sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Samuel Cap 1 e 2

No primeiro capítulo conhecemos Ana e Penina esposas de Elcana um efraita judeu, eis que Penina lhe havia dado muitos filhos e Ana que era a sua amada ficara estéril. E todos os anos a família de Elcana peregrinava de Ramá a Siló, onde ocorria uma das festas judias para celebrar ao Senhor.

Ana entrou na tenda da congregação e como estava muito angustiada orou ao Senhor lhe pedindo um filho, e que este filho seria dedicado ao Senhor desde o nascimento, sendo nazireu e aprendiz de sacerdote. Eli era o sacerdote da época, e percebeu a presença de Ana, e como ela mexia os lábios e não emitia som, imaginou que estivesse embriagada pelo vinho. E então a abordou dizendo para largar o vinho, e ela o respondeu que estava orando pq estava muito angustiada, e que não havia bebido nenhuma bebida alcólica. Então o sacerdote Eli a abençou, para que o Senhor escutasse a suas preces.

Passado algum tempo nasceu o seu filho primogênito Samuel, e então ficou com a Ana até o desmame, e desde de menininho foi consagrado ao Senhor. Entretanto os filhos do sacerdote Eli, eram ímpios e não respeitavam os holocaustos oferecidos pelos israelitas, e ainda profanavam a tenda da congregação dormindo com várias mulheres. Um dia o Senhor enviou um profeta, que anunciou a desgraça da família do sacerdote Eli, por causa das transgressões cometidas por seus filhos.
Se por um lado a família de Eli estava desagradando ao Senhor, Samuel se destacava desde de pequeno no ofício de aprendiz de sacerdote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário