terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Gênesis Cap 15~17

15: Neste capítulo o Senhor faz a sua 2 ª aliança com o homem, onde orienta a Abrão q tome alguns animais e faça holocaustos. A aliança q o Senhor fez com Abrão foi de que dele viria uma grande nação e a terra prometida no Canaã seria herança de suas gerações. Então Abrão questiona o Senhor pq ja era de idade avançada e sua esposa era estéril, não havia meios lógicos ou racionais dele ser pai de uma grande nação. Mas o Senhor lhe garantiu que viria um filho seu gerado por Sarai.

16: Sarai esposa de Abrão era estéril, e para acelerar a promessa do Senhor. Usou o recurso legal da época dos judeus, de gerar uma criança através da sua serva egipcia com seu esposo. Hagar a serva egipcia depois de engravidar se tornou rebelde, então Sarai buscou pelo marido para q fosse feita justiça. E ele a ordenou que fizesse como ela o quizesse, de modo que passou a maltratar Hagar. Que por sua vez fugiu para o deserto, e o Anjo do Senhor veio ao seu socorro e a consolou dizendo que seu filho seria o pai de uma grande nação, homem bravo que lutaria com muitos outros homens, e que ela deveria retornar e se sujeitar a sua senhora.

17: Neste capitulo o Senhor reafirma a sua aliança para com Abrão estabelecendo assim q todos os homens de sua casa, os nascidos ou comprados deveriam ser circuncidados, e Abrão passaria a ser chamado de Abraão e Sarai de Sara.
Agora uma coisa me surpreendeu qdo o Senhor afirma que Abraão sera uma grande nação e coisa e tal, Abraão intercede pelo seu filho Ismael pedindo para que a promessa seja cumprida através dele.
E o Senhor lhe responde que a benção não vira através de Ismael e sim através de Isaque q sera gerado por Sara. Mas que levará em consideração o seu pedido por Ismael, tornando-o frutifero e pai de 12 principes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário