domingo, 16 de janeiro de 2011

Leitura do livro de Esdras Cap 01~07

Cap 01:
Ciro o rei da Pérsia, convida os judeus a edificarem uma casa para o Senhor em Jerusalém. Retirou de suas próprias riquezas para edificação da casa do Senhor, inclusive os vaso que NabucoDonosor havia roubado e colocado em templos de falsos deuses.

Cap 02:

Este capitulo é uma lista das famílias que voltaram da Babilônia para Jerusalem. Cada qual contribuiu com ouro e prata para edificação da casa do Senhor, muitos entre eles se diziam sacerdotes, e aconteceu que quando procuraram nos registros das genealogias não os encontraram. Logo o rei institui que não se comesse das coisas sagradas, até que um sacerdote com Urim e Tumim.

Cap 03:

O povo hebreu se regojiza com a construção da casa do Senhor, com a chegada dos sacerdotes, são feitos os holocaustos de acordo conforme a instituição do rei Davi. São postos alicerces, e a alegria do povo se confunde com as vozes de choro.

Cap 04:

E sucedeu que os conselheiros do reino de Assueros, escreveram para o rei Artaxerxes dizendo que o povo hebreu se instalara em Jerusalém e que estavam, a consertar a cidade e a edificar a casa do Senhor. E que isto prejudicaria a sua administração, que era um povo rebelde que não pagava impostos. Que bastava buscar o livro de crônicas do seu povo, e constataria que era verdade.
Desse modo a edificação da casa do Senhor, foi interrompida para ser retomada apenas no segundo ano do rei Dário.

Cap 05:

Eis que surgem Ageu e Zacarias os profetas, que incentivam o povo para edificarem a casa do senhor. Logo o povo se mobiliza e continua com a obra, são questionados pelo governador do rio local. Mandam uma carta para o rei Dario, contando que o rei Ciro ja havia permitido a edificação da casa do Senhor. Inclusive devolvendo o que Nabucodonosor havia saqueado de Jerusalém. Pediram para que ele procurasse em seus registros, a ordem dada pelo rei Ciro.

Cap 06:

O rei Dário, constata que era absoluta verdade, sobre a lei que o rei Ciro decretou, e ordenou ao governador do rio local para que se dessem ovelhas, azeite, vinho e sal e tudo mais que os hebreus necessitassem para edificação da casa do senhor. E que como combinado pagariam os seus impostos, e ainda orariam pelo seu bem-estar e o de sua família. A casa do senhor é edificada a tempo da Páscoa, e todos os que eram cativos se reunem e regojizam na presença do Senhor Deus.


Cap 07:

O rei Artaxerxes envia Esdras que era escriba hábil na lei do Senhor, para Jerusalém a fim de proclamar através de édito a favor dos hebreus. De forma que a casa do Senhor seja mantida de holocaustos com ouro e prato do rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário