segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

João Cap 1~4

1: Vemos o testemunho de João que batizava com água no rio Jordão, alguns fariseus vieram até ele questionar se ele era Cristo. No que ele próprio respondeu com as mesmas palavras de Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto. Façam um caminho reto para o Senhor." Disse-lhes mais que ele batizava com água, mas que viria sobre a terra o Filho de Deus que batizaria através do Espírito Santo do Senhor.

E então passado algum tempo Jesus vai de encontro a João Batista, para ser batizado, no que ele responde que não é digno sequer de desatar as correias de suas sandálias. E que viu o Espirito Santo do Senhor descer sobre Jesus.

Os dois discipulos de João avistam a Jesus, e o seguem estes eram Andre e Simão Pedro ( q passou a ser chamado de Pedro), e mais tarde vieram Filipe e Natanael.

2: Há dois eventos distintos como:

o casamento em Caná, onde acaba o vinho e a mãe de Jesus vai informá-lo, e este toma providência com os servos transformando a água em vinho. E seus discipulos viram o milagrem e creram nele.

Jesus purifica o templo: era época de Páscoa judaica então Jesus vai até o templo e avista o comércio local, e faz um chicote de cordas e espanta todos os comerciantes e animais q estavam sendo vendidos.
Os fariseus o questionaram com que autoridade ele estava limpando a casa do seu Pai, e ele respondeu que se destruissem este templo, em 3 dias o reergueria. Estava se referindo ao seu corpo, e mais tarde qdo Jesus ressucitou seus discipulos lembraram desta palavra.

3: Um fariseu chamado Nicodemos questiona a Jesus sobre o renascimento do homem velho, e Jesus lhe responde que no batismo nas águas e no Espírito Santo do Senhor, o homem renasce no mundo espiritual.
Passado algum tempo Jesus e João Batista se encontram na Judéia onde passaram algum tempo pregando e batizando. E então surgiu uma discussão entre os discipulos de João e um judeu, que questionava quem era mais importante e poderoso ele ou Jesus. Então João lhe responde que aquele que se fez carne é mais importante e poderoso, porque através dele muitos serão salvos. E que é necessario que ele cresça e ele diminua.

João nos mostra um exemplo tremendo de humildade aceitando a missão que o Senhor lhe deu, e ainda exaltando ao filho unigênito do nosso Senhor.

4: Jesus e seus discipulos sabendo das intrigas que estavam na Judéia sobre quem era mais importante ele ou João Batista, foram embora para Samaria e depois para Galiléia.
Em Samaria Jesus estava descansando encostado em um poço, qdo uma mulher samaritana veio retirar água do poço. Então Jesus lhe pediu água, o que ela estranhou visto q naquela época e contexto, homens judeus não se relacionavam com samaritanos. E ele lhe disse que a água que ele lhe daria era viva, e que não sentiria sede novamente. Ele estava se referindo a palavra do Senhor e seus ensinamentos, para uma vida eterna com Cristo Jesus. Pediu para que chamasse o seu marido para escutar e aprender sobre a palavra, e ela respondeu q não tinha marido. Jesus lhe respondeu vc não tem marido pq já teve 5 esposos e hoje mora com outro homem. E ela creu pq tudo o que lhe disse era verdade, chamou então outros samaritanos que foram convencidos pelo nosso Senhor, que ele era Cristo. Qdo os seus discipulos retornaram com comida e insistiam para que ele comesse algo, Jesus lhe respondeu q possuia uma comida muito melhor que esta, e esta é fazer a vontade do Senhor para a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário