segunda-feira, 21 de março de 2011

Êxodo Cap 32

Neste capítulo os israelitas como eram obstinados e maus por natureza, encheram a paciência de Arão para que fizesse uma estatua de deuses para adorarem. Ja que Moisés não dava sinal de vida, desde que foi ter com Deus no monte Sinai. E então Arão ordena que todos retirem os seus brincos de ouro que ele irá fazer uma estatua para idolatrarem. E assim o ouro fundido se torna um bezerro, e os idolatras oferecem sacrifícios e holocaustos e cantam alegremente.

Enquanto isso Deus está terminando de instruir Moisés e percebe o grande alvoroço que se formou no arraial. E acende a sua irá contra os israelenses, só não os mata por causa da súplica de Moisés pelos seus irmãos, relembrando o acordo que Deus fez com Abraão, Isaque e Israel (Jacó).

Moisés desce do monte Sinai, e encontra esta balburdia no arraial, e também lhe acende a ira e quebra as 2 tábuas dos mandamentos. E coloca ordem na casa, se colocando na porta do arraial e perguntando quem é do Senhor? E os levitas prontamente se posicionaram diante dele, de modo que Moisés instruiu que todos os idólatras deverão ser mortos, e naquele dia 3.000 pessoas morreram. Terminado o processo de limpeza no arraial do Senhor, Moisés sobe novamente ao monte Sinai para fazer propiação dos pecados do povo.

Quando Moisés se encontra com Deus, pede para que risque o seu nome do livro da vida, se preciso for para que perdoe os pecados dos israelenses. E Deus responde, "Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro".

Então Deus lhe orienta para que guie o povo por onde Deus ordenar, e que mandará o seu anjo para guiá-los. Porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado, e assim Deus todo Poderoso fere o povo que havia feito o bezerro de ouro. Quando Deus fere este povo, para mim tem o sentido dele não ter permitido que esta geração do povo obstinado, conhecesse a terra santa.

Um comentário:

  1. Olá! Gostei do teu texto. Muito bem interpretado. Que o Senhor te fortaleça nesta caminhada, que sem dúvida alguma é um caminho estreito, de purificação, consagração, mas, acima de tudo, preparado para Seus filhos, a fim de que caminhem por ele produzindo boas obras, frutos de arrependimento de um coração grato e insenso aromático que sobe diante d'Ele.

    ResponderExcluir