terça-feira, 1 de março de 2011

Lucas Cap 15

Jesus continua nos ensinando através de parábolas:

Parábola da ovelha perdida e da dracma perdida: Nesta parábola os fariseus e os escribas ficam murmurando porque Jesus não faz diferença entre eles e os pecadores. E Jesus lhe conta a  história de um dono de 100 ovelhas, e perde uma pelo caminho. Eis que ele deixa as 99, e parte em busca daquela perdida e a encontra. Feliz volta para casa e conta a seus amigos e familiares que a encontrou. Conta também a história de uma mulher que possuindo 10 dracmas perde um em casa, e ela varre a casa toda até encontrar. E conta a seus familiares e amigos, o júbilo de encontrar a perdida.
Versículo 10 " Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

Parábola do filho pródigo: Nesta história temos um pai que possui 2 filhos, o mais novo pede a sua parte e a gasta com bebidas, mulheres e retorna a casa do pai arrependido e grato por tudo o que seu fizera por ele.
O pai o recebe de braços abertos, e celebra uma festa com bezerro assado. Enquanto isso o filho mais velho fica chateado porque seu pai nunca fizera uma celebração para ele, que sempre se manteve no caminho da retidão.

Os versículos 31 e 32:
"E ele lhe disse: Filho, tu sempre estas comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se."

Na palestra do  Pr. Ariovaldo Ramos do dia 26/02/2011 na IBAB, ele abordou justamente a conduta que nós cristãos devemos ter no nosso mundo. Como sacerdotes devemos nos comportar, demonstrando os ensinamentos do Pai, sendo justos com nossos empregados, familiares e até com nossos irmãos e irmãs. Devemos nos empenhar em sermos o terceiro filho desta parábola, onde nos arrependemos de nossas falhas, e trabalhamos para consertar as nossas falhas, e sermos gratos sobretudo pela soberania do Pai Eterno.

Nesta mesma pregação o Pr Ariovaldo Ramos, ainda citou um exemplo de um dos irmãos da igreja que era comerciante e estava em negociação com outro irmão de um estabelecimento de São Paulo e este se dizia muito cheio do Espírito Santo. E então o irmão que ele também era cheio do Espírito Santo, e que iria reconhecer o seu irmão pela forma que ele conduzia a negociação. Porque aquele que guarda os ensinamentos de Jesus, é misericordioso, justo, reto e não fica tentando dar uma de espertalhão. Porque Jesus não era um espertalhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário