domingo, 16 de janeiro de 2011

Leitura de Mateus do Cap 01 ~07

Cap 01: Este capitulo começa abordando a genealogia de Jesus Cristo, sendo 14 gerações desde de Abraão até Davi, desde Davi até a deportação para Babilônia 14 gerações, desde a deportação para a Babilônia até Cristo 14 gerações.

Sobre o nascimento de Jesus Cristo; estando Maria desposada de José, ocorreu que concebeu do Espírito Santo. José como era justo e não queria difamá-la, tencionava abandoná-la. Eis que o anjo do senhor aparece em sonho, informando que Maria concebera do Espírito Santo, conforme foi profetizado pelo Senhor. E que este filho se chamaria Jesus, e que ele salvará os pecados do seu povo. José obedece e toma Maria por esposa, entretanto não a conhece até o nascimento de seu primogênito.

Cap 02:

E tendo nascido Jesus em Belém na Judéia, sob o governo do rei Herodes. Eis que os príncipes do Oriente respondem ao chamado do nascimento do Messias, o rei Herodes os chama em segredo e diz que assim que encontrarem o menino para o avisarem, para que ele possa adorá-lo também. Entretanto a estrela que os guiou até Jesus se adiantou, e os príncipes-magos o encontraram e lhe presentearam com: ouro, incenso e mirra. E sendo eles avisados por sonho da estratégia do rei Herodes em assassinar Jesus, fizeram um caminho alternativo para não encontrá-lo.

Aconteceu pois que o anjo do senhor, avisou José para que fugisse para o Egito com Jesus e Maria, e só saísse de lá quando fosse avisado. Herodes promoveu uma matança, exterminando todos os meninos com idade abaixo de 2 anos. Passado algum tempo, Herodes morreu, e o senhor avisou a Jose por sonho para que retornasse a Israel. José ficou apreensivo pois o novo governante era filho de Herodes, então o Senho o orientou a se instalar na Galiléia, numa cidade chamada Nazaré. Cumprindo mais uma vez as professias, de que o salvador seria chamado Nazareno.

Cap 03:

João Batista cumpriu com a professia de Isaías, e foi preparando o caminho para o nosso salvador. Promovia batismos na água no rio Jordão. Eis que Jesus de Nazaré o procura para ser batizado, e João resiste pois não se considera digno de tal tarefa e que ele precisa ser batizado por Jesus. Jesus lhe insiste e então João Batista consente em batizá-lo. E saindo Jesus de dentro das águas do rio Jordão, o céu se abriu e Deus disse: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.

Cap 04:

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto em uma provação, ja que jejuava havia 40 dias e 40 noites. Jesus resistiu a tenção do diabo, expondo-lhe a palavra de Deus.
Sabendo que João Batista foi prezo na Galiléia, Jesus saiu de Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima. E passou a encontrar os seus primeiros discipulos, Simão (Pedro), André, Tiago e João.


Cap 05:

O sermão da montanha, que é tão profundo na minha opinião que merece ser lido mais vezes. Jesus complementa todos os mandamentos conhecidos, e nos inspira a sermos mais parecidos com Deus nosso criador.

Cap 06:

Continuação do sermão da montanha, onde Jesus nos ensina como orar, a perdoar e como devemos nos portar mediante as posses materiais.

Cap 07:

Nesta última parte Jesus nos ensina a reconhecer os falsos profetas pelo fruto, e que devemos edificar a nossa casa em Deus que é a nosssa rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário