domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ester Cap 04 ~10

Cap 04: Mardoqueu profundamente abalado, rasgou seus vestidos e vestiu saco de cinza, de forma q ele não poderia mais adentrar no palácio do rei Assuero.

Ester sabendo do ocorrido manda-lhe vestidos pelo seu eunuco de nome Hataque. Mardoqueu recusa-os e faz a saber o motivo de consternação, do mandato de Hanã endossado pelo rei para extermínio do povo judeu. E ainda lhe pede q entre na presença do rei, e suplique-lhe piedade e misericordia p/ o seu povo.

Ester responde-lhe através do eunuco, q não pode adentrar a presença do rei sem o seu consentimento, pois a pena p/ tal atitude é a morte. Então Mardoqueu lhe informa q se a ajuda não partir da parte dela, Deus todo poderoso intervirá, entretanto a casa dela e de seu pai perecerá. Então Ester pede-lhe q ele ajunte todo o povo judeu e jejue por 3 dias e 3 noites, pq ela e suas damas de companhia procederão do mesmo modo. E que ela entrará na presença do rei Assuero

Cap 05: Ester entra na presença do rei, e acha graça diante de seus olhos, de modo q o rei lhe pergunta qual é a sua petição q até metade do reino o dará a ela. E ela lhe diz q sua petição é q o rei vá ao banquete q ela preparou para ele e o princípe Hamã. O rei aceita o convite e informa a Hamã.
Hamã todo cheio de pompas, fica todo cheio de querer, e acaba por encontrar Mardoqueu dentro do palácio, o q lhe alimenta o seu ódio. Sua esposa propõe q ele faça uma forca de cinquenta covados, e convença o rei a matá-lo.

Cap 06: Naquela mesma noite o rei Assuero lê o seu livro de crônicas, onde está escrito um grande feito de Mardoqueu. E o rei pretende honrá-lo. Entretanto Hamã tomando conhecimento desta atitude, trama contra Mardoqueu, vestindo-o com o vestido do rei, e o coloca sobre o cavalo do rei. A fim de sujar a honra dele.

Cap 07: Neste capítulo Ester esta bebendo junto com o rei e Hamã. Então rei lhe roga novamente, perguntando qual é a sua petição. Então ela diz q sua petição é por sua vida, e a vida de seu povo q esta ameaçada a extermínio nas mãos do opressor. O rei questiona quem é este opressor, e ela lhe diz ser Hamã. Hamã fica embaraçado e caí em cima do leito onde esta a rainha Ester, o rei furioso questiona se além de matar sua rainha ele ainda pretende tomá-la na sua frente. Então o rei Assuero mata Hamã enforcado na forca, q tinha sido preparada para Mardoqueu.

Cap 08: O rei Assuero concede a casa de Hamã a Mardoqueu, e ainda manda q seus escrivãos escrevam uma nova lei, onde tudo q houver nas suas 127 províncias serão do povo judeu. Q se necessário deviam lutar pelos seus despojos e para defender a sua vida.

Cap 09: E sucedeu q os judeus sitiaram a fortaleza de Susã destruiram e mataram 500 homens, e ainda os 10 filhos de Hamã. O rei tomando conhecimento do acontecido, ainda diz a rainha Ester se ela ainda anseia por algo mais. Então ela ordena q sejam enforcados os filhos de Hamã.

Terminada toda a batalha, no décimo quinto dia foi estabelecido jejum e oração em contentamento da libertação do povo judeu, e ficou conhecido como Purim.

Cap 10:Neste último capítulo fica claro q Mardoqueu foi grande em seu tempo, tendo se tornando o segundo em comando do rei Assuero. E a terra prosperou e o povo judeu também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário