terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Crônicas 2 Cap 11~15

11: Depois q Jeroboão foi nomeado rei de Israel, Roboão filho de Salomão recrutou alguns israeltias para combatê-lo, e então veio a palavra por parte do Senhor ao profeta Semaías lhe alertando q tudo o q acontecera desde Jeroboão ser nomeado rei e a Roboão ficar com o reinado de Judá e da tribo de Benjamim, foi a vontade do Senhor.
Muitos levistas e sacerdotes do Senhor migraram de Israel para Judá, pq Jeroboão além de não reconhecê-los como autoridades espirituais, ja estava levantando altares idolatras.

E então os seus homens se apazaguiram, e Roboão tratou de fortificar e reconstruir as cidades do seu reino de Judá e as cidades das tribos de Benjamim. Ao todo Roboão teve 18 esposas e 60 concubinas, 28 filhos e 60 filhas. Naquela época era costume q o homem q tivesse várias esposas e concubinas, e o filho daquela a quem ele amava, era o seu herdeiro. Neste caso foi Abias filho de Maaca, a quem Roboão prevaricou entre os irmãos.

12: O culto ao Senhor durante o ínicio do reinado de Roboão durou apenas 3 anos, e tendo ele rejeitado aos ensinamentos de seu pai Salomão. Então o rei do Egito invadiu Juda e Jerusalém, destruindo as fortificações q este fizera. E veio a palavra do Senhor novamente através do profeta Semaías alertando a Roboão q o abandonou e por isto, estava em forte tribulação. De modo q Roboão e os líderes de todo Israel, se humilharam perante ao Senhor. E então a palavra do Senhor veio, e lhes disse q por terem se arrependido seria misericódioso para com eles, dando livramentos, mas q viveriam durante algum tempo sob o jugo de seus inimigos. Para saberem a diferença entre servir ao Senhor e a um povo estrangeiro hostil.
Roboão falece e então o seu filho Abias assume o trono.

13: Abias entra em confronto direto com Jeroboão, e o Senhor o apoia garantindo a vitória. Por causa dos pecados de idolatria q Jeroboão induzira o povo israelita, a adorar bezerros de ouro.
Abias por sua confiança no Senhor é vitorioso e tem filhos,  qual Asa o sucede após a sua morte.

14: Durante o reinado de Asa filho de Abias, foi relativamente pacifico lhe proporcionando a oportunidade de reconstruir as cidades fortificadas de Judá. Também destruiu todos os altares idólatras em Judá; fazendo assim a vontade do Senhor. Houve um confronto com o rei da Etiópia e o Senhor lhe garantiu a vitória, pq fiel é aquele q prometeu.

15: Veio então a palavra do Senhor através servo Azarias, orientando a Asa q o Senhor estaria com ele e seu povo se eles estivessem com ele. Mas se o abandonarem serão abandonados. Depois desta palavra Asa se fortificou no Senhor, e destruiu os altares idolatras de toda terra de Benjamim, Efraim, chegando até eliminar a sua avó q construiu um altar repugnante. Ele toda a sua congregação entraram e comunhão e buscaram ao Senhor de todo o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário