quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Crônicas 2 Cap 32,33 e34

32: E aconteceu q durante o governo do rei Ezequias de Juda foi atacado por Senequeribe rei da Assíria, q fez um cerco em volta de Jerusalém. Por outro lado o rei Ezequias tomou providências conversou com os seus comandantes, e isolou os assírios da água da cidade, canalizando-a. O povo naquela ocasião estava com muito medo porque o exército de Senequeribe era enorme, o rei Ezequias se firmou no Senhor e com ele todos os seus. O rei da Assíria começou a debochar do Senhor, dizendo q nenhum deus é capaz de pará-lo, visto tudo o q ele conquistou. O Senhor deu vitória aos israelitas e humilhou o rei da Assiria matando boa parte do seu exército.

Depois desta vitória o orgulho de Ezequias se inflou e foi acometido por uma doença, e ele reconhecendo os seus erros, se humilhou diante do Senhor. O Senhor o curou, e ele prosperou em tudo o q fazia, só se esqueceu do Senhor no final de sua vida, qdo foi tentado pelos babilônios. Mas esta situação só ocorreu pq o Senhor precisava por a prova o seu coração.

33: Neste capítulo o filho de Ezequias assume o trono. Seu nome era Manassés e fazia até pior q os povos q o Senhor eliminou diante de israel, ergueu postes sagrados, e fez até feitiçaria. A ira do Senhor se encheu e o rei da Assíria o levou cativo c/ um gancho em seu nariz foi levado até a Babilônia, em sua angústia orou e se humilhou diante do Senhor. Retornou a Judá, derrubou os altares q tinha erguido, e passou a incentivar ao povo de Judá q rendessem louvores ao Senhor. Qdo falaceu o seu filho Amom assumiu o trono, mas continuou a praticar iniquidades sem pensar no q acontecera ao seu pai, de modo q foi morto por uma conspiração dos comandantes de seu pai.

34: Com o falecimento de Amom, seu filho Josias assume o trono. E ele fazia tudo o q agradava ao Senhor, sendo semelhante ao seu servo Davi, pq não se desviava para direita ou para a esquerda.
Derrubou todos os postes sagrados, ídolos e incensários, e procurou purificar o templo do Senhor. Reuniu prata para a reforma do templo do Senhor, e enquanto os seus oficiais faziam o trabalho, encontraram o livro da Lei de Moisés. Q foi levado a sua presença, e então o rei rasgou as suas vestes, e se humilhou chorando pelo seu povo pq tomou consciencia da grande infidelidade da idolatria.
Buscou um servo do Senhor para saber o q fazer diante de tantos pecados, e a palavra veio através de uma serva. Onde o Senhor iria castigar e disciplinar todo o povo israelita por causa de sua infidelidade, mas q como ele havia reconhecido os pecados, o rei Josias teria uma morte tranquila e não veria toda esta aniquilação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário