sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gênesis Cap 27 ate Cap 39

Cap 27: Neste capítulo Isaque estando muito velho e com a vista cansada, pede para q Esaú seu primogênito faça-lhe um guisado gostoso, com carne de caça. Rebeca sua esposa escuta e orienta a Jacó, q pegue dois cabritos da criação p/ ela q fara o guisado a frente de Esaú. Tendo trazido os cabritos, Rebeca retira-lhes a pele e cobre as mãos e pescoço de Jacó, pq seu irmão Esaú é um homem peludo; e o veste com as roupas de Esaú.

Tanto q Jacó leva o guisado para seu pai, q lhe agarra as mãos e o cheira, para ter certeza de se tratar de Esaú. E lhe dá a sua benção, conforme o q o foi concertado entre Deus e Abraão e seus descendentes. Esaú chega tardiamente, e questiona seu pai, q muito sentido lhe abençoa dizendo q ele viverá pela espada e sera servo de seu irmão. Tendo Rebeca escutado a ira de Esaú, a fim de proteger Jacó, quer mandá-lo p/ junto de seu irmão Labão. Então convence Isaque que é chegada a hora de casar Jacó e p/ isso quer que seja moça da família deles.


Cap 28: Neste capítulo Isaque envia Jacó as terras de Labão irmão de Rebeca, para q tome por mulher alguém de sua parentela. Vendo Esaú q seu pai abençoara mais uma vez a Jacó, p/ q fosse em busca de mulher igualmente judia. Vai até Ismael q também é filho de Abraão e toma por mulher sua filha de nome Maalate.

Enquanto Jacó peregrinava até as terras de seu tio Labão, acampa em uma terra onde sonha com uma escada q vai até o céu, e os anjos do Senhor sobem e descem. Então Deus todos poderoso se faz presente, e reafirma o concerto q fizera c/ Abraão de q esta terra onde dorme é sagrada, e a dará a ele a sua semente e q serão muitos como grãos de areia. E que Deus estará contigo.

Jacó acorda assustado, e toma uma pedra e a pôs por coluna e derramou azeito sobre ela, e aquela cidade q se chamava Luz passa a ser chamar Betel. Neste instante Jacó faz um concerto com Deus de q se voltar bem desta viagem para a casa de seu pai, e Deus todo poderoso lhe der o pão p/ comer e vestidos para vestir, esta pedra será a casa de Deus e lhe dará o dízimo de tudo o q Deus lhe der.

Cap 29: Jacó chega ao poço próximo as tendas de Labão, e encontra com Raquel a sua filha mais nova, fica contente e propõe a seu tio casamento a mesma. Entretanto usando de astúcia Labão acerta q para tê-la deverá trabalhar 7 anos p/ ele.

Passado este tempo, Labão providencia a festa de casamento, só q em lugar de Raquel deu Léia sua filha mais velha q não era tão bonita.

No q Jacó percebe isto pela manhã vai reclamar c/ seu sogro, q houve um engano. Entretanto mais uma vez usando de estratégia diz Labão q na sua terra, não se pode casar a filha mais nova antes da mais velha. Então Jacó trabalha mais 7 anos p/ se casar com Raquel.

Aí fica aquela intriga entre as 2 irmão disputando o marido, Léia tem filhos muito antes de Raquel, e sempre q dá um filho a Jacó fica esperançosa de q tera a preferência de seu marido.

Cap 30: A confusão entre as irmãs é tanta q até a servas entram na parada, Raquel pede a seu esposo q se deite c/ sua serva p/ ter um filho. Passado muito tempo, Deus tem misericórdia de Raquel e lhe dá um filho de nome José.
No final das contas Jacó tem 12 filhos e 1 filha.

Labão percebendo o quanto Deus se agrada de Jacó tenta convencê-lo a não partir p/ a terra de seus pais.

E lhe propõe pagar um salário, só q fica acordado q toda ovelha pintada, malhada sera dele. Então só nascem as lisas, depois Labão tenta novamente trapacear e faz o trato contrário, mais uma vez Jacó é beneficiado. Depois de tantas trapaças, Jacó um tipo de cerca com varas, onde as ovelhas q cruzam por lá são forte, e ele as separou p/ sejam de seu rebanho e as fracas p/ Labão. De modo q Labão fica com o rebanho fraco e Jacó com o forte.


Cap 31: Neste capítulo so filhos de Labão começam a murmurar q Jacó esta mais rico q o pai deles e coisa e tal. E as feições de seu sogro estão austeras pela inveja, de q Deus todo poderoso tem abençoado a seu sobrinho.

Então disse o Senhor Deus a Jacó para q retornasse a terra de seus pais, q o protegeria.

Jacó trata de arrumar suas tendas no oculto e convence as suas mulheres, q ele ja esta cansado das trapaças do pai delas. Havido Labão tosquear suas ovelhas Raquel, vai até a sua tenda e rouba os ídolos q ele adorava para ela mesma.

Jacó parte com a sua família, servos, gado, bezerros etc..., no terceiro dia de sua fuga é anunciado a Labão q o persegue no deserto. Então Deus todo poderoso aparece a Labão e o orienta a não machucar ou prejudicar a Jacó. Como a comitiva de Labão era composta somente de varões o alcança rapidamente, q o aborda em uma tenda armada por Jacó.
O argumento q Labão usa é pq fugiu dele sem se despedir, e reclama do desaparecimento de seus ídolos. Que por sua vez estavam escondidos num camelo de carga de Raquel. Jacó o convida a vistorear todas as suas tendas, para encontrar tais ídolos.

Jacó contende com seu sogro dizendo-lhe com q direito ele vistoria as sua tendas e ainda o persegue, e desabafa aquelas tramóias de reajustar o seu salário 10 vezes, sempre querendo tirar vantagem. Labão lhe diz q tudo o q ele tem é dele, porque são as suas filhas, seus rebanhos e seus netos.

Ambos concordam em fazer um concerto diante de Deus, erguendo pedras:

Primeiro Labão ergue um monte de pedras e diz q se Jacó tomar outras mulheres além de suas filhas, ou maltratá-las, q Deus não sera com ele.

Segundo Jacó ergue também um monte de pedras e diz, q Labão não poderá passar por lá se estiver mal intencionado. E Jacó fez um sacríficio no Monte em q estavam q era Gileade, e ofereceu uma janta a seus convidados. Na manhã seguinte Labão beija suas filhas e netos e parte.

Cap 32: Neste capítulo Jacó ainda em peregrinação com sua família, servos, gado etc... Encontra com os anjos do Senhor, e qdo os viu chamou-os de exército de Deus. E nomeou aquele lugar de Maanaim.

Jacó entrando na terra de Seir, território de Edom. Manda mensageiros p/ seu irmão Esaú, dizendo-lhe q esteve com Labão durante este tempo, e este servo esta voltando com muitas posses e quer achar graças a seus olhos.
Os mensageiros retornam dizendo-lhe q seu irmão vem a seus encontro com 400 varões armado, nisto Jacó se despera e divide a sua comitiva em dois, a primeira composta pelos seus bens: servos e servas, cabritos, camelos, ovelhas etc... e a segunda somente a sua família.

Envia suas posses a frente do encontro com Esaú p/ q sejam ofertadas como presente. Jacó passa por um ribeiro com a sua família e de madrugada é atacado por um varão, e luta desde a noite até o amanhecer e o varão toca-lhe a juntura da coxa. Entretanto não consegue se desvencilhar do oponente q lhe diz, q não irá embora enquanto não o abençoares. Pergunta seu nome, Jacó lhe responde, então ele determina q seu nome será Israel daqui por diante, pq lutaste c/ Deus e com os homens e prevaleceu.
Jacó questiona mais uma vez qual o nome do varão, e este o responde dizendo, q pouco importa o meu nome e o abençoou.

No que ja é manhã Jacó vai até a sua tenda mancando, porque fora deslocado o nervo de sua coxa, por este motivo os filhos de Israel não comem da carne do nervo encolhido.

Cap 33: Neste capítulo Esaú e Jacó se encontram no deserto, e se abraçam e choram muito. Esaú questiona quem era aquela gente toda, e Jacó o informa se tratar de sua família. Se reconciliam e Esaú não aceita seus presentes, ja q ele mesmo também é próspero.

Então Jacó e sua família se instalam em Siquém e levantam um altar para o Senhor Deus.

Cap 34: E saiu Diná a filha q Léia dera a Jacó, para conhecer as terras, eis q o princípe local a toma por mulher a força. Jacó e seus irmãos tomam conhecimento do ocorrido e ficam escandalizados, pq sua irmã fora contaminada por homem estangeiro.

O pai do princípe vai ter com Jacó, ja q seu filho se encontra enamorado de sua filha Diná, e quer casar. Jacó determina q se a intenção é séria q eles todos do povo do rei e o princípe se circuncizem, para q possam se misturar entre si. Estava tudo acertado entre eles, só q os irmão de Diná Simeão e Levi, tramavam matar a todos os machos da terra de Siquém e tomar p/ si todas as posses. Tanto q executam tal transgreção e resgatam sua irmã, qdo seu pai vai adverti-los, eles contendem dizendo q se ele deixaria a sua filha por prostituta ao estrangeiro.

Cap 35: Neste capítulo Deus ordena q Jacó vá p/ Betel e edifique um altar ao senhor Deus, que o amparou enquanto fugia de seu irmão. Jacó ordena q todos em sua família q se purifiquem e joguem fora todos os deuses estranhos, e mudem seus vestidos. E foram morar próximo a Betel. Morre Débora q foi a ama de Rebeca e é sepultada aos pés de um carvalho em Betel.

Deus aparece para Jacó lhe dizendo q a partir de hoje não se chamará mais Jacó e sim Israel, e refez a aliança de q ele sera o pai de uma grande nação, e q lhe dara a terra q deu a Abraão e a Isaque.

Neste capítulo morre a ama de Rebeca mãe de Jacó, e é enterrada embaixo de um carvalho na terra de Betel.

Rachel morre ao dar a luz, a Benjamim. Isaque morre e é sepultado por seus filhos Jacó e Esaú.

Cap 36: Este capítulo inteiro é dedicado a genealogia de Esaú.

Cap 37: Neste capítulo Jacó, ops Israel ja velho esta peregrinando pelas terras de Canaã. Logo dentre seus filhos o mais amado era José, q era filho de sua velhice e isso causou inveja aos seus irmãos. Israel fez-lhe uma túnica de várias cores.

Jose contou a seus irmãos sobre um sonho, onde ele era um molho de trigo, e os seus irmãos também o eram, de forma q os molhos de seus irmãos se curvavam ante o dele.

Numa oportunidade Ruben q era o filho mais velho de Israel e seus irmãos, atentaram por José jogando-o numa cova. Mas não pretendiam matá-lo e o venderam a mercadores egípcios, rasgaram-lhe sua túnica e a lambuzaram de sangue, para q seu pai acreditasse q ele havia sido morto por um besta-fera. Seu pai tomando ciência do ocorrido, rasgou o seu vestido e chorou copiosamente.

Cap 38: Juda q também era filho de Israel, tomou por mulher cananéia de nome Suá, lhe gerando um filho de nome Er, como Juda entrou nesta mulher novamente gerou um filho de nome Onã. E ainda teve mais um filho de nome Selá.

Judá arranja uma mulher p/ seu filho Er de nome Tamar, como Er era mau aos olhos do Senhor, Deus o matou. Então Judá propõe a Onã q entre na mulher de seu falecido irmão p/ gerar um filho, só q como Onã sabia q se ela gerasse um filho não seria dele pelos costumes da época, ao entrar nela derramava seu esperma na terra.

De forma q Judá, disse a Tamar p/ q ficasse viúva na casa de seu pai, até seu filho Selá alcançar idade adulta, para tomá-la por mulher.

Naquela época morreu a filha de Judá com Suá, ele ficou triste e foi tosquear as suas ovelhas com o seu amigo em Timnate. Avisaram Tamar q seu sogro estava pelas redondezas, então ela pôs véu sobre a cabeça e tirou suas vestes de viuvez. E esperou na entrada de Timnate. Eis q seu sogro chega até Timnate e a toma por prostituta, e ele quer entrar nela e oferece um cabrito, só q ela diz q só quer o selo dele, seu lenço e o cajado como garantia, até q a pague. Depois do ocorrido Judá envia seu amigo para pagar o cabrito a prostituta, é lógico q não a encontra, ja q Tamar tornou a vestir seus vestidos de viuvez.

Passado alguns meses o povo local informou Judá sobre a sua nora q adulterou e estava grávida, ele quer queimá-la viva. E qdo ela é levada em sua presença, ela diz q o pai da criança é dono do selo, lenço e cajado. Juda reconhecendo, não a mata mas também não transa mais com ela. Tamar deu a luz a gêmeos de nome Perez e Zerá.

Cap 39: José passa a trabalhar na casa de Potifar q era eunuco do faraó, capitão da guarda e varão egípcio. Como o Senhor Deus se agradava de José, a casa de seu patrão prosperou. Então um dia a patroa dele ficou insistindo q ele entrasse nela, no q ele recusou. Ela armou uma estratégia dizendo q foi abusada pelo hebreu. Seu marido acredita na versão dela e o coloca no cárcere onde todos os presos do rei, estavam aguardando o julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário