domingo, 16 de outubro de 2011

Reis Cap 17,18 e 19

17: E naqueles tempos em de discórdia, guerra e adoração a outros deuses, o Senhor levantou como profeta Elias natural de Gileade. Ocorreu que veio a palavra do Senhor dizendo-lhe que não faria chover exceto pela a sua palavra, como forma de punir as iniquidades dos israelitas. Desta forma o profeta bebia água de um riacho e os corvos levavam comida para ele, até que o riacho se secou e o Senhor o orientou a ir a uma cidade próxima onde vivia uma viúva que o acolhereria. Esta víuva mesmo passando por necessidades veio ajudá-lo só ficou preocupada em relação a sua despensa que não era farta, e a sua farinha e azeite já estavam no fim, e ainda possuía um filho. Veio a palavra por parte do Senhor dizendo que não iria faltar provisão em sua mesa, e assim o foi. Entretanto seu filho adoecera e morrera deixando-a muitíssimo tristo, e ela foi procurar pelo profeta que orou pelo menino, deitando-se em cima dele por 3 vezes, o Senhor se compadeceu de sua angústia e o ressucitou.

18:Depois de 3 anos de seca, veio a palavra do Senhor ao profeta Elias onde o ele deveria se apresentar a Acabe q era rei de Israel, e o Senhor faria vir a chuva.  A fome era grande o rei convocou Obadias q era responsável pela administração do palácio, para liderar expedições atrás de água. Obadias escondeu por conta própria e temor ao Senhor 100 profetas, pq naquela época Jezabel esposa do rei ordenou q matassem a todos os servos do Senhor. Indo Obadia numa dessas expedições em busca de água e pasto para os cavalos e mulas, encontrou-se com Elias. E se prostou no chão em respeito perguntando o que ele gostaria que seu servo fizesse, Elias expõe a vontade do Senhor de q ele se encontre c/ Acabe no monte Carmelo, junto todos os seus profetas, sacerdotes adoradores de Baal.

Esta passagem é interessante pq  Elias desafia Israel a se decidir  entre o Senhor e Baal, fazendo altares para ambos no monte Carmelo, onde 2 bezerros seriam sacrificados e assados como holocausto. Resumindo a turma de adoradores de Baal gritou, experneou se mutilou e nada aconteceu. Por outro lado Elias consertou o altar para o Senhor colocando as 12 pedras em homenagem as 12 tribos de Israel, fez uma vala onde depositou muita água em cima da lenha e do bezerro cortado, se prostou no chão em oração. E o Senhor prontamente incendiou o altar, fazendo evaporar toda a água da vala. Desta forma os israelitas creram novamente no Senhor, e aprisionaram os idólatras exterminando-os.

Elias então orienta a Acabe que vá comer e beber pq uma grande chuva se aproxima, se prosta novamente diante do Senhor, e seu servo vigia 7 vezes até que avista uma nuvem pequena vindo do mar. Neste instante Elias ordena que Acabe arrume logo o seu carro, pq grande chuva já esta em vias de chegar, e o profeta saí correndo a frente do carro do rei.

19: Tendo sabido de todos estes acontecimentos Jezabel se dispõe a matar Elias a todo custo. Elias por outro lado ficou com medo e fugiu para o deserto, deixando o seu servo em Berseba de Judá. No deserto encontrou uma árvore deitou-se embaixo dela e orou pedindo a morte, pq já estava cansado, pois não era melhor que os seus antepassados. Nisto o Senhor enviou um anjo que o tocou e o ordenou que ele acordasse e se alimentasse, pq a sua jornada seria muito longa. Com novo ânimo Elias caminha por 40 dias e 40 noites até que chegou ao monte Horebe, onde encontrou uma caverna para se abrigar. E o Senhor lhe aparece e o questiona o pq dele estar ali, e ele se justifica dizendo que os israelitas rejeitaram a sua aliança, mantando a espada todo profeta do Senhor, e ainda o estão perseguindo querendo matá-lo. O Senhor então o ordena saia e fique na presença do Senhor, e soprou o seu espírito de uma força tal que despedaçava as rochas e pedras, inflamava o ar com fogo, fazia tremer todo o chão. E o Senhor o questiona mais uma vez, e o orienta a ir ao deserto de Damasco, onde deverá ungir Hazael como rei da Síria, Jeú como rei de Israel e Eliseu como seu sucessor. E Jéu matará todo aquele q escapar da espada de Hazael e Eliseu matará todo aquele q escapar da espada de Jéu. E apesar de tantos israelitas idólatras, o Senhor conseguiu separar 7.000 que se recusaram a abandona-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário