quarta-feira, 2 de março de 2011

Êxodo Cap 13

Neste capítulo Deus todo poderoso instruí Moisés a ensinar ao povo hebreu como exaltar, a destra do Senhor que os libertou da escravidão do Egito. Com a celebração da Páscoa, onde durante 7 dias comerão pães asmos (sem fermento ou qualquer menção do mesmo em suas casas), e no sétimo dia haverá festa ao Senhor.

Também os instrui para passarem estes costumes para as futuras gerações, onde qdo durante a Páscoa nascerem entre o seu gado, ovelhas etc... um primogênito macho, será sacrificado em lembrança da última praga que Deus colocou sob os egípcios.
Enquanto os machos primogênitos de suas criações são sacrificados, vemos no versículo 15 "Porque sucedeu que, endurecendo-se o faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde ao primogênito do homem até o primogênito dos animais, por isso, eu sacrifico ao Senhor os machos de tudo o que abre a madre; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato."

Deus todo Poderoso a fim de poupar ao povo hebreu os guiou circundando a terra dos filisteus perto do mar vermelho, porque sabia se acaso houvesse guerra entre os hebreu e filisteus de certo o povo hebreu fugiria para o Egito.

Os versículos que me chamaram a atenção foram 19,20,21 e 22:

"E tomou Moisés os ossos de José consigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco. Assim partiram de Sucote, e acamparam em Etã, à entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite".

Ouvindo as pregações da Pr Marlene sobre estes versículo em particular, vemos que Jesus já estava presente até mesmo no Antigo Testamento. Sendo a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário