sábado, 5 de março de 2011

Lucas Cap 18 e 19

Cap 18: Neste capítulo Jesus continua nos ensinando por parábolas;

O Juíz iniquo: Nesta parábola temos um juíz que nem temia a Deus ou respeitava o homem. Naquela mesma cidade havia um viúva, que sempre rogava para que fizesse justiça contra o seu adversário. Na palavra de Deus não fica claro, mas para mim acho que a viúva insistia com o juíz e orava continuamente. Tanto que o juíz estando farto de suas investidas resolve fazer justiça. Nos versículos 7 e 8 vemos mais uma maravilha: " E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

O fariseu e o publicano: Nesta parábola tendo entrado no templo estes dois homens, ambos vão conversar com Deus o primeiro exalta todas as suas qualidades, e o segundo se assume um pecador. No versículo 14 "Digo-vos que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta sera humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha sera exaltado".

Jesus abençoa aos meninos, mesmo com a repreenção de seus apóstolos. Nos versículos 16 e 17: " Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele." Na minha opinião quando Jesus diz que deixais vir os meninos, ele quer dizer que devemos ter uma relação de obediência e admiração, tal qual temos qdo somos crianças com os nossos pais.

O mancebo de qualidade: Nesta parábola Jesus recebe um mancebo rico que guarda consigo os mandamentos, mas que se encontra apegado demasiadamente a suas posses materiais. E Jesus lhe diz que a fim de entrar no reino de Deus, que ele deve dar tudo o que tem aos pobres e segui-lo.
E então o mancebo desiste.


Jesus anuncia a sua paixão: Jesus conversa com os apóstolos dizendo-lhe o que lhe sucederia segundo as profecias, que seria entregues as gentes, escarnecido, cuspido, açoitado e assassinado e no terceiro dia ressucitará. E seus apóstolos nem se manifestam, porque não conseguiam compreender o que ele dizia.

O cego de Jericó: Neste capítulo Jesus e seus discipulos chegando a cidade de Jericó, encontram um cego pelo caminho que estava a mendigar. E o cego pergunta a multidão quem passa? E as pessoas lhe respondem Jesus o nazareno, e então ele clamou por Jesus, mesmo sob o protesto dos transeuntes. E Jesus se achegou a ele e perguntou o que queres que faça, e ele disse que queria ver. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.

Cap 19: Neste capítulo temos Zaqueu um publicano rico que por se de baixa estatura sobe em uma árvore, para ver Jesus. Jesus entrando na cidade de Jericó olha pra cima e vê Zaque e diz:  Zaqueu desce daí depressa porque hoje dormirei na sua casa. E muitos murmuravam contra Zaqueu, dizendo que Jesus estava se hospedando na casa de um pecador. E Zaqueu se apresentou a Jesus dizendo que dá metade de seus bens aos pobres, e se prejudica alguém o resarce em quadruplo. E Jesus se regogiza e lhe diz que hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Os dez servos e as dez minas: Nesta parábola temos o versículo 26 " Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver até o que tem lhe será tirado".

Jesus entra na cidade de Jerusalém em cima de um jumentinho, e muitos fariseus ficam murmurando contra ele e seus apóstolos. Entretanto o povo o saúda, Bendito o Rei que vem nome do Senhor, paz no céu, e glória nas alturas.

Jesus expulsa a todos os comerciantes de dentro do templo, porque a casa do senhor é uma casa de orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário