sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gênesis Cap 11~14

11: No inicio deste capitulo observavos que todos os homens falavam o mesmo idioma, e alguns homens de um povoado decidem contruir uma cidade de tijolos com uma torre que alcance os céus. Esta cidade bem na verdade era só inicio do projeto destes homens em especifico, porque a verdadeira ambição deles era a de dominar sobre todos os povos e se auto-exaltares é claro. O Senhor tendo visto tal ato de rebeldia, confundiu o idioma que todos falavam, de modo que não conseguiam mais se comunicar entre si, e assim foi interrompida a construção. Esta era a origem da torre de Babel e o seu povo os babilônios.

Através de Sem filho de Noé foi gerada a família de Abrão.
O pai de Abrão se chamava Terá e teve 3 filhos; Abrão, Naor e Harã.
Harã gerou Ló e outras filhas, Sarai e Milca. Tendo Harã falecido em Ur da terra dos caldeus, os seus irmãos se casaram com as suas filhas, respectivamente Abrão com Sarai e Naor com Milca. E aconteceu que Sarai era estéril.
Terá que era o chefe da família levou-os embora de Ur dos caldeus; a intenção era se estabelecer em Canaã. Mas eis que se acomodaram e ficaram em Harã.

12: Neste capítulo temos o chamado de Abrão, onde o Senhor o chama e o ordena que abandone a casa de seus pais e vá viver em peregrinação para a terra que o Senhor lhe dará.
Abrão chega em Canaã mas a terra esta dominada pelos cananeus, então se estabelece entre Betel e Ai e ali edifica um altar para o Senhor, onde queima holocaustos. E aconteceu que houve fome naquela terra, então Abrão leva Sarai e seus bens materiais para o Egito. Sabendo que sua esposa era bonita e temendo pela a sua vida, a convence de se passar por sua irmã.
Chegando no Egito por simpatia a Sarai os homens egipcios presentearam e muito Abrão com posses materiais, e até mesmo faraó decidiu tomá-la por esposa. Com isso faraó e todo a sua corte foram acometidas por doença, por causa de Sarai. Logo faraó chama Abrão para tirar satisfações, e o "expulsa" com todos bens que havia acumulado no Egito.

13: Como Abrão havia prosperado muito e por consequência Ló também.
Houve contenda entre os pastores de ambos disputando espaço para as criações de ovelhas etc... Porque a terra em que os dois se instalassem não seria capaz de sustentá-los. De modo que Abrão decide que ele e Ló precisam se separar, Ló decide migrar para próximo do rio Jordão, bem mais especificamente perto de Sodoma. E Abrão fica em Canaã e ainda ofereceu holocaustos ao Senhor naquele primeiro altar em Betel.

O Senhor faz então uma segunda aliança com o homem, onde Abrão seria o pai de uma grande nação.

14: Neste capítulo há uma guerra entre os reis da região com rei de Sodoma. E Ló estava no olho do furacão, e acabou sendo sequestrado ele e  a sua familia junto com os seus bens materiais.
Sabendo de todo este acontecido Abrão lidera os seus 318 homens treinados e nascidos na sua casa, ao encalço do inimigo até Dã. Saindo assim vitorioso trazendo de volta o seu sobrinho Ló, familia, posses materiais, o povo de Sodoma e as suas posses materiais.
Qdo Abrão retornou encontrou com o rei de Sodoma que pediu pelo o seu povo o eximindo de retornar as posses materiais, entretanto como Abrão era homem justo, disse que não pretendia ficar com nada dele que só queria um pagamento aos seus homens que lutaram e uma refeição.
Melquisedeque rei de Salém (que é Jerusalém) sacerdote do Senhor também vai ao seu encontro; e Abrão dá-lhe o dízimo de tudo o que possuia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário