terça-feira, 12 de julho de 2011

Josué Cap 14 ate 17

14: Este capítulo nos relembra expecificamente de Calebe que foi um dos homens escolhidos ainda por Moisés para espionar a terra de Canaã, e embora todo o povo murmurasse ele se manteve no caminho do Senhor, dizendo para se animarem que o Senhor ja havia lhes dado vitória. Naquela época Calebe tinha 45 anos, e o Senhor o abençoou enormemente lhe prometendo a terra em pisava na ocasião que era o monte Hebrom, por outro lado castigou os israelitas murmuradores fazendo-os peregrinar por 40 anos no deserto. E agora nos tempos de Josué, Calebe agora com 85 anos relembra a promessa do Senhor, e se põe a disposição como outrora para fazer a obra do Senhor. De modo que o Senhor honrou a promessa através de Josué, dando lhe Hebrom como herança.

15: Este capítulo também nos fala ainda da partilha da herança entre as 9 tribos e meia.

16: Este capítulo nos fala da tribo de Efraim por parte de José, onde eles ganharam uma parte de Canaã mas não expeliram os cananeus, que os pagavam impostos pelas terras.

17: Neste capítulo a tribo de Manassés por parte de José, recebe uma terra vizinha da tribo de Efraim onde havia muitos cananeus os fizeram pagar impostos, mas como a tribo era muito numerosa foram até Josué pedir mais terra inclusive se queixaram dos armamentos cananeus. E então Josué concedeu as terras da montanha, e os instruiu a expelirem os cananeus ainda que sejam fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário