quinta-feira, 28 de julho de 2011

Atos Cap 14 e 15

14: Neste capitulo Barnabé e Paulo estão pregando a palavra do Senhor em Icônio nos templos dos judeus, e mesmo muitos tendo se convertido a fé cristã, alguns judeus e gentios se aliaram e a passaram a persegui-los. De modo que fugiram para uma cidade vizinha de nome Listra, onde havia um homem coxo desde o nascimento estando cheio de fé, Paulo o chamou e disse-lhe para que andasse. Só que como se tratavam de gregos, creio eu, então logo os relacionaram a Júpiter e a Mercúrio, e queriam fazer sacríficios de animais em seus nomes. Paulo e Barnabé rasgaram os seus vestidos, impedindo tal transgressão ja que também são homens, e que o único Deus digno de glória é o Senhor Jesus Cristo.
Só não contavam que os judeus e gentios de Icônio estavam em seu encalço, e apedrejaram a Paulo levando-o para fora da cidade, e mesmo assim Paulo e Barnabé continuaram a pregar a palavra de Deus, na Antioquia, Icônio, Listra e Derbe.
" Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."

15: Neste capítulo há uma contenda entre os discípulos de modo que Barnabé e Paulo voltam a Jerusalém para pedir conselho, sobre a questão da circuncisão entre os gentios convertidos. E então os apóstolos se reunem com os anciôes e decidem através de Pedro, que o Senhor através daquela visão onde purificava os animais impuros segundo as leis da época de Moisés, que os gentios estavam purificados e também haviam recebido o Espírito Santo, em seus corações. E ainda Pedro aconselha que sejam levados para ajudá-los na missão a Antioquia os apóstolos Silas e Judas.

Passado algum tempo, há a separação de Barnabé e Paulo, onde Paulo sugere a Barnabé que eles visitem as igrejas que eles haviam plantado no campo missionário. E Barnabé por outro lado, concordou e insistiu em levar João Marcos, só que Paulo não concordava em levá-lo pq ele ja havia abandonado uma missão anteriormente. Então Barnabé foi com João Marcos até o Chipre, e  Paulo foi com Silas visitando as igrejas na Síria e adjacências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário