domingo, 22 de janeiro de 2012

Mateus cap 20~22

20: Neste capitulo temos a parábola da vinha onde o dona da vinha vai contratando vários trabalhadores ao longo do dia, e paga a eles 1 denario independente de quantas horas eles trabalharam.
Então os que foram contratados primeiro começam a protestar dizendo que trabalharam bem mais dos que os últimos. E o senhor deles os responde que o dinheiro é dele e que os último serão os primeiros.

Fiquei meditando sobre essa parábola enquanto lia também sobre a esposa de Zebedeu e mãe dos apóstolos Tiago e João, que pede a Jesus que declare no Reino que os seus filhos se assentaram a sua direita e esquerda. E Jesus os questiona se acaso eles também beberiam do cálice que esta destinado à ele, eles prontamente respondem que sim. Além disso não convém que ele decida de quem são a direita e a esquerda, porque o Pai já tem as pessoas adequadas a estes postos.

Estas duas partes deste capitulo se completam, pq a vinha nada mais é do que uma planta que gera uvas. E uvas não são frutos individuais como a maçã e pêra, são frutos ligados entre si igual a uma comunidade de pessoas. Quando o dono da vinha chama os trabalhadores para cultivarem a vinha, é Jesus chamando os discipulos para trabalharem no campo missionário, salvando comunidades de pessoas. Então o dono da vinha prossegue chamando mais trabalhadores e o pagamento deles independente das horas trabalhadas ou ordem em que foram chamados, é de um denário ou seja a salvação.

Em outras palavras mesmo que João e Tiago os filhos de Zebedeu terem sido chamados primeiro que os demais apóstolos, em nada difere o pagamento deles dos demais, que a salvação de suas almas.

E não há lugar para ostentação entre eles os discipulos de Jesus, porque os governantes exercem poder sobre as pessoas pela dominação. E os servos do Senhor se quiserem ser importantes, deverão servir. A exemplo de Jesus que é o principe da Paz e Rei dos Reis, não veio ao mundo para ser servido e sim servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

21: Neste capitulo há a parábola dos lavradores que também tem relação direta ao comportamento dos fariseus e doutores da Lei. Onde o Senhor criou um povo e deu suporte à ele protegendo-o, depois designou homens conhecedores da Lei para cuidar deste povo. E quando julgava que já estavam disciplinados e preparados para receberem mais conhecimento, enviou os seus profetas que foram assassinados.
Por último enviou o seu filho único (Jesus) que os fariseu e doutores da Lei tencionavam matar. O que será feito deste povo, qdo vier o dia do juízo do Senhor. Como as próprias escrituras anunciavam a salvação por meio do seu filho Jesus seria rejeitada por muitos, mas um povo não o rejeitaria e creria sem ter medo.

22: Através da Parábola do Banquete de Casamento, aprendemos que não basta fazer parte da noiva de Cristo que é a igreja. Precisamos nos empenhar pela salvação diária, porque muitos são chamados e poucos são os escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário