terça-feira, 16 de agosto de 2011

Samuel Cap 5 ~8

A arca da aliança foi tomada pelos filisteus que a depositaram no templo do seu deus Dagom na cidade Asdode, onde o Senhor através da arca da aliança, derrubou várias vezes a estátua deste deus, e ainda instalou pragas onde quer que fosse depositada, desde Asdode até Ecrom, domínio dos filisteus. Depois de serem assolados por todas estas desgraças, decidiram procurar adivinhos para orientá-los como deveriam fazer a devolução. Foi decidido que a arca seria transportada por vacas e bezerros a frente de uma carroça, chegando até a cidade de Bete-Semes, onde o povo judeu muito se alegrou e alguns incautos morreram por espiar o que havia dentro da arca. Deste modo enviaram mensagens aos levitas de Quiriate-Jearim, que vieram buscá-la, ficando depositada por lá cerca de 20 anos.

Samuel subjuga os filisteus em Mispá junto a congregação, orientando o povo judeu a idolatrar e louvar somente ao Senhor, se livrando de ídolos e postes sagrados. Os filisteus por outro lado ficaram sabendo do ajuntamento dos israelitas e foram atacá-los, mas o Senhor lhes garantiu a vitória, e Samuel governou Israel como juíz e conseguiram libertar muitas cidades israelitas dos filisteus.
Samuel já velho possuia 2 filhos que eram líderes de Israel, só que não andavam nos caminhos do Senhor, e o povo judeu clamava por um rei para serem iguais as outras nações. Samuel ora ao Senhor pedindo aconselhamento estando meio triste pois se sentia rejeitado, e o Senhor lhe falou dizendo-lhe que os israelitas não tinham rejeitado e sim ao Senhor que governava as suas vidas; e ainda lhe acrescentou dizendo que ele devia cumprir o pedido deles mas antes esclarecer os custos de um rei sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário