domingo, 27 de fevereiro de 2011

Êxodo Cap 9 e 10

Cap 9: Neste capítulo Deus através de Moisés fere o gado, jumentos e animais dos egipcios que adoecem e morrem. Enquanto que o gado do povo de Israel permance saudável e vivo.
A praga das úlceras Moisés segundo orientação de Deus, pega cinzas de um forno e as assopra na presença de faraó. De modo que todos os seus servos egipcios e até mesmo os feiticeiros dele, se coçavam sem parar, um tipo de sarna.
A praga da saraiva (que é granizo), Moisés sob a orientação de Deus eleva o seu cajado para céu, de modo que trovões e saraiva ferem os servos e o gado que restou ao faraó.

E mesmo assim, faraó permance com o seu coração endurecido, e cisma em não libertar os hebreus para servirem a Deus no deserto.

Cap10: Deus manda a praga dos gafanhotos cobrirem todo o Egito, comendo toda a sua plantação que sobreviveu a saraiva. Então faraó chama Moisés e Arão e lhes pede para que retirem esta praga pela oração, e tenta negociar quem irá para o deserto. Para não perder os seus escravos, entretanto Moisés lhe diz que todo o povo hebreu irá para o deserto servir ao Senhor.
Mais uma vez o coração de faraó é endurecido, e não liberta o povo hebeu. Então Deus faz cair a praga das trevas que se apalpem, enquanto todo o povo do Egito sofria com isto, os hebreu tinha luz em suas casas.
E mais uma vez o faraó tenta negociar a libertação dos hebreus, dizendo que eles podem partir contanto que não levem o seu gado. Entretanto Moisés lhe replica dizendo que até mesmo o faraó lhe dará animais para queimar em holocaustos a Deus, e que os filhos de Israel levarão tudo o que lhes pertence para celebrar a festa do senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário