domingo, 6 de março de 2011

Lucas Cap 20

Neste capítulo Jesus esta na cidade de Jerusalém e muitos são os fariseus e sacerdotes, que teimam em tentá-lo a fim de incriminá-lo e assassiná-lo. E aconteceu que Jesus ensinava em uma sinagoga, e os fariseus questionaram com que autoridade ele estava ensinando. Eis que Jesus percebe a estratégia do inimigo, e então lhes responde que se o batismo de João Batista era do céu ou dos homens? De modo que os fariseus não tem escolha, se responderem do homem seriam apedrejados pelo povo ja que João era profeta reconhecido por todos, e se disserem do céu ele lhe responderá então pq não crês?

Os lavradores maus: Esta parábola é uma metáfora sobre a terra que Deus todo poderoso construiu. Onde um certo homem plantou uma vinha e pôs lavradores para cuidar dela, e no tempo certo mandou funcionários para fazerem a colheita. Eis que os lavradores o mataram, e então o dono a terra enviou outros funcionários e novamente foram assassinados. Por último o dono das terras envia o seu filho, que os lavradores também matam e crêem que são herdeiros da terra. E então Jesus questiona que irá fazer o dono das terras, se irá exterminar os lavradores ou então dar a terra a outros? Muitos ficam em dúvida, qdo Jesus lhes responde que aquela pedra que os edificando a rejeitaram, essa foi feita cabeça de esquina. Qualquer um que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.

Na minha opinião Deus fez a terra e a deu para os homens, para que no tempo certo lhe dessem louvores, e enviou seus profetas, que todos foram assassinados. E por último enviou a Jesus o seu filho, que também foi assassinado. Mais o mais belo é o seguinte que àquela pedra que foi rejeitada se tornou cabeça de esquina, ou seja ninguém consegue chegar ao Pai se não por Jesus, porque ele se tornou o nosso intermediador nos remindo de nossos pecados. E qdo diz que qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, é uma metáfora das tentativas do maligno usar estratégia contra Jesus.

Mais uma vez os fariseus tentam a Jesus, infiltrando espias para se fazerem de seguidores dele, e questionam se ele paga os seus tributos. E então Jesus percebendo mais uma vez a estratégia, lhes responde: De quem é a imagem que está gravada na moeda? E então lhes diz: Dai pois a Cézar o que é de Cézar, e a Deus o que é de Deus.

Os saduceus lhe questionam sobre um exemplo de viúva que não tem filhos, e os seus cunhados vão casando com ela sucetivamente, e falecendo continuamente. Sobre qdo houver a ressurreição de qual dos 7 homens com que foi casa ela será mulher. E Jesus lhes responde que qdo houver a ressurreição os que forem dignos de alcançar o paraíso, e a ressurreição dos mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento. Porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

Jesus censura os escribas, por se apegarem as posses materiais e não manterem os mandamentos de Deus em seus corações. E que estes ainda receberão maior condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário