e a sua jumentinha desviou do caminho todas as vezes para preservar a vida de Balaão. Em todos estes eventos Balaão socou a jumentinha, na terceira vez o Senhor abriu a boca da jumentinha, e esta lhe contou o ocorrido e questionou pq tamanha brutalidade.
Em seguida o Senhor abre os olhos de Balaão, de forma que ele consegue enxergar o anjo do Senhor,  e também o questiona pela brutalidade com a jumentinha  de modo que Balaão se arrepende. E o Senhor o orienta a continuar o seu percurso e assim que estiver na presença do rei Balaque, falar somente o que o Senhor lhe dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário