quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lucas Cap 09

Neste capítulo, Jesus continua fazendo maravilhas através do Deus todo poderoso, ensinando a seus discípulos através de parábolas.

A missão dos seus doze discípulos, de curar, expulsarem demônios e pregarem o evangelho.

Herodes fica ansioso em conhecer Jesus, visto que ouvira através de boatos João Batista ter voltado dos mortos (principalmente por tê-lo matado), ou ser um profeta ressucitado dos mortos.

Há a primeira multiplicação dos pães e peixes.

Jesus questiona os seus discípulos sobre o que cada um acha que ele é. E Pedro lhe diz que ele é o Cristo do Senhor Deus. E Jesus lhe dá as chaves do céu. E num outro momento Jesus anuncia o que lhe ocorrerá no futuro, a traição, o julgamento, a crucificação e a ressurreição. E Pedro mais uma vez dá uma bola fora, e pede para que ele não passe por isso. E Jesus percebe que da mesma forma q a boca de Pedro foi usada pelo Espírito Santo, também estava sendo utilizada pelo maligno e o expulsa o demônio.

Há também a transfiguração, que para mim até então é um mistério, não consegui ainda entender direito. Porque segundo o que li nos três livros do evangelho Mateus, Marcos e agora Lucas. Jesus transfigurou o seu rosto e seu vestido ficou um branco resplandecente, e estavam conversando com ele Elias e Moisés acerca da sua morte em Jerusalém. E seus apóstolos propuseram armar 3 tendas uma para Jesus, outra para Moisés e Elias. E uma nuvem cobriu toda a montanha em que estavam e a voz de Deus, disse Este é o meu amado Filho, a ele ouvi. E então Jesus esta só novamente com seus discípulos.

Há a cura de um jovem lunático, ao qual seus discípulos não conseguiram curar, e Jesus lhes ensina que somente através do jejum e da oração é possivel expulsar um demônio daquela casta.

Há também uma discussão entre seus discípulos para ver quem é o maior entre eles. E Jesus vendo o maligno agindo em seus corações, disse-lhes que quem receber uma criança em seu nome, recebe à ele; qualquer que o recebe o que o enviou (Deus). Porque aquele que entre vós for o menor, esse mesmo é grande.

Um desconhecido entre os discípulos os segue pregando o evangelho e curando em nome de Jesus. E seus discípulos se escandalizam disso, e o contam a Jesus. Que lhes diz quem não é contra nós é por nós.

Os samaritanos se recusam a recebê-los em sua estalagem em Jerusalém. E seus apóstolos Tiago e João, ficam irritados e questionam se Jesus fará fogo sair dos céus para puni-los. Então Jesus lhes esclarece que o filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las e foram para outra aldeia.

Muitos querem segui-lo mas poucos tem a capacidade de abrir mão de posses materiais, e até mesmo pensamentos primitivos. De modo que Jesus lhes diz, que ninguém que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário