domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Estudo do Tabernáculo aos Domingos c/ a Pr Marlene

Caros Leitores,

É com grande alegria que estou transcrevendo os nossos estudos da Escola Bíblica Dominical, peço a compreensão de todos, já que também dou os meus pitacos nas interpretações da Bíblia, qdo for a minha interpretação irei colorir os comentários de rosa para identificar.

Este estudo do tabernáculo possui uma parte de introdução onde revemos as escrituras do Antigo Testamento, a luz de uma nova interpretação vendo Jesus muito antes de se tornar carne. E também teremos uma maquete de uma publicação evangélica " Vamos Contruir um Tabernáculo" do André Daniel Reinke. Onde pretendo registrar passo a passo em fotos.

Como domingo passado dia 20/02/2011, precisei faltar a escola bíblica dominical. Perdemos um capítulo da nossa jornada, mas não desanimarei e continuarei a registrar mesmo assim.


Cap 02 - Construindo um Tabernáculo

Hoje dia 27/02/2011 - Tive a oportunidade de realizar um estudo mais aprofundado com a pastora Marlene da igreja em que frequento.

Neste capítulo 06 versículo 15: "E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cincoenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura."  E aí na carta que Paulo escreveu aos Efésios temos a confirmação dessa descrição da arca de Noé, ser uma metáfora de Jesus Cristo.
Efésios 03 versículo 17, 18 e 19: "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e altura e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a pleniturde de Deus".

E ainda em Gênesis Cap 06 versículo 14 " Faze para ti uma arca de madeira de Gofer; faras compartimentos na arca e betumarás por dentro e por fora". Ou seja impermeabilizou a arca por conta do dilúvio que viria.

O que podemos compreender ser também uma instrução para o povo de Deus, se reservar e santificar das influências externas. Como podemos ver também em Ezequiel 22 versículos 23 até 28, lembrando que no contexto histórico os hebreus estão em cativeiro na Babilônia e continuam pecando, e seus sacerdotes fazendo vista grossa para não perder seus fiéis.

" E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não esta purificada, e que não tem chuva no dia da indignação. Conjuração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa, eles devoram as almas; tesouros e coisas preciosas tomam, multiplicam as suas viúvas no meio dela.
 Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
Os seus principes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.
 E os seus profetas têm feito para eles reboco de cal não adubada, vendo vaidade, e predizendo-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Jeová; sem que o Senhor tivesse falado".

Encerrando esta parte do estudo da Arca de Noé, vemos que Deus esta procurando não apenas sacerdotes e sim família de sacerdotes, tal qual a família de Noé. E essa é a primeira Aliança estabelecida entre o homem e Deus, onde o homem não precisava fazer absolutamente nada sendo somente Deus.
O primeiro concerto é o seguinte Deus estabelece que não irá ocorrer nenhum outro dílúvio para destruir a carne , a terra e os animais viventes. E Deus pois um arco entre as nuvens como sinal do seu concerto.

Deus quer nós o conheçamos, como podemos ver nos Salmo 118 versículo 6, Salmo 50 versiculo 5,  Colossences Cap 3 versiculo 9 ate 17, Coríntios I Cap 6 versiculo 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário