sábado, 19 de fevereiro de 2011

Êxodo Cap 02

Neste capítulo um varão da casa de Levi desposa sua prima também da casa de Levi. E daí que nascendo-lhe um filho homem, ela o esconde por 3 meses da opressão assassina do faraó. Sem opção decide colocá-lo a própria sorte no rio Nilo, então passa betume e pez num cesto e deposita seu filho. E a sua irmã vai adiante do cesto na correnteza para ver aonde irá parar o bebê. Eis que justo naquele dia a filha do faraó esta se banhando no rio com as suas damas de companhia, e vê o bebê e pede para a hebréia que tomou por serva, o pegue. Percebendo se tratar de um bebê hebreu a filha do faraó pede para q sua serva procure por uma ama, que coincidentemente é a mãe do bebê. E lhe propõe pagar salário até que ele desmame, para adotá-lo. Assim que esta grande é adotado oficialmente pela filha do faraó, que lhe dá o nome de Moisés pq das águas foi resgatado.

Moisés ja é um varão, qdo um dia presencia a um egipício açoitar um hebreu. Olha para um lado e o outro e assassina o egipcio. Outra ocasião dois hebreus estão contendendo um contra o outro, e ele mais uma vez tenta colocar a ordem na situação. E eles o questionam qual é a sua autoridade para tal, só pq matou o egipcio.

Moisés se dá conta de que este assassinato ja caiu nos ouvidos do faraó e foge para o deserto. Chegando na terra de Midiã, se assentou próximo ao poço. Eis que as 7 filhas do sacerdote local, estavam a dar de beber a suas ovelhas e foram cercadas por pastores. Moisés as defende e da de beber a suas ovelhas. Chegando em casa suas filhas contam o acontecido a seu pai, que exige que elas chamem ete varão egipcio para comer pão.
Moisés passa a viver com Reuel o sacerdote, que lhe dá sua filha Zípora como esposa. Tem um filho que nomeia de Gerson, pq peregrino foi em terra estranha.

Naquela mesma época morreu o faraó e o povo hebreu clamou pelo os anos de servidão, e Deus lembrou-se do concerto que fizera com Abraão, Isaque e com Jacó. E atentou Deus para os filhos de Israel, e conheceu-os Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário