terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Neemias Cap 4~6

4: Neste capitulos vemos Neemias passando por grande tribulação para fazer a reconstrução dos muros de Jerusalém. Sendo ameaçados pelos árabes vizinhos, então Neemias insiste com o povo que persevere, q o Senhor lutará por eles. Com isso ele quer dizer que eles devem continuar a construção e lutar, e não ficar sem fazer nada esperando que o Senhor o faça. Para mim isto nos ensina que o tal de tomar posse é orar e trabalhar.

5: Muitas eram as aflições dos judeus mais pobres pq mal tinham sido libertos do cativeiro e ja estavam sendo explorados por seus compatriotas nobres e ricos, que lhe cobravam juros pelos empréstimos e ainda os vendiam como escravos em terras estrangeiras.
Então qdo Neemias tomou conhecimento de tudo isto, fez uma reunião onde conversou c/ os opressores os esclarecendo q o que estavam fazendo era injusto pq infligia a Lei de Moisés, e ainda os fez retornar todos os bens para os seus parentes, fez com que jurassem diante dos sacerdotes.
E mesmo durante o reinado do rei Artaxerxes no 20º ano, qdo Neemias foi nomeado governador de Judá, nunca cobrou do povo pelo o seu salário e os tratava com misericoridia e generosidade.

6: Com a reconstrução dos muros de Jerusalém em vias de serem concluidas os árabes Sambalate, Tobias e Gesém ficaram tentando intimidar a Neemias para q não terminasse a obra, pq no entendimento deles; os judeus tencionavam se fortificar e sair por ai dominando e tomando terras vizinhas.
Chegaram a enviar muitas cartas a Neemias para levá-lo a uma cilada, contrataram falsos sacerdotes para intimidá-lo. Mas em tudo Neemias se manteve fiel ao Senhor e concluia a obra, como foi a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário