quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gênesis Cap 8~10

8 e 9: Passado os 150 dias da inundação Noé envia um corvo pela janela da arca para verificar se a terra já era seca; o corvo não voltou. Depois enviou uma pomba q na 1ª vez retornou, na 2ª trouxe um ramo de oliveira, e na 3ª não retornou para Noé. O que indicava que a terra ja estava seca, e então o Senhor ordenou a Noé que toda a sua família e animais armazenados, saíssem da arca e se multiplicassem.

Ao sair da arca Noé edifica um altar e oferece holocaustos ao Senhor, e aí é firmada a primeira aliança do Senhor com o homem. Porque o Senhor se comprometeu a não destruir novamente o homem e os animais pelas águas de um dilúvio.

E como prova desta aliança, o Senhor instituiu como simbolo o arco iris que se forma acima das nuvens, depois de uma chuva seguida de sol.

10: No capítulo 9 apos a familia de Noé se estabelecer, Noé planta uma videira e faz vinho e se embriaga em sua tenda. Cam vê o seu pai bêbado e nu e chama os seus irmãos Sem e Jafé para ver.
Seus irmãos por outro lado em respeito ao pai além de o cobrirem com as suas capas fecham os olhos para não ver a nudez de seu pai..
Qdo Noé acorda amaldiçoa Cam, que é o fundador de Canaã a ser escravo de seus irmãos.
Os irmãos de Cam, geram os semitas e jafetitas. E mais tarde em Êxodo por exemplo temos a maldição de Noé se cumprir, pq os cananeus sempre foram subjulgados pelos povos que os irmãos de Cam geraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário