segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Crônicas 2 Cap 29,30 e 31

29: Com a morte de Acaz rei de Judá, seu filho Ezequias restabeleceu o culto ao Senhor, reabrindo o seu templo e ordenando os sacerdotes e levitas q se purificassem e fizessem o mesmo pelo templo, retirando todos os objetos de idolatria q havia nele.
O rei Ezequias reuniu outros líderes do seu povo após a limpeza e purificação do templo, e foi adorar ao Senhor, oferecendo holocaustos pelo pecado do seu povo, restaurando a aliança do Senhor para com o seu povo.

30: Neste capítulo rei Ezequias propõe ao povo q volte a celebrar a Páscoa conforme esta escrito no livro da Lei. Mesmo tendo já passado a data correta, envia vários mensageiros convidando os israelitas desde Dã até Betel, e as tribos de Efraim e Manassés. Alguns entre o povo zombou e não foi de encontro ao chamado, por outro lado o Senhor deu unidade de pensamento ao povo de Judá q se alegrou e comemorou a Páscoa. Embora muitos q atenderam ao chamado não estivessem puros de acordo com os ensinamentos de Moisés, mesmo assim comeram a Páscoa, e o rei Ezequias orou por eles pedindo perdão ao Senhor e a sua misericórdia para com eles. Deste modo a ira do Senhor não se inflamou contra os q não haviam se purificado para a Páscoa.
E desde o reinado de Salomão não se via toda a congregação assim reunida celebrando e honrando ao Senhor, com cântigos de louvor.

31: Qdo as festividades da Páscoa acabaram o próprio povo tomou a iniciativa de derrubar todos os altares e postes idólatras em todo Judá, Benjamim, Efraim e Manassés.
É re-organizado os serviços dos levitas e sacerdotes em turnos, o rei Ezequias passa a dar dos seus próprios recursos holocaustos para os sacerdotes manterem o templo de acordo com a vontade do Senhor. E ainda incentiva ao povo q pague o dízimo de para manter os levitas e os sacerdotes, fazendo a vontade do Senhor.
Todo o Judá prospera de modo q as ofertas voluntárias e dízimos são inúmeros, por isto o rei manda q seja construído um armazém. E todos os levitas e sacerdotes registrados nos livros das genealogia, recebem os seus salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário