sexta-feira, 1 de abril de 2011

João Cap 21

Neste capítulo Jesus aparece uma terceira vez a seus discipulos junto ao mar de Tiberiades. Estavam Simão Pedro, Tomé, Tiago e João (os filhos de Zebedeu), e outros dois discípulos; e decidiram ir pescar com Simão Pedro à noite, e não conseguiram achar nenhum peixe.

Então sendo manhã, Jesus os esperava a costa, e lhes questionou se tinham algo para comer. No que lhe responderam que não tinham nada, e sem reconhecer a Jesus. Jesus os orienta aonde há muitos peixes, e seus discipulos jogam uma rede que vem farta de peixes.  Então aquele discipulo a quem Jesus amava disse este é o Senhor, e Simão Pedro que estava nu, se vestiu rapidamente e se jogou no mar.

Jantaram todos juntos, e Jesus questiona se Simão Pedro o amava três vezes. E na última vez Pedro responde, o Senhor me conhece e sabe que eu o amo. E Jesus lhe respondeu: Apascenta as minhas ovelhas.

Na minha opinião este capítulo onde Jesus após a ressurreição aparece à seus discípulos, esta sondando se eles estão vigilantes nos ensinamentos que ele deixou. E quando declaram que é o Senhor, Pedro esta nu (no meu entendimento acho que quer dizer que esta oscilando na fé), porque ele se envergonha tal como Adão no Jardim do Éden do Senhor Deus. Acho que também a pescaria é uma metáfora, da evangelização do povo. Porque os seus discipulos sem ele Jesus, ficaram meio perdidos, e qdo ele orienta onde deverão pescar é que são bem sucedidos. Por isso mesmo, Jesus questiona o quanto Pedro o ama três vezes. E lhe pede para que apascente as suas ovelhas, ou seja que continue a disseminar a palavra do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário