terça-feira, 5 de abril de 2011

Provérbios Cap 1,2,3,4,5

Cap 01:Neste primeiro capítulo vemos que quem escreveu os provérbios foi Salomão filho de Davi, é importante atentar para esses detalhes, a fim de compreender o contexto histórico da época. Aqui Salomão exorta o quão importante é dar valor a palavra de Deus.

Cap 02: Neste capítulo Salomão nos diz que aquele que clamar por sabedoria e inteligência alcançara a voz de Deus. E que devemos procurar por Deus como quem procura a prata ou um tesouro escondido. Assim poderemos compreender o temor de Deus e o conhecimento de Deus.

Cap03: Neste capítulo Salomão nos diz para que confiemos em Deus, para reconhecermos a Deus em nossos caminhos que ele os indireitará, para que não pequemos em vaidade de sabedoria antes devemos temer ao Senhor Deus. Para também aceitarmos as lutas, dificuldades como se Deus na figura de um pai estivesse nos disciplinando.

Cap 04: Neste capítulo Salomão faz uma metáfora do filho que obedece ao pai e guarda os seus ensinamentos, como devemos ser com relação a Deus. Temendo ao Senhor Deus, ou seja, obedecendo-o os seus mandamentos e nos apartando dos ímpios.

Cap 05: Neste capítulo Salomão orienta-nos para que não nos deixemos ser seduzidos pela mulher estranha, ( que quer dizer para os tempos atuais coisas que não nos edificam, podem ser costumes, bens e até mesmo atitudes). E que devemos nos manter fiéis a nossa esposa (mais uma vez uma metáfora, onde a esposa é a igreja de Jesus).

3 comentários: